sexta-feira, 15 de março de 2013

ALUNOS DA UFFS VISITAM ITAIPU.


Alunos de Engenharia do Campus Cerro Largo visitam a Usina Hidrelétrica de Itaipu

foz_do_iguauNesta semana (11 e 12), cerca de 70 alunos do curso de Engenharia Ambiental e dois professores da UFFS – Campus Cerro Largo estiveram em Foz do Iguaçu (PR) com o objetivo de fazer uma visita técnica na Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e nas cataratas. A visita complementa atividades extracurriculares de ensino nas disciplinas de Fundamentos da Ecologia, Planejamento e Gestão Ambiental, Gerenciamento e Tratamento de Resíduos Sólidos e Hidrologia.
Para o estudante Allan Wastowski Aires a viagem foi bastante proveitosa, pois além dos conhecimentos técnicos adquiridos, pode compartilhar momentos com estudantes de diversos países: “um grupo se alojou na Universidade Federal da Integração Latino Americana (UNILA) e esta foi a parte que superou todas as expectativas pois, além de sermos muito bem recepcionados, tivemos a oportunidade de trocar uma experiência gratificante com um grupo de alunos latino-americanos de uma diversificação cultural gigantesca, pois havia uruguaios, argentinos, paraguaios, bolivianos, peruanos, venezuelanos e um rapaz do Caribe. Eles conversavam em diversas variações do espanhol, é incrível”, conta.
Na visita às Cataratas do Iguaçu, administrada atualmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), Allan comenta que ficou impressionado com a consciência ambiental e diz que esse comportamento é “unanimidade” entre os visitantes. As visitas ao PTI e à Usina proporcionaram muitos conhecimentos técnicos: “O PTI é um lugar destinado a contar e fazer a história da Itaipu. Por exemplo, existem espaços que contam a vida de 40 mil homens que construíram a Usina e outros espaços que são destinados a fazer história, como laboratórios de ponta, voltados a estudos com biogás e manejo de bacias e áreas impactadas, tudo ocorrendo em parceria. Já na Usina, fiquei impressionado pela sua imponência, e ela se mostra importantíssima para a matriz energética nacional e do Paraguai”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...