terça-feira, 18 de março de 2014

NOVA SEDE DO FÓRUM.



Nova sede do Fórum              Por Lauro de Wallau( wallauro@gmail.com)

             Amanhã, 08 de março, completam-se exatos 60 anos da minha chegada a Cerro Largo, para freqüentar o curso de formação de professores rurais da Escola Normal La Salle.

                        Após a formatura em 1955, aqui criei raízes: fui professor, bancário, comerciário, secretário municipal, profissional autônomo; constituí minha família, eduquei meus filhos, fiz amigos. Adotei Cerro Largo para viver e realizar-me profissional e socialmente.

                        Desde a emancipação em 1954, ano após ano, testemunhei o progresso de nosso município. Jamais me omiti e sempre dentro de minhas disponibilidades, ao longos dessas seis décadas, me preocupei em contribuir para o que fosse melhor para o seu desenvolvimento  econômico, progresso e o bem estar de sua população. Por isso, fiel a esta conduta, trago à baila e consideração dos estimados leitores, um assunto que julgo ser do mais alto interesse da comunidade: refiro-me à construção da nova sede do fórum de nossa comarca.

                        Como é do conhecimento público, em setembro de 2011, pela Lei Municipal 2327, o município doou ao Estado do RGS, para construção do novo fórum, o lote de esquina de 1500m2, situado ao lado oeste da creche Irmão Ambrósio, no Bairro Floresta, vis a vis com a Escola Eugênio Frantz. Com todo respeito aos que assim decidiram, em meu modesto pensar, a localização deste imóvel de longe não é a mais adequada à finalidade a que se destina e seguramente é muito mais agressiva aos interesses urbanísticos e direitos difusos da sociedade do que a contestada construção de um monumento na praça.
                        Entre outras, a construção do fórum nessa área é inadequada pelas seguintes razões:
a)      acabará com a área de recreação externa da crianças da creche Irmão Ambrósio, que ficarão confinadas ao espaço interno do seu prédio, com menor ventilação e iluminação natural, e provável aumento de temperatura ambiente bem como impossibilitará qualquer ampliação futura;
b)      prejudicará a acessibilidade e mobilidade urbana  para todos os bairros e vilas existentes e entidades já existentes em seu entorno, como a  creche, a APAE, a delegacia de Polícia , a Brigada Militar, a Escola Eugenio Frantz, o CTG, o Ginasião e o Presídio e a sede do MP em construção;
c)      o estacionamento de veículos nas  vias públicas adjacentes, em dias úteis, já está  congestionado  e não há possibilidade para ampliação, pois a largura total de apenas 20 metros da Av. 20 de Setembro, não comporta a implantação de estacionamento oblíquo;
d)     por estar distante do centro, dificultará o acesso do público, principalmente das partes provindas do interior da comarca, dos serventuários da justiça e dos advogados; a absoluta maioria destes, que hoje vão a pé ao fórum, serão obrigados a utilizar seus veículos para ir ao novo fórum; onde haverá espaço para tanto estacionamento?

                        Que o atual prédio e instalações do fórum são acanhadas e inadequadas para uma prestação de serviços judiciários de qualidade e que atendam a demanda da comarca, é um fato notório e indiscutível, que reclama uma solução urgente com a construção de novas instalações, ainda mais tendo em vista o pleito para criação de a segunda vara. No entanto isto não significa que  a mudança de sua sede para o Bairro Floresta ou qualquer outro endereço, seja a melhor e única alternativa, já que existe um enorme espaço ocioso no terreno que abriga a atual sede, junto à praça da matriz.

                        Efetivamente, da área total de 1.350m2. deste imóvel, apenas 331m2 estão construídos. Restam portanto mais de 1.000m2, totalmente livres e adequados para executar um projeto de ampliação do atual prédio. O Tribunal de Justiça certamente que possui condições para contratar empresas de engenharia ou arquitetura qualificadas para elaborarem projeto de uma nova sede, ampla e moderna, incorporando a atual, aproveitando inclusive o desnível natural, para implantar uma espaçosa área coberta para estacionamento de veículos, dos servidores e profissionais do direito. Ressalte-se que a atual sede do fórum está numa  das mais nobres  áreas urbanas e de fácil acesso ao público a todas as camadas sociais e procedências. Aproveitar esta área para construção da nova sede do fórum, além de evitar os transtornos elencadas nas alíneas acima, preservará o entorno urbanístico da praça da matriz, historicamente destinada para sediar os órgãos públicos e instituições mais relevantes para a comunidade. Esta é minha opinião. Com a palavra a OAB, Câmara, servidores, redes sociais e todos quantos querem o melhor para Cerro Largo.

 *Artigo Publicado na Folha da Produção de 06.03.2014*


Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...