quinta-feira, 27 de junho de 2013

VALDIR ANDRES ASSUME A FAMURS.

Valdir Andres assume a presidência da Famurs

O atual prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, tomou posse no final da tarde desta quarta-feira (26/6) como presidente da Famurs. Em sinal de apoio aos protestos populares no país, Andres demonstrou receptividade às manifestações, as quais classificou como “marco histórico da sociedade brasileira”. Segundo o novo dirigente, o recado das ruas serve de alerta para a insatisfação do povo com a classe política.
“Mais do que nunca, o povo brasileiro nos convida para erguer os olhos ao horizonte. Condenamos com veemência o vandalismo e as badernas de alguns manifestantes. Mas, para além desses excessos, é preciso perceber que uma legião de homens e mulheres de boa vontade apresenta uma ânsia de mudanças em relação ao padrão institucional brasileiro”, afirmou no seu discurso.
Valdir Andres assume o lugar do ex-prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi no comando da Federação para o biênio 2013/2014. A cerimônia de posse da nova diretoria aconteceu durante o 33º Congresso de Municípios. Promovido pela entidade, o evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre prefeitos, gestores municipais e outras autoridades que lotaram o auditório do Ministério Público, em Porto Alegre.
Andres promete dar continuidade à gestão de Vanazzi em defesa do novo pacto federativo. Como solução para a falta de receitas dos municípios, o novo presidente propõe um aumento de 2 a 3% do Fundo de Participação dos Municípios, principal fonte de receita das prefeituras. “A centralização de poder e recursos na União, em detrimento aos municípios, chegou ao colapso”, criticou.
Em seu discurso de despedida, Vanazzi ressaltou sua luta pela qualificação da gestão pública nos pequenos municípios gaúchos. “A Famurs cumpriu um papel estratégico importante na mudança da relação federada e no fortalecimento dos municípios”. Antes da posse, ainda foi assinado o protocolo de intenções para a criação dos escritórios do PAC. O convênio entre Ministério do Planejamento, governo do Rio Grande do Sul e Famurs será o piloto para a estruturação de outros serviços de apoio às prefeituras em todo país.

Eleição
A eleição da chapa de Valdir Andres aconteceu no dia 23 de maio com os votos de 187 prefeitos gaúchos. Em abril, ele já havia sido indicado pelo Partido Progressista (PP) para concorrer à presidência da entidade. A escolha do novo dirigente obedece a um rodízio político estabelecido em 2005 entre os partidos que compõem a Federação. Conforme o acordo das legendas, o partido que mais elegeu prefeitos no último pleito teria o direito de indicar o próximo presidente da Famurs. Em 2014, será a vez do PMDB apontar o sucessor de Andres. O PT, em 2015, e o PDT, em 2016, fecham a lista.

Perfil
Luiz Valdir Andres, 69 anos, é bacharel em direito, jornalista e empresário. Natural de São Luiz Gonzaga, foi vereador, vice-prefeito e prefeito de Santo Ângelo. Também foi deputado estadual por três mandatos, secretário de Minas, Energia e Comunicações do RS e diretor administrativo do Banrisul. Casado com Zilá Andres, tem quatro filhos e cinco netos.

 DIRETORIA DA FAMURS

Gestão 2013/2014

Presidente

LUIZ VALDIR ANDRES (PP)
Santo Ângelo – AMM
1º Vice-Presidente SEGER MENEGAZ (PMDB)
Tapejara - AMUNOR
2º Vice-Pres. ELÓI POLTRONIERI (PT)
Vacaria - AMUCSER
3º Vice-Pres.ANGELO FABIAM DUARTE THOMAS (PDT)
Giruá - AMM

1º Secretário TITO LIVIO JAEGER FILHO (PTB)
Taquara - AMPARA

2º Secretário ANIBAL MOACIR DA SILVA (PSDB)
São Leopoldo - AMVRS

1º Tesoureiro SÉRGIO MUNHOZ (PSB)
Eldorado do Sul - ASMURC

2º Tesoureiro PEDRO PAULO PREZZOTTO (DEM)
Getúlio Vargas - AMAU

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...