quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

AGRICULTURA FAMILIAR FARÁ PROTESTO DIA 20 DE FEVEREIRO.

Mobilização no dia 20 de fevereiro pelos agricultores familiares missioneiros tem apoio da AMM
04 de Fevereiro de 2015
Na manifestação, em Guarani das Missões,  agricultores pretendem mostrar à população e autoridades estaduais e federais a grave situação financeira dos pequenos produtores, com conseqüências drásticas para os municípios

Os agricultores familiares, especialmente da região das Missões, precisam com urgência de mais atenção das autoridades estaduais e federais, pois, se nada for feito, em pouco tempo, não haverá mais condições destas famílias continuarem na zona rural produzindo alimentos, o que criará grave problema social e econômico para os municípios. A cada dia, pioram as condições já precárias enfrentadas pelo setor, especialmente dos produtores de leite, que ainda estão sem receber o pagamento de empresas. Diante deste preocupante quadro, que deve atingir em um efeito cascata centenas de famílias missioneiras, a Associação dos Municípios das Missões (AMM) decidiu intensificar as ações em favor dos produtores rurais e vai se unir à nova mobilização regional, que deve acontecer no próximo dia 20 de fevereiro.

Organizada pela coordenadoria regional Missões I dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs), com o auxílio da AMM e outros apoiadores, a mobilização, que pretende reunir mais de 500 pessoas, deve iniciar às 9 horas da manhã, no Pavilhão Central de Guarani das Missões. Após o meio-dia está previsto o fechamento, por uma hora, do trevo que dá acesso à cidade de Guarani com o propósito de chamar a atenção das comunidades e do governo estadual para as dificuldades dos pequenos agricultores.

Paralisação
Prefeitos, vices, secretários municipais, vereadores, deputados estaduais e federais, representantes dos STRs, Fetag/RS, Emater, comerciantes, produtores rurais, associações comerciais, imprensa e demais missioneiros atingidos com esta situação serão convidados a se juntarem ao movimento. "Temos que mostrar a força da região das Missões para a sociedade e trabalharmos de mãos dadas, pois somente assim conseguiremos colher bons resultados. Por isso precisamos do reforço político da AMM, com a presença dos gestores municipais”, explicou João Kleszta, presidente do STR de Guarani das Missões e coordenador da regional Missões I, que abrange 12 municípios missioneiros e 11 STRs, ressaltando que: "a mobilização está sendo organizado na região das Missões, mas também contamos com a participação dos municípios da Grande Santa Rosa". João Kleszta, que está coordenando o movimento, informou que ainda nesta semana, haverá uma nova reunião para finalizar os detalhes da programação.

Ações da AMM
A Associação dos Municípios das Missões se integrou à luta em favor de soluções para as necessidades dos produtores de leite da região das Missões e de Santa Rosa. Desde dezembro passado, a entidade vem cobrando medidas das autoridades estaduais para ajudar os agricultores. Entre as ações destacam-se: reunião na Associação com todos os envolvidos da região; audiência com o secretário estadual de Agricultura; participação nas negociações com as empresas de leite para agilizar o pagamento em atraso dos produtores. Também estava prevista uma audiência pública na sede da AMM, em janeiro, que não ocorreu em razão do recesso da Assembleia Legislativa que tem uma comissão específica responsável pelo tema. Mas a Associação permanece articulando a definição de uma data, junto à comissão de Agricultura da Assembleia.

Engajamento das autoridades 
De acordo com o presidente da AMM, Junaