quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

AMM QUER CRESCIMENTO MAIOR DA REGIÃO MISSIONEIRA EM 2015.

AMM define estratégias e ações para garantir maior crescimento da região em 2015

Infraestrutura viária, ponte internacional, ferrovia Norte Sul e aeroporto regional continuam entre as principais demandas. Mais recursos para a produção primária, também é preocupação dos gestores municipais.

A união dos prefeitos e a confiança das comunidades missioneiras na força da Associação dos Municípios das Missões (AMM), têm proporcionado expressivos avanços em diferentes setores. O aumento de 1% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o início de importantes obras viárias iniciadas neste ano, se devem às constantes mobilizações da Associação. Mas o esforço pelo crescimento econômico, social e cultural dos 26 municípios e da região, vai continuar ainda mais forte em 2015. Este foi o enfoque da última assembleia de 2014, realizada na sede da AMM, sexta-feira (19/12), quando foram definidas outras ações conjuntas para sensibilizar autoridades federais e estaduais no atendimento às necessidades da população das Missões.
Conforme estabelecido pelos prefeitos, a luta em defesa das revindicações missioneiras vai recomeçar já no início de janeiro, logo após as festas de fim de ano, e  posse dos novos ministros e do governo estadual.

Ponte internacional e ferrovia Norte-Sul.
A Associação vai se organizar para ir novamente à Brasília, no próximo mês, cobrar uma resposta sobre o resultado dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para construção da ponte internacional Brasil/Argentina. O governo federal havia confirmado que o anúncio seria divulgado dia 18 de dezembro, mas, mais uma vez, não cumpriu a promessa. “Queremos saber o que está acontecendo e qual é a razão para este novo atraso. Não vamos esmorecer. Ao contrário, vamos persistir nessa causa", enfatizou o prefeito de Porto Xavier e vice-presidente da AMM, Paulo Sommer, que afirmou: "a AMM vai somar esforços com outras lideranças missioneiras e autoridades argentinas, e juntos, iremos até a Capital federal em busca de um posicionamento do Dnit e Ministério dos Transportes".
Sommer lembrou ainda que em maio deste ano durante audiência no Dnit, o diretor Executivo Tarcísio Freitas falou claramente para a comitiva de prefeitos das Missões que, tecnicamente, o melhor local para construção da ponte internacional é Porto Xavier/San Javier, conforme características apresentadas no EVTEA. Os contatos para saber sobre o andamento do estudos e inclusão de um traçado missioneiro na ferrovia Norte-Sul serão intensificados pelos prefeitos. Pois, conforme informado pelo diretor do Dnit e ministro dos Transportes, também seriam anunciados neste mês de dezembro.

Confiança no novo governador
Quanto às reivindicações que envolvem o governo gaúcho, a Associação dos Municípios das Missões (AMM) está com grandes expectativas de que o futuro governador José Ivo Sartori ajude a região. O presidente Junaro Rambo Figueiredo já encaminhou documento contendo a lista dos pleitos missioneiros, que será entregue em mãos pela diretoria da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) ao governador eleito. Em julho deste ano, os então candidatos ao governo do Estado foram convidados para participar da assembleia da AMM, que acontece anualmente na sede da Federação em Porto Alegre.
Sartori foi o único que esteve no encontro e, por mais de duas horas, dialogou com os prefeitos e prometeu empenho para solucionar os principais problemas da região das Missões. Por esse motivo, a perspectiva em contar com o apoio da nova administração estadual é muito positiva. “Estamos confiantes de que o governador Sartori terá um olhar especial para os pleitos da região. A cada gestão, a AMM se fortalece mais, o que permitirá um salto maior de desenvolvimento econômico dos municípios", motivou o presidente Junaro Figueiredo.

