terça-feira, 19 de março de 2013

UFFS IRÁ CONSTRUIR AQUECEDOR ECOLÓGICO.


Aquecedor solar ecológico será construído na UFFS – Campus Cerro Largo

Nesta semana iniciaram as atividades do projeto de extensão denominado “Aquecedor solar de baixo custo para famílias carentes” na UFFS – Campus Cerro Largo. O projeto está vinculado ao curso de Engenharia Ambiental  e pretende construir um protótipo de aquecedor solar ecológico por meio de embalagens Tetra Pak (caixas de leite) e garrafas Pet. O aquecedor solar é um sistema para aquecimento de água composto pelo reservatório térmico e pelos coletores, que transforma a energia solar em energia térmica, ou seja, em água quente.
Segundo o coordenador do projeto, Luiz Antônio Farani de Souza, o projeto tem como objetivo “promover o acesso da população da cidade de Cerro Largo à Ciência e Tecnologia e, desta forma, contribuir para o aumento da qualidade da saúde das pessoas carentes”. Farani explica que o sistema tem como ponto forte a capacidade de aliar conforto e economia, pois o sistema garante água quente em abundância, além de reduzir a conta de energia elétrica.
Serão necessários cerca de 60 garrafas Pet, 50 embalagens Tetra Pak e um reservatório de 50 litros, além de outros materiais para ser construído um painel. Segundo Farani, o protótipo seguirá o mesmo sistema de aquecedor solar conhecido como termo-sifão, que é um tipo de aquecedor que funciona com a água circulando entre os coletores sem o auxílio de uma moto-bomba. “A diferença entre eles está no material utilizado”, explica.
As atividades envolvem dez pessoas, entre elas o coordenador do projeto, a professora Patrícia Fucks como orientadora, dois bolsistas e seis alunos voluntários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...