terça-feira, 23 de dezembro de 2014

CAPES APROVA MAIS DOIS MESTRADOS PARA UFFS.

UFFS tem mais dois mestrados aprovados pela CAPES

capes_siteA Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) finaliza o ano com ótimas notícias. Nesta semana, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou a aprovação de mais dois programas de pós-graduação stricto sensu para a Instituição.

Os dois novos programas, um Mestrado Profissional em Educação e um Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas serão ofertados, a partir de 2015, no Campus Erechim (RS). “A recomendação positiva da CAPES para a implantação de mais dois mestrados na UFFS nos causa muito entusiasmo. Em março do próximo ano estaremos completando cinco anos de início das atividades acadêmicas da UFFS e já conseguimos aprovar junto à CAPES 06 (seis) mestrados próprios e um em rede. Estamos aguardando os resultados de outras propostas, que devem sair em breve”, aponta o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Joviles Vitório Trevisol.

O Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas tem como área de concentração “Saberes e Identidades” e como linhas de pesquisa: Saberes, Processos e Práticas Sociais; Educação, Culturas e Cidadanias Contemporâneas; e Sujeito e Linguagem. O objetivo geral do Programa é qualificar profissionais voltados para as discussões relacionadas às Ciências Humanas, formar pesquisadores e capacitar docentes, gestores e profissionais ligados ao campo das Humanidades, considerando a complexidade dos objetos e métodos das diversas disciplinas e áreas que compõem tal campo de pesquisa e atuação.

O Mestrado Profissional em Educação procurará aperfeiçoar a qualificação das práticas educativas que se vinculam à docência, à gestão e aos espaços não-escolares. A área de concentração do Programa é “Práticas Educativas” e possui duas linhas de pesquisa: Pesquisa em Processos Pedagógicos, Políticas e Gestão Educacional e Pesquisa em Educação Não-formal: Práticas Político Sociais.

De acordo com a proposta do Programa, a opção por esta área de concentração visa desenvolver estudos sobre os processos de produção de significados acerca de objetos vinculados à educação, suas relações histórico-culturais, bem como suas implicações nas práticas dos atores educacionais nas escolas e espaços não-formais.

“A pós-graduação da UFFS já está robusta. Vem nascendo aos poucos, mas bastante associada ao projeto político-institucional da Universidade e às grandes demandas de pesquisa e de formação de nossa região de abrangência. A procura pelos cursos de pós-graduação é muito grande e a taxa de evasão é praticamente 0%. A pós-graduação alavanca a pesquisa institucional, além de contribuir com a qualidade da graduação e da inserção regional, por meio da extensão e outras formas. Aos poucos estamos implantando a pós-graduação em todos os campi da UFFS, conforme compromisso institucional pactuado desde a realização da I Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão, em 2010", finaliza o pró-reitor.

www.uffs.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...