quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

ALUNOS DE AGRONOMIA DA UFFS REALIZAM VIAGENS DE ESTUDOS.

Principais solos do RS são analisados por estudantes de Agronomia do Campus Cerro Largo

foto_douglas_kaiserNos últimos dias 17 e 18, os estudantes de Agronomia da UFFS – Campus Cerro Largo realizaram uma viagem de estudos com o objetivo de conhecer os principais solos das regiões do Planalto, da Depressão Central e do Escudo Sul Rio-grandense. A viagem é uma atividade complementar das aulas teóricas e práticas da disciplina de Geomorfologia e Pedologia oferecida ao curso de Agronomia.
“O roteiro apresenta uma grande diversidade geológica, geomorfológica, climática e de vegetação e, consequentemente, de solos. Os alunos tiveram contato direto com toda essa diversidade, observando vários perfis de solos ao longo do trajeto e vendo, no campo, como os fatores e processos atuaram na formação dos solos do estado”, explica o professor da disciplina, Douglas Kaiser.
Ele acrescenta que a atividade de campo também permitiu aos alunos associar as características dos solos “com a sua aptidão de uso para fins agrícolas e ambientais, podendo-se observar em vários locais a degradação do solo devido a práticas de manejo inadequadas”, diz. No segundo dia da viagem foram visitadas as áreas de arenização no município de Quaraí, onde, segundo Kaiser, ocorrem solos muito frágeis, formados a partir do arenito Botucatu. “Nesses locais é possível ver uma paisagem parecida com a dos desertos em função da degradação do solo. Essa viagem é uma atividade complementar de grande impacto na construção e consolidação do conhecimento sobre a ciência do solo e sobre a formação e variabilidade de solos encontrados no RS”, finaliza.
A viagem também foi acompanhada pelo técnico de laboratórios do Campus e engenheiro florestal, Mateus Velho dos Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...