Demandas missioneiras
Entre as principais reivindicações defendidas pela AMM destacam-se: 1)conclusão das obras de modernização do aeroporto regional de Santo Ângelo; 2)infraestrutura logística; 3)sinalização turística; 4)melhorias na eletrificação rural; 5) investimentos na produção primária, habitação e saneamento; 6)reforço na segurança pública, com a convocação dos aprovados em concurso da polícia; 7)repasses para a saúde com pagamentos em dia; 8)apoio para a manutenção de hospitais; 9)alteração da lei do ICMS, elevando a participação do índice do retorno para a produção primária; 10)passe livre estudantil pago diretamente aos alunos, sem intermédio das prefeituras; 11)incentivo financeiro turístico e roteiros integrado aos municípios; 12)aumento no valor do transporte escolar, por aluno da rede estadual, e 13)apoio à legalização fundiária.

Agradecimento
Em nome dos 26 chefes do Executivo missioneiro, o presidente da AMM fez um agradecimento especial à secretária da Associação, Heloísa Cardoso, que depois de cinco anos de trabalho deixa a entidade. Junaro Rambo Figueiredo evidenciou o importante desempenho desta profissional, no atendimento direto a todos os prefeitos. Como uma forma de reconhecimento à atuação de Heloísa, os gestores municipais, em pé, a homenagearam com uma salva de palmas.

Avanços na Infraestrutura logística 
Entre as conquistas da Associação, especialmente nos graves gargalos da malha viária da região, está a assinatura da ordem dos serviços de recuperação da ERS 168, que ocorreu na Secretaria de Infraestrutura de Porto Alegre, no dia 17/12. A previsão para conclusão é de dez meses. Também estão em andamento os trabalhos de remodelação do trevo da BR 392 interseção com a ERS 344, dos acessos municipais trecho São Luiz Gonzaga/Rolador/Cerro Largo; além dos acessos à Ubiretama e Eugênio de Castro, que fazem parte das constantes lutas da AMM.  "Graças a mobilização da Associação o acesso asfáltico ao nosso município, finalmente, começa a ganhar vida. Ao que tudo indica, em 2015 nosso sonho será realizado", comemorou o prefeito de Ubiretama, Celso Wiede.

Novo espetáculo Som e Luz em maio
A diretora do Detur/Funmissões, prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, destacou que foi um ano de muito trabalho e que a região nunca esteve tão unida, fator fundamental em favor do fortalecimento turístico local e regional. Ela fez uma explanação de todas as participações da região em eventosr, além da iniciativas desenvolvidas por toda a equipe do Departamento, desde março, período em que foi empossada a atual diretoria e assegurou: "em 2015 estaremos dando seguimento às ações que estão em andamento e  promovendo outras, que visem a valorização do turismo da região".

O vice-diretor do Departamento e prefeito de São Miguel, Hilário Casarin reiterou as importantes conquistas e investimentos no setor turístico da região. Dentre elas, a retomada das obras de revitalização do Som e Luz, em novembro deste ano. "As Ruínas de São Miguel, único patrimônio Histórico Cultural da Humanidade localizado na região sul do país, enriquecem a história, a cultura e o turismo dos 26 municípios missioneiros”, lembrou anunciando que em maio de 2015 está prevista a inauguração do novo espetáculo. “Será um momento de grande emoção para os visitantes e  todos nós missioneiros", salientou Casarin.

Prefeitos e primeiras-damas
Por ser o encerramento das atividades de 2014, os prefeitos fizeram um relato das iniciativas desenvolvidas nos municípios, bem como as alternativas encontradas para contornar a crise financeira, que assolou grande parte das prefeituras neste ano. Eles também aproveitaram a oportunidade e convidaram os colegas e toda a comunidade missioneira para os eventos culturais e artísticos previstos para o próximo ano.
As primeiras-damas, que sempre se reúnem no mesmo dia do encontro mensal da Associação, fizeram um balanço das atividades desenvolvidas e planejamento dos projetos que serão trabalhados em 2015. A próxima assembleia da AMM será dia 20 de março, na sede, em Cerro Largo, quando será eleita a nova diretoria da entidade hoje presidida pelo prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo.



Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de imprensa-AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...