sexta-feira, 21 de junho de 2013

IBGE APRESENTA DADOS ESTATÍSTICOS SOBRE REGIÕES...............

IBGE apresenta dados estatísticos sobre regiões de abrangência do Campus Cerro Largo

ibge.opt_2Na quarta-feira (19), a UFFS – Campus Cerro Largo realizou a palestra “Análise dos resultados do Censo IBGE 2010: leitura microrregional”, ministrada pelo supervisor de Documentação e Disseminação de Informações IBGE/UE, Ademir Barbosa Koucher. A palestra fez uma análise dos resultados do Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) das microrregiões de Cerro Largo e Santo Ângelo.
A análise teve o objetivo de propiciar aos acadêmicos da UFFS o conhecimento sobre dados e tendências regionais, bem como promover o debate sobre políticas de desenvolvimento regional e incentivar parcerias da Universidade com outras instituições.
A organização, vinculada ao curso de Engenharia Ambiental do Campus, é do professor Mário Wolski, que acredita que os dados podem colaborar no entendimento do desenvolvimento que a UFFS pode causar nessas microrregiões. “Atualmente, para se conhecer e fazer uma 'leitura' dos padrões locais e regionais são necessárias ferramentas de planejamento mais eficientes e, para isso, o curso de Engenharia Ambiental está promovendo uma série de palestras para promover debates visando o conhecimento das deficiências e potencialidades locais e regionais”, explica o professor. Ainda, conforme Mário, é função dos pesquisadores transformar os dados fornecidos pelo IBGE, em conhecimento. “Foram apresentadas as informações que nos indicam caminhos para que nós possamos fazer uma leitura mais qualificada da região”, analisa.
A microrregião de Cerro Largo, de acordo com o IBGE, compreende, além desse município, outros 10: Porto Xavier, Roque Gonzales, São Paulo das Missões, Campina das Missões, Salvador das Missões, São Pedro do Butiá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Caibaté e Sete de Setembro. A microrregião de Santo Ângelo compreende, além desse, outros 15 municípios: Pirapó, Dezesseis de Novembro, São Nicolau, Rolador, São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Santo Antônio das Missões, São Miguel das Missões, Eugênio de Castro, Entre-Ijuís, Vitória das Missões, Catuípe, Giruá, Senador Salgado Filho e Ubiretama. A soma das populações dos municípios das duas microrregiões correspondem a cerca de 265 mil habitantes.  

*Site da UFFS*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...