quarta-feira, 15 de outubro de 2014

ESTAÇÃO DE NAVEGAÇÃO EM CERRO LARGO.

Estação de navegação global entra em funcionamento no Campus Cerro Largo

062014_GNSS_INSTALAO__3_opt
Já está em funcionamento, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo, a estação da Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo (RBMC) do Sistema de Navegação Global por Satélite (GNSS). O satélite de navegação global tem o objetivo de fornecer dados precisos sobre a longitude, altitude e latitude do local, contribuindo com o ensino e a pesquisa científica, estudos atmosféricos, confecção de mapas e cartas, construção e pavimentação de rodovias e estradas, construção de pontes, viadutos e túneis, demarcação de unidades estaduais, municipais, áreas indígenas, de proteção ambiental, cadastro ambiental rural, etc.

A estação faz parte do Sistema Geodésico Brasileiro (SGB), implantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contempla um conjunto de estações implantadas no terreno, cuja posição serve como referência precisa. No Brasil, são cerca de 103 estações da RBMC e o Rio Grande do Sul conta com cinco estações nas cidades de Pelotas, Santa Maria, Porto Alegre, Alegrete e agora Cerro Largo, sendo que todas elas são para pós-processamento em tempo real.
A instalação do equipamento foi feita em junho deste ano, na laje da Unidade Bloco A e ficou em teste até o final do mês de setembro, período em que foi testado pelo IBGE. Os dados podem ser acessados por qualquer interessado desde que faça um cadastramento prévio neste link AQUI. Os dados captados pela estação são coletados e enviados automaticamente via internet para um servidor instalado no Rio de Janeiro.
A estação é o resultado de uma parceria entre a UFFS, o IBGE, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Fonte: site da UFFS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...