domingo, 23 de março de 2014

ELEITO NOVO PRESIDENTE DA AMM.

Prefeito Junaro Rambo Figueiredo é o novo presidente da AMM-Site oficial AMM

Trabalhar para que a produção primária da região agregue mais valor de ICMS aos municípios está entre as bandeiras que serão defendidas pelo chefe do executivo de São Luiz Gonzaga, no comando da Associação  
Depois de 39 anos, São Luiz Gonzaga retorna à presidência da Associação dos Municípios das Missões (AMM). O atual prefeito, Junaro Rambo Figueiredo (PP), foi eleito, na manhã desta sexta-feira, 21 de março, na assembleia mensal que ocorreu em Giruá, para presidir a entidade até março de 2015. Desde 1975 um são-luizense não ocupava o respectivo cargo. Além de dar seguimento aos pleitos de interesse dos municípios, que já vêm sendo negociados com os governos federal e estadual por meio da entidade, o novo dirigente da AMM pretende trabalhar para explorar melhor o potencial produtivo missioneiro.
“Estamos mandando impostos para fora da nossa região, pois a produção agrícola acaba sendo industrializada em outros municípios, até por falta de infraestrutura logística. Precisamos que o valor agregado na produção primária seja maior. Por isso, vamos reiniciar o trabalho para permitir que a produção primária aumente o valor de ICMS aos municípios missioneiros”, explicou Junaro Figueiredo, acrescentando que a região das missões tem a produção primária muito forte, seja em grãos, leite, soja, pecuária, milho, desde o pequeno, médio e grande produtor e, mesmo assim, eles não são compensados pelo governo.
Know How no aumento da produtividade missioneira
O prefeito São-luizense lembrou ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu, mas o PIB do Rio Grande do Sul cresceu ainda mais exatamente porque as últimas produções agrícolas do estado foram muito grandes, pois os produtores estão tendo acesso às tecnologias. Mesmo assim, esta riqueza não está retornando aos municípios da região porque o valor agregado à produção primária é muito pequeno. “Estamos sendo penalizados, porque com a forma que está hoje, temos que buscar a industrialização, e acabamos perdendo o foco em algo que temos de muito forte que é a produção primária, onde somos muito bons no que fazemos”, lamentou ele, citando o constante aumento da produtividade agrícola na região, pelo conhecimento prático, o Know How, adquirido ao longo das últimas décadas. Além dos prefeitos e vices, secretários municipais e imprensa regional, também participaram da assembleia o presidente da Famurs, prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres e o presidente estadual do Partido Progressista, Celso Bernardi.
Reivindicações conjuntas
A nova diretoria da AMM anunciou que vai continuar atuando para viabilizar os pleitos defendidos em conjunto pelos 26 municípios, como a questão do aumento do FPM, telefonia móvel na área rural; criação de um programa de eletrificação nas localidades do interior para beneficiar os produtores de leite; medidas urgentes para os graves problemas dos acessos asfálticos e principais rodovias da região; inclusão da região na ferrovia Norte-Sul; e a questão do transporte escolar, que envolve o custeio de uma grande área de municípios, pois da maneira que é paga, por aluno, não é suficiente para cobrir as despesas.
De acordo com o presidente Junaro Rambo Figueiredo, o grande ganho da AMM no último ano foi trabalhar pautas conjuntas, e, por isso, foram conquistados alguns bons resultados. “É mais fácil chegar um grupo de prefeitos e discutir reivindicações para toda região, do que um municíipio de forma isolada”, reiterou ele, garantindo que a mobilização continua e deverá ser ampliada agora, por ser um período pré-eleitoral. “Nós temos que ter os nossos futuros governantes federal e estadual no compromisso com a região, e cada vez, seremos mais fortes como um todo”, ressaltou.
Trajetória Junaro Rambo Figueiredo
Aos 32 anos, o novo presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) é também prefeito de São Luiz Gonzaga, gestão 2013/2016, pelo Partido Progressista (PP), filiado desde 1999. Eleito vereador pelo mesmo partido, para o período de 2009 a 2012, atuou como presidente da Câmara de Vereadores no ano de 2011. Natural de São Luiz Gonzaga, onde iniciou sua trajetória como servidor público municipal, Junaro Rambo Figueiredo nasceu em 23 de janeiro de 1982, é Bacharel em Direito, casado com Níria Pereira de Matos, com quem tem uma filha, Lavínia de Matos Figueiredo. Por um ano exerceu o cargo de vice-presidente da AMM, de fevereiro de 2013 a março de 2014.

Integrantes da nova diretoria da AMM, gestão 2014/2015:

Presidente: Junaro Rambo Figueiredo (PP) - Prefeito de São Luiz Gonzaga
Vice-presidente: Paulo Sommer (PMDB) – Prefeito de Porto Xavier
1º Secretário: Fabiam Thomas (PDT) – Prefeito de Giruá
2º Secretário: Sergio Birck (PPS) – Prefeito de Caibaté
1º Tesoureiro: Arno Werle (PP) – Prefeito de Pirapó
2º Tesoureiro: Paulo Peixoto (PMDB) – Prefeito de Rolador
Departamento de Turismo (Detur):
Diretora - Rosane Grabia (PMDB) – Prefeita de Sete de Setembro
Vice-diretor – Hilário Casarin (PP) – Prefeito de São Miguel das Missões
Departamento de Meio Ambiente e Agronegócios (Demagro):
Diretora – Janete Dauek (PT)– Prefeita de Guarani das Missões
Vice-diretor – Puranci dos Santos (PP)– Prefeito de Santo Antônio das Missões








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...