domingo, 16 de setembro de 2012

UFFS SEMANA DE ANIVERSÁRIO.

      Campus atual no antigo Seminário São José.
Novo Campus em construção.

Campus Cerro Largo celebra três anos da UFFS em Semana de Aniversário

Sex, 14 de Setembro de 2012 - A semana do dia 10 a 14 foi agitada no Campus Cerro Largo. Isso porque foi realizada uma série de atividades que marcaram os três anos de aniversário da UFFS. Seminário, exposições e partilha de bolo foram as principais ações que a universidade preparou. “A Semana possui um significado especial pois relembra a trajetória percorrida, as conquistas, as dificuldades enfrentadas e os desafios que movem todos aqueles que acreditam em uma Universidade Pública de qualidade em regiões afastadas dos grandes centros”, considera o diretor do Campus Cerro Largo, Edemar Rotta.


As atividades iniciaram com a III Mostra Fotográfica: “A vida no Campus” que teve o objetivo de captar, por meio da memória fotográfica, a vida no campus, as interações sociais, naturais, a paisagem e a construção efetiva da vida acadêmica. “É o primeiro ano que o Setor de Laboratório participa da Semana organizando o evento. Foi bem interessante porque nós pudemos conhecer um pouco da história da UFFS, reunindo as fotos”, conta o técnico Lucas Schonorrenberger de Oliveira. A proposta, segundo a técnica Mirian Marchezan é que, cada ano, um setor organize a Mostra. “Isso faz com que novas ideias surjam e o evento possa ser cada vez melhor”, diz.


Paralelamente, foram expostos quadros e gravuras da aluna do curso de Agronomia, Venesa dos Santos. A estudante de São Luiz Gonzaga aprendeu a pintar sozinha e utiliza tinta guache, carvão e até lapiseira para a produção artística. Sua exposição estende-se até dia 28 de setembro.


IV SIUC atrai mais de 700 pessoas da comunidade acadêmica e externa

Na terça-feira (11), foi realizado o IV Seminário de Interação entre Universidade e Comunidade: Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade (SIUC), cujo objetivo foi de ampliar o diálogo com a comunidade regional e concretizar o papel da Universidade enquanto espaço de produção, circulação e socialização de conhecimentos.

O seminário teve sua abertura na parte da manhã, no Cine Rex, com o Painel sobre Consumismo na Sociedade Líquida, com os professores da UFFS, Lívio Osvaldo Arenhart, Letícia de Faria Ferreira e com intermediação do professor Paulo César Neves Barbosa. À tarde, a partir das 14h, foram realizadas as 17 oficinas que discutiram diversas temáticas com o norte da sustentabilidade e aliando teoria à prática. O Cine Rex recebeu novamente o público na parte da noite, a partir das 19h, com o painel Desenvolvimento Sustentável e Universidade com a presença do professor da UFRGS Pedro Bandeira e mediado pelo professor da UFFS Herton Castiglioni Lopes.


“Uma inovação do evento, que remonta sua primeira edição é, sem dúvida, a grande adesão interna e externa da UFFS quanto ao processo de organização participativa do seminário. Fizemos diversas reuniões com a grande equipe organizadora, que conta com aproximadamente 50 pessoas de diferentes municípios da região e representantes das mais variadas entidades, que deram ao seminário a cara de uma construção coletiva”, relata uma das coordenadoras do evento Marlise Sozio Vitcel.


No total, 736 pessoas participaram do evento nos três turnos, superando o número das edições passadas e a própria expectativa para este ano.


Café com Livros debate obras de professores e pesquisa de acadêmico

A partir das 17h foi a vez do IV Café com Livros, evento integrado ao IV SIUC que teve como objetivo fomentar o espaço de divulgação da produção acadêmica dos docentes, técnicos administrativos, discentes e comunidade em geral. “Foi um momento para compartilhar o conhecimento e trocar ideias. Teve expressiva participação do público e o diferencial desta edição foi a presença de um discente”, declara o secretário executivo e integrante da Comissão de Eventos do Campus Cerro Largo, Cleber Tobias.

O evento contou com a apresentação do trabalho do acadêmico de Administração Rafael Treib, juntamente com Edemar Rotta, intitulado “O processo sócio-histórico de implantação da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Cerro Largo”. Outros dois livros de docentes foram expostos, como o da coordenadora do curso de Administração, Louise Botelho, sob o título “Gestão e Liderança em Unidades Básicas de Saúde”, e o do professor Paulo Zarth intitulado “História do Campesinato na Fronteira Sul”. De acordo com Rotta, “este é um dos primeiros livros produzidos com a chancela da editora da Universidade”.

O Café com Livros, evento aberto ao público, atraiu cerca de 60 pessoas e foi acompanhado de um café colonial elaborado pela Cooperativa de Produção e Comercialização dos Produtos de Agricultura Familiar de Cerro Largo (Coopacel).

Bolo de três metros foi partilhado entre a comunidade acadêmica

Na quinta-feira (13) os alunos que estudam no turno Noturno puderam confraternizar com colegas e professores, no intervalo de suas aulas, com a partilha do bolo no auditório do campus principal (Seminário São José).

A turma do 5º semestre de Letras Português e Espanhol homenageou a Universidade através da entrega de uma árvore Primavera que, segundo o estudante Lauro de Wallau, “floresce em setembro, mês de aniversário da UFFS”.

Os alunos que estudam durante o dia partilharam o bolo nesta sexta-feira (14), no intervalo, e também puderam testemunhar o plantio da Primavera entregue na noite anterior

*fonte:matéria site da UFFS*
*fotos arquivo pessoal silvio*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...