terça-feira, 10 de junho de 2014

SIMPÓSIO SOBRE TURISMO DA AMM.

Região das Missões promoverá Simpósio sobre Turismo
10 de Junho de 2014

O evento, que acontecerá em novembro, tem o apoio do Ministério do Turismo


O Detur/Funmissões em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur) e Associação dos Municípios das Missões (AMM) vai realizar um Simpósio de Turismo na região, previsto para ocorrer nos dias 27 e 28 de novembro deste ano. Entre os objetivos do evento destacam-se: 1) levantamento das necessidades locais e regionais para fortalecer o setor; 2) apresentação das potencialidades turísticas dos 26 municípios da AMM; 3) elaboração de alternativas para fomentar o turismo missioneiro e obter das esferas estadual e federal mais recursos a serem empregados nesta área. A programação inclui palestras sobre temas diversificados do segmento de turismo.
A notícia foi transmitida na manhã deterça-feira, 10 de junho, pela diretora do Departamento de Turismo, prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, durante assembleia mensal do Detur, que aconteceu na sede da Associação dos Municípios das Missões, em Cerro Largo. Ela explicou que a decisão foi tomada após reunião de trabalho com o coordenador de eventos do Mtur, Marcelo Barella, realizada nos últimos dias 05 e 6, no Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu.
Fortalecimento do turismo local
Além da prefeita setembrense, participaram do encontro com o representante do Ministério do Turismo,  o secretário executivo do Detur, Geovani Gisler, a vice-prefeita de Santo Angelo, Nara Damião e também o secretário de Turismo, Marcos Mattos. A diretora do Detur explicou que o simpósio é o primeiro de uma série de eventos que será organizado pelo Departamento para valorizar o turismo missioneiro “Trazer agentes que atuam nesta área para conhecer a região é uma forma de trocar experiências de forma a incrementar as nossas potencialidades”, acrescentou ela ao enfatizar que: “antes de viabilizar qualquer ação é preciso unir forças pelo turismo integrado, e trabalhar para que todos os prefeitos acreditem e apostem no setor, pois a partir do fortalecimento do turismo local é que conseguiremos avançar", constatou Rosane Grabia.
Ações coletivas
A Associação dos Municípios das Missões também trabalhará na organização do simpósio,  pois, de acordo com o presidente da AMM e prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo, é fundamental a participação de todos para implementar projetos em favor do turismo regional. "Necessitamos de roteiros que envolvam os 26 municípios missioneiros para que, por meio do turismo, possamos melhorar a geração de renda", pontuou. O prefeito de Caibaté, Sergio Birck, que compartilha da opinião do dirigente da Associação, ressaltou que o entusiasmo para ampliar  o setor deve continuar. “Entendo que o Detur vive um bom momento. Temos a prefeita Rosane,o prefeito Casarin, o Junaro, presidente da nossa Associação, o Geovani Gisler, secretário executivo do departamento, secretários de Turismo e outros tantos que estão lutando para que este setor ganhe força na região”, expressou ele.
Já o ex-prefeito de São Pedro do Butiá, Pedro Birck, atual presidente do Conselho Municipal Pró Turismo e Cultura, evidenciou que "primeiro deve ser feito turismo dentro dos municípios, ver quais produtos podem ser fomentados internamente, para depois se trabalhar integrado na estruturação do setor".  Na reunião do Detur também ficou acertado que uma comissão da Funmissões e AMM, no início do mês de julho, vai se reunir com o ministro do Turismo, em Brasília, em busca de recursos para viabilizar diversas demandas regionais, que estão em processo de negociação.
Sítios Arqueológicos São Lourenço e São João Batista
Outros temas como uma melhor sinalização dos atrativos turísticos; melhorias urgentes dos acessos asfálticos a locais de visitação, entre eles aos Sítios Arqueológicos de São Lourenço Mártir e São João Batista das Missões; roteiro integrado; Basílica do Caaró; projetos na área e divulgação dos atrativos regionais, fizeram parte da pauta, que contou com a presença do presidente da AMM, diretora e secretário executivo do Detur, prefeito de Caibaté, secretários de Turismo de Santo Ângelo, São Nicolau e São Miguel das Missões, responsáveis pelo setor de turismo de São Luiz Gonzaga, representantes do Conselho Municipal de Pró Turismo e Cultura de São Pedro do Butiá, e o sócio fundador do do Caminho das Missões. A próxima reunião do Departamento de Turismo da Funmissões será no dia 08 de julho, 9 horas, no Centro de Cultura, em Santo Ângelo.


Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...