quarta-feira, 26 de junho de 2013

CIÊNCIAS SEM FRONTEIRAS DA UFFS.

Ciência Sem Fronteiras: estudantes da UFFS na expectativa de experiência internacional

ciencia-sem-fronteiras1











 Quatro estudantes de Cerro largo foram selecionados  no programa:
As próximas semanas são de muita expectativa para 21 estudantes de graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) que foram contemplados com bolsas no Programa Ciência Sem Fronteiras e partem para uma experiência internacional de 12 meses. Além de terem de providenciar Passaporte e Visto, os estudantes prestaram teste de proficiência na língua do país de destino. Além disso, conta favoravelmente para aprovação: declaração de participação em projetos de Iniciação Científica, no Prêmio Jovem Cientista e nas Olimpíadas de Matemática e/ou de Ciências.
Em relação à primeira participação da UFFS no Programa, em 2012, quando quatro estudantes fizeram a inscrição e dois foram aprovados, desta vez o número de estudantes que se envolveram na seleção foi multiplicado por dez. Na chamada pública aberta no final de 2012 até janeiro de 2013, 43 estudantes de graduação dos cinco campi da UFFS realizaram a inscrição, com 20 encaminhamentos aprovados. A previsão de embarque é para os meses de julho e agosto. Além desses, Gerson Bernardo Fruhling, estudante do Campus Laranjeiras do Sul, é outro que teve a inscrição aprovada no Programa, em uma chamada pública posterior, e embarca para a Áustria em setembro.
Para a estudante de Enfermagem no Campus Chapecó, Ariane Sabina Stieven, que vai para a Austrália, a expectativa é a melhor possível. “Estou certa de que o impacto será grande devido à diferença de cultura e costumes. Acredito que irei aprender muito com essa experiência”. Quanto aos ganhos pessoais e acadêmicos, Ariane considera que os dois fatores acabam por interligarem-se. “Aprenderei um segundo idioma na prática e, como sou estudante de Enfermagem, vou conhecer o Sistema de Saúde de lá, considerado um dos melhores do mundo. Me interessa a tecnologia e o conhecimento científico que eles utilizam para realizar assistência à população”.
Emerson Santos Silva, acadêmico da 7ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo no Campus Erechim, acredita que o intercâmbio é uma experiência incrível para os acadêmicos da graduação. Para Emerson, “através dele podemos descobrir técnicas, aprender novas metodologias e viver diferentes realidades que, até então, não presenciamos”. O estudante está indo para a UNIPI (Universidade de Pisa), fundada em 1343, sendo uma das mais conceituadas da Itália. “Creio que isso tudo é muito bom, não apenas para o nosso currículo, mas também para nossa instituição”, diz.
Já a estudante Eduarda Cristina Wolf, acadêmica da 5ª Fase de Engenharia Ambiental no Campus Cerro Largo, está para embarcar para a cidade de Deggendorf, na Alemanha. Na Universidade de Ciências Aplicadas de Deggendorf (HDU), Eduarda fará estudos nas áreas de Gestão de Águas, Locais Contaminados e Tratamento, Resíduos/ Poluentes, Biomassa, Energias Renováveis e Tecnologia de Materiais. “As minhas perspectivas quanto aos ganhos pessoais e acadêmicos são inúmeras, dentre elas destaco a possibilidade de interação com novos horizontes, novas culturas e novas ideias. O domínio de outro idioma e o amadurecimento acadêmico, pelo convívio com outro sistema de estudo e pesquisa, será muito bom”, analisa Eduarda Cristina.

Estudantes da UFFS aprovados no Programa Ciência Sem Fronteiras:

País: Austrália

Bruna Naiara Moresco - Campus Realeza
Ana Paula Sachet - Campus Realeza
Doglas Lunardi  - Campus Realeza
Ariane Sabrina Stieven - Campus Chapecó

País: Estados Unidos
Leonardo Chechi - Campus Erechim
Jhonatan Paulo Barro - Campus Erechim

País: Itália
Emerson dos Santos Silva - Campus Erechim
Francieli Valerius - Campus Erechim

País: Canadá
Juliano Roberto Alves Garcia  - Campus Cerro Largo

País: Alemanha
Eduarda Cristina Wolf - Campus Cerro Largo
Julio Roberto Pellenz - Campus Cerro Largo

País: Irlanda
Anna Karina Martins de Oliveira  - Campus Chapecó
Talisson Oliveira da Costa - CampusChapecó
Jhenifer Patrícia Stumm - Campus Erechim

País: Reino Unido
Jean Mascherin - Campus Erechim
Daiana Seibert - Campus Cerro Largo
Elias Rust Barcelos Souza - Campus Erechim

País: França
Jakeline Martins Vaz - Campus Laranjeiras do Sul
Andrei Luis Signor - Campus Erechim
Gessica Steffens - Campus Erechim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...