quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

BALADA SEGURA VAI FUNCIONAR EM 2012.

Balada Segura: FAMURS apoia operação nos municípios do interior


Ter, 13 de Dezembro de 2011 08:37

Balada Segura é uma ação dos municípios, em parceria com o Detran-RS, Brigada Militar, PRF e Polícia Civil.

Batizada de "Balada Segura", a operação integrada de educação e fiscalização do trânsito gaúcho deverá se expandir para cerca de 40 municípios do iinterior do estado até novembro de 2012. A expectativa do Detran-RS foi apresentada nesta segunda-feira (12/12), durante reunião do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, na sede da FAMURS.

Desde fevereiro, o projeto está em funcionamento na capital, mas a partir de janeiro de 2012, a operação será incorporada por Canoas. Segundo o prefeito do município e presidente da GRANPAL (Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre), Jairo Jorge, "estratégias preventivas são comprovadamente eficientes".

- Políticas de combate ao álcool são fundamentais para a redução dos episódios de violência no trânsito. A Balada Segura irá complementar as ações de fiscalização noturna que a prefeitura já vem realizando - destacou o prefeito.

Coordenador da Balada Segura, Adelto Rohr, prevê interiorização até novembro de 2012,

Além de preservar a vida de condutores, passageiros e pedestres, a Balada Segura vai incrementar a arrecadação dos municípios que aderirem ao convênio com o Detran-RS. De acordo com o coordenador da operação, Adelto Rohr, o rateio da receita obtida com as multas irá beneficiar os municípios.

- 70% aos municípios e 30% para o Detran-RS - explicou Adelto.

Em 2012, a operação será extendida aos municípios da Região Metropolitana (até abril), das regiões da Serra, do Centro, das Missões e do Noroeste (até julho), e do Norte, Planalto, Campanha, Litoral e Sul (até novembro).

Ainda está prevista a realização de ações de fiscalização e educação nos municípios litorâneos durante os meses de verão (final de dezembro, janeiro e fevereiro).

A operação tem o objetivo de reduzir os índices de acidentalidade no trânsito. Com foco nos jovens de 18 a 29 anos, o projeto visa coibir que condutores dirijam embriagados. Através de blitzes, os agentes realizam fiscalização com orientação educativa.

A partir da segunda fase da operação, iniciada em setembro, é obrigatório a realização do teste do etilômetro (bafômetro). Os condutores que apresentarem um índice de miligramas de álcool por litro de ar expirado acima de 0,33 estarão cometendo crime e serão presos em flagrante, além de serem autuados (multa de R$ 957 e infração gravíssima), terem sua carteira de habilitação retida por 48h, e sofrerem processo para suspensão do direito de dirigir.

Não sofrem penalidades aqueles que apresentarem índice de etilômetro a 0,14 miligramas, equivalente a uma lata de cerveja. Mas, esta quantia não é definitiva, uma vez que pode variar conforme as diferenças de peso, sexo, tempo de ingestão da bebida e metabolismo da pessoa.

Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança do Trânsito

Criado em maio de 2011, durante reunião na FAMURS, o Comitê é formado por representantes da FAMURS, do Detran-RS, da Cetran-RS, da Brigada Militar, da Polícia Civil e da EPTC, além de ONG's parceiras. Além da Balada Segura, o grupo realiza ações de fiscalização nas rodovias intitulada de "Viagem Segura", cujo lançamento aconteceu em novembro.

Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro

"Somos nós contra a FIFA". Assim afirmou o deputado estadual Miki Breier, durante sua participação na reunião do Comitê nesta segunda-feira. Durante sua fala, na abertura do encontro, o parlamentar defendeu a Balada Segura e afirmou que a Frente Parlamentar, da qual ele é presidente, defende a proibição da venda de bebidas alcoólicas em estádios de futebol durante a Copa do Mundo de 2014.


*SITE DA FAMURS*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...