quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

58 ANOS DE CERRO LARGO.

Este é o Editorial do Jornal Folha da Produção
edição deste 28 de fevereiro de 2013.
 
58 anos de Cerro Largo

Cerro Largo nasceu como colônia alemã em 1902 com o nome Serro Azul e seu rápido desenvolvimento tornou-a distrito de São Luiz Gonzaga já a partir de 1915. Apesar da diversificada indústria e de uma agricultura forte, Serro Azul demoraria a conquistar a independência política. A luta pela emancipação iniciou de fato apenas na década de 40. Foi quando formou-se a primeira das três comissões que seriam necessárias para tornar Serro Azul um município.

O grande articulador da emancipação foi Jacob Reinaldo Haupenthal, que liderou os movimentos separatistas. Enquanto organizava-se politicamente, o distrito soube que mudaria de nome. Passaria a chamar-se Cerro Largo. A notícia chegou em 1942, um ano antes da formação da primeira comissão emancipatória. A troca de nome foi exigência do IBGE, que alegava já existir outro município com a mesma denominação no Estado do Paraná.

Em 1943, um relatório da comissão expondo a situação do distrito chegou ao Governo do Estado. O município de São Luiz Gonzaga protestou com veemência, pois precisaria abrir mão de uma parte significativa de seu território. O Estado resolveu então não atender o pedido.

Uma nova tentativa foi feita em 1949. Dessa vez o pedido foi encaminhado à Assembléia Legislativa. Novamente o movimento encontrou resistências legais. A reivindicação foi negada porque uma lei editada naquele ano impedia desmembramentos de áreas comprometidas com os índices econômicos e populacionais do município de origem.

Os ânimos mudariam em 1952, quando Jacob Reinaldo Haupenthal constituiu nova comissão e conseguiu a autorização para que fosse realizado um plebiscito. Dessa comissão participaram Arlindo Schneider, Guido Steffens, Gomercindo Sperb, Otto Flach, Arthur Berwanger, Ney Antunes Maciel e João Edmundo München. A partir daí, a emancipação passou a ser uma questão de tempo. Dois anos depois, realizou-se o plebiscito, que resultou em apenas um voto contrário à emancipação, fato que chamou a atenção de todo o RS.

A autonomia administrativa de Cerro Largo foi determinada pela lei 2.519 de 15 de dezembro de 1954. As primeiras eleições municipais foram marcadas para o dia 20 de fevereiro de 1955. O vencedor foi Jacob Reinaldo Haupenthal, com 2.991 votos contra 2.077 de Gomercindo Sperb. O vice-prefeito seria o Dr. Eugênio Frantz. Também foram eleitos os primeiros nove vereadores: Francisco Fernando Bordin, Laureano Alberto Schoffen, Arthur Berwanger, Nelson Pinheiro de Menezes e Arlindo Reinoldo Schwengber pelo PSD; Seno Marcos Stracke, João Edmundo München e Guido Hugo Steffens pela UCCL, e Libório Bohn pelo Partido Libertador.

A instalação oficial do novo município, composto pelos territórios de Cerro Largo, Roque Gonzalez, São Paulo das Missões e Porto Xavier, ocorreu em 28 de fevereiro de 1955 no Clube Cruzeiro do Sul. Na ocasião também realizou-se a solenidade de posse das primeiras autoridades municipais - prefeito, vice-prefeito e vereadores, sendo eleito Arthur Berwanger como presidente da Câmara Municipal.

Parabenizamos toda comunidade cerro-larguense por esta data.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...