terça-feira, 7 de outubro de 2014

UFFS PRIMEIROS MESTRES SÃO DIPLOMADOS.



Ter, 07 de Outubro de 2014 -

Em solenidade realizada na noite da última segunda-feira (06) a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) diplomou os primeiros mestres pela Instituição. Ao todo, seis alunos receberam seus certificados de mestre em Estudos Linguísticos.

 O reitor, Jaime Giolo, elogiou a proposta de reunir os alunos. “Normalmente o mestrado é uma caminhada um tanto solitária, dividida apenas com o orientador. Reunir os mestres para essa cerimônia é algo muito especial, pois, para além da graduação, o mestrado é o passaporte para voos ainda mais altos, seja no campo profissional ou da pesquisa científica”, destacou.
Giolo ainda lembrou dos compromissos assumidos pela UFFS. “Quando da sua criação, um dos compromissos da nossa Instituição era pela interiorização da pós-graduação, pois essa era também uma das demandas da região. A pós-graduação articula, tanto para a instituição em que está quanto para a sociedade onde se localiza, uma pesquisa sólida, engajada. Os nossos cinco mestrados são um grande ganho, num curto espaço de tempo, assim como serão, num futuro próximo, os doutorados”, frisou.

Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Joviles Trevisol, o desenvolvimento da pós-graduação pode ser comparado a um trabalho de Hércules (mitologia grega). “A UFFS começou a pós-graduação de forma audaciosa, mesmo iniciando os primeiros passos na graduação, os professores já começaram a formação de grupos para formulação de propostas de mestrados. O projeto de programa de mestrado em Estudos Linguísticos foi a primeira proposta a ser enviada à Capes e, para nossa surpresa e alegria, estava tão bem articulada e consolidada que foi aprovada no mesmo ano, em 2011. A pós-graduação é, realmente, algo muito relevante para a Instituição. A Pró-Reitoria é ciente das dificuldades e por isso gostaria de parabenizar a todos os envolvidos”, disse.

Ainda sobre a pós-graduação na UFFS, o pró-reitor comenta sobre a taxa de evasão. “Na pós-graduação, temos índice de evasão próximo a zero. Apenas uma pessoa aprovada desistiu de um curso. Isso tem relação também com o avanço na obtenção de bolsas para os estudantes. Atualmente, nos cinco programas, temos 123 alunos e desses, 46 têm bolsas. É um número muito salutar, pois proporciona uma formação contundente, em que o aluno pode dedicar-se integralmente aos estudos. O Brasil precisa de profissionais com excelência, a área da educação tem espaço, é com isso que pretendemos contribuir e começamos hoje, diplomando nossos primeiros mestres”, finalizou.


Emocionada, a coordenadora do Programa, Cláudia A. Rost Snichelotto, falou sobre a finalização desta etapa. “Essa é a minha segunda gestão como coordenadora do Programa e é um trabalho árduo, mas vejo que vale a pena em momentos como hoje, que é dia de celebração. É uma satisfação poder reencontrar os alunos e hoje conferir-lhes este diploma de mestre. A proposta deste Programa foi muito bem construída e nesta noite apresenta os primeiros resultados. Quero parabenizar e agradecer a todos que fizeram parte desta caminhada. Sei que não só a educação, mas também a iniciativa privada está de olho nos novos mestres!”, afirmou.

Receberam o diploma na noite de segunda-feira (6) os seguintes mestres: Cleber Bicicgo, Elena Wendling Ruscheinsky, Elisandra Aparecida Palaro, Flávia Rosane Camillo Tibolla, Irene Cristina Kohler e Isabel Frantz. Ainda solicitaram o diploma as mestras Josiana Aparecida da Silva e Margarete Goncalves Macedo de Carvalho.

Também participaram da cerimônia o diretor de Pós-graduação, José Carlos Radin, o diretor do Campus Chapecó, Charles Albino Schultz, e a coordenadora adjunta do mestrado em Estudos Linguísticos, Mary Neiva Surdi da Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...