sábado, 26 de outubro de 2013

WORKSHOP DE ADMINISTRAÇÃO.

Cerro Largo: Workshop de Administração debate cooperativismo da Universidade Mondragón

Universidade Mondragón, com cuja a UFFS tem convênio de cooperação, tem a sua história ligada ao trabalho cooperativado, pois, primeiramente, surgiu como escola profissional para garantir estudos aos filhos dos operários. Após treze anos esses mesmos alunos criaram a cooperativa. “Só em 1997 que a escola profissional tornou-se uma universidade”, explica Andres. Atualmente o grupo Mondragón tem mais de 200 cooperativas com cerca de 84 mil trabalhadores fazendo circular aproximadamente seis milhões de euros, dos quais 60% ou mais é proveniente da exportação, isso só no setor industrial.
Andres informa que a Cooperativa Mondragón tem como princípio a distribuição solidária da riqueza, utiliza métodos cooperativos democráticos e impulsiona a participação não só na propriedade, mas no resultado e na gestão (cujo modelo é da gestão própria). “Quem manda numa cooperativa é o trabalho e o trabalho são as pessoas, o dinheiro é uma ferramenta necessária mas não é a que gerencia a nossa vida. O capital é um instrumento e fica subordinado às pessoas”, acrescenta Andres.
O vice-reitor, Antônio Andriolli acredita que experiência da Mondragón traz muita inspiração à UFFS e “foi fundamental para a criação do Necoop que age em sintonia com a Mondragon”, diz.
O Núcleo de Estudos em Cooperação (Necoop) da UFFS, criado pela portaria nº 1161/2012, segundo a professora Enise Barth Teixeira, tem o objetivo de promover a cooperação nas diferentes formas apontando para estratégias no desenvolvimento sustentável nas áreas social e ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...