sábado, 7 de junho de 2014

UFFS CERRO LARGO GANHA ESTAÇÃO SATÉLITE.

Estação de satélite de navegação global é instalada no Campus Cerro Largo

28052014_Instalao_GNSS_Mario_Wolski_Ana_Bobrzyk__5
Foi instalada nesta semana mais uma estação da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) dos Sistemas GNSS na UFFS – Campus Cerro Largo. O GNSS é um Sistema de Navegação Global por Satélite e tem o objetivo de fornecer dados precisos sobre a longitude, latitude e altitude do local para contribuir em projetos de engenharia, mapeamentos, pesquisas científicas e regularização fundiária.

O equipamento, instalado na laje do Bloco A, soma-se a outras 101 estações em funcionamento em todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, além de Cerro Largo, existem outras quatro estações que estão localizadas nos municípios de Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas e Alegrete.
Segundo o professor do Campus Cerro Largo, Mario Sergio Wolski, a instalação é o resultado de uma parceria entre a UFFS, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) “Creio que foi um importante passo para o ensino, a pesquisa e a extensão regional. Com a expansão da RBMC e, no futuro próximo, dos serviços de comunicação GPRS, GSM e 3G (com redes de satélites de baixa altitude), estaremos cada vez mais inseridos na nova cultura de tempo real para obtenção de dados”, afirma o professor.
DSC07518_opt
A RBMC é uma estação ativa e faz parte do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB) implantado pelo IBGE. O engenheiro cartógrafo do instituto, Wagner Carrupt Machado, explica que esse sistema é responsável pelas coordenadas presentes em um mapa. Ele afirma que, por meio dessas estações, como a que foi instalada na UFFS, o usuário “vai poder combinar dados para obter informações de alta precisão no posicionamento dele. Quando digo alta precisão é questão de centímetros, não é a mesma coisa que usar o GPS no navegador do carro”.
O princípio do posicionamento, segundo Wagner, funciona da seguinte maneira: “Você tem a medida de distância entre o receptor e o satélite, que é uma pseudodistância. Dessa forma, você conhece a posição do satélite e com essas informações consegue calcular a posição aqui na Terra, esse é o princípio”.
No Campus Cerro Largo, a estação vai ficar em avaliação por um período de três a seis meses antes de disponibilizar os dados para os usuários.
Como acessar os dados?
Por meio da estação, os dados são coletados e enviados via internet para um servidor RBMC instalado no Rio de Janeiro. Para acessá-los, o usuário necessita fazer um cadastro na página eletrônica da RBMC.
O que é Geodésia?
Segundo o IBGE, Geodésia é a ciência que se ocupa da determinação da forma, das dimensões e do campo de gravidade da Terra. O SGB é formado pelo conjunto de estações, materializadas no terreno, cuja posição serve como referência precisa a diversos projetos de engenharia (construção de estradas, pontes, barragens, pesquisas científicas, entre outros). O projeto tem cerca de 60 parceiros em todo o Brasil, dos quais 60% são Instituições de Ensino Superior. 
DSC07514_1_2_opt
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...