quinta-feira, 8 de agosto de 2013

UFFS TEM TERCEIRO MESTRADO APROVADO PELA CAPES.

UFFS tem terceiro mestrado aprovado pela Capes

mestrado_agroecologia
A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tem mais um programa de mestrado aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A terceira pós-graduação stricto sensu da UFFS será em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e será ofertada no Campus Laranjeiras do Sul (PR).
O projeto foi enviado à Capes no primeiro semestre de 2013 e é resultado das atividades de um Grupo de Trabalho constituído por professores da UFFS, que atua desde 2010 na concepção de propostas da área. São 20 vagas com previsão de início do curso já no primeiro semestre de 2014.
De acordo com o Diretor de Pesquisa da UFFS, José Carlos Radin, o trabalhos dos GT´s é fundamental para o desenvolvimento da pesquisa. “A UFFS adotou a metodologia de criação de grupos de trabalho com professores, para que eles próprios, sob a coordenação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, elaborem as propostas de pós-graduações. Isso legitima ainda mais o processo, pois são eles que se organizam, trabalham e pensam as linhas de pesquisas compatíveis com as graduações já existentes e com a proposta da UFFS. E mais do que isso, tem apresentado resultados muito positivos pois, em quase quatro anos de universidade, já contamos com três mestrados e 16 pós-graduações lato sensu”, salientou.
O Mestrado Acadêmico em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável foi concebido em duas linhas de pesquisas: Agroecossistemas, Sustentabilidade e Agrobiodiversidade e Dinâmicas Socioambientais. O objetivo é uma formação acadêmica geradora de conhecimento que atenda as demandas da sociedade com relação aos padrões produtivos e de organização dos sistemas agroalimentares – tanto do ponto de vista quantitativo como qualitativo – que contribuam para a saúde das pessoas e do meio ambiente, proporcionando trabalho e renda.
Ainda segundo Radin, o curso de Mestrado em Agroecologia é mais uma conquista muito significativa para a instituição. “Trabalhamos desde a nossa criação para além da graduação, pois entendemos que a pós-graduação é muito importante para a formação. Esse curso específico de Mestrado em Agroecologia tem sua significância revelada por ser um dos propósitos da UFFS pensar o desenvolvimento regional a partir também da agricultura e da agroecologia”, finalizou.
O resultado positivo para a UFFS foi publicado pela Capes na quarta-feira (7) e foram analisadas na 148ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES). Neste ano a UFFS enviou cinco propostas de pós-graduação stricto sensu à Capes e aguarda, para os próximos meses, o resultado de mais quatro projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...