terça-feira, 23 de setembro de 2014

SEMANA ACADÊMICA DO CURSO DE FÍSICA DA UFFS.

Iniciou, nesta segunda-feira (22) a I Semana Acadêmica de Física da UFFS – Campus Cerro Largo. A abertura contou com apresentação do Grupo de Música Nativista Missioneira Universitária e com a presença dos professores e pesquisadores de Física da Universidade de Passo Fundo (UPF), Alvaro Becker da Rosa, Alisson Cristian Giacomelli, Armando Foscarin Neto e Júpiter Cirilio da Roza da Silva, que ministraram a palestra “Conhecimentos básicos em Astronomia: uma proposta metodológica”. O professor Alvaro afirma que a Física é uma ciência fundamental e que é por meio dela que se explicam muitos fenômenos da natureza, como por exemplo, a queda de uma pedra. “Dá-nos uma compreensão mais ampla da natureza e permite que a gente proponha ferramentas para analisá-la. A física é uma linguagem universal, é a compreensão da inter-relação de grandezas que permite que se estabeleça uma equação, mas começa com a compreensão do fenômeno”, explica. Ele acrescenta que muitos alunos não gostam da disciplina, pois falta a compreensão de que a Física não é só a execução dos cálculos, além de que ela é fundamental para a compreensão das outras ciências. 

Os pesquisadores apresentaram seus projetos desenvolvidos em escolas do município de Passo Fundo, mostrando alternativas para a educação e a compreensão de Física aos alunos do ensino médio. “A ideia é motivar e chamar a atenção do aluno, essa é a finalidade mais importante de toda atividade prática, pois se ele estiver motivado ele vai estudar, vai fazer perguntas e o professor vai estar ali como um mediador, alguém que vai nortear, organizar o conhecimento para o aluno”, argumenta o pesquisador Alisson Cristian Giacomelli.
A primeira edição do evento pretende qualificar as discussões acerca do tema do ensino, da pesquisa e inovações tecnológicas, além de promover a formação com enfoque na realidade social em que o estudante está inserido. Nesta terça-feira, dois professores da UFSM palestraram sobre a formação docente e a formação inicial e continuada dos profissionais da educação em Física. Além das palestras que serão realizadas ao longo desta semana, também serão ministrados três minicursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...