segunda-feira, 8 de setembro de 2014

ESTUDO DA UFFS SOBRE ARBORIZAÇÃO EM CERRO LARGO.

Cerro Largo: estudo revela baixa ocorrência de árvores próprias para a arborização no município

arborizao_CL_capaA arborização de Cerro Largo é composta por poucas árvores nativas, reduzido número de espécies frutíferas, baixa riqueza de espécies e por espécies impróprias para arborização. Esse é o resultado preliminar de um estudo realizado pelo projeto de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo denominado “Inventário e diagnóstico da arborização urbana do município de Cerro Largo (RS)”. O estudo, que iniciou em abril deste ano, já avaliou 27 quadras da cidade, totalizando 9,7 quilômetros de vias públicas. Nesta área, foram verificadas 39 espécies de árvores representadas por 1519 indivíduos arbóreos.

Após a conclusão do projeto os resultados serão apresentados e discutidos com o poder público do município para que possa desenvolver atividades voltadas para melhoria, ampliação e proteção da arborização urbana. Além disso, conforme a coordenadora do estudo, professora Mardiore Tanara Pinheiro dos Santos, o objetivo também é contribuir com a conscientização da população sobre a importância da arborização urbana.

Árvores Nativas 

O resultado prévio aponta que, dentre as 39 espécies catalogadas, apenas 7% são nativas do Rio Grande do Sul. As árvores nativas, ao contrário das exóticas, são naturalmente adaptadas às condições de solo e clima da sua região de origem. Além disso, existem inúmeras interações ecológicas entre as árvores e a fauna nativas que, conforme Mardiore, precisam ser preservadas. “As flores de espécies nativas, como o açoita-cavalo, ipê, ingá, canafístula e a orelha-de-macaco, oferecem recursos alimentares para abelhas, borboletas e beija-flores, que, por sua vez, contribuem com a reprodução das plantas. As espécies frutíferas, como pitangueira, goiabeira e araçá, são fontes de alimento para aves”, exemplifica.

A escolha de uma árvore para arborização está diretamente relacionada com o local onde ela será plantada. Em vias públicas, por exemplo, onde há fiação elétrica, deve-se dar preferência por espécies de menor porte; nos passeios, o ideal é utilizar espécies cujas raízes não rompam calçadas, bem como em locais com rede fluvial, rede de esgoto e de água potável. Uma das colaboradoras do projeto, professora Tatiane Chassot, acrescenta que, além desses cuidados, “deve-se evitar espécies tóxicas e muito suscetíveis ao ataque de pragas e escolher uma composição de espécies que proporcione a presença de flores e de frutos ao longo de todo o ano”.

Educação Ambiental

Após essa etapa de levantamento e diagnóstico, o projeto passa a uma nova fase, que é a de divulgar as informações à comunidade local com o fim de promover a conscientização. As professoras salientam a importância do entendimento da arborização ideal por parte do cidadão, já que ela contribui para a qualidade de vida das pessoas, por meio do embelezamento das ruas e praças, produção de sombra, diminuição da temperatura, da poluição sonora, da intensidade do vento, entre outros. “As pessoas devem evitar danificar as árvores com podas drásticas, utilização dos troncos como suporte para lixeiras e fixação de placas, por exemplo. Além disso, em se tratando de educação ambiental, as cidades podem ser locais de preservação da flora e fauna, e o cidadão pode contribuir para isto ao escolher plantar uma espécie nativa”, argumenta Mardiore.

A equipe do projeto pretende contribuir para o replanejamento da arborização, o manejo e a preservação das árvores existentes nas ruas e avenidas em Cerro Largo. O grupo é composto por cinco professores da UFFS, além dos alunos bolsistas do curso de Agronomia, Ana Paula Batista e Émerson Oliveira Machado, os voluntários também do curso de Agronomia, Lucas Sauer e Samuel Thomas e do curso de Ciências Biológicas, Soani Frey.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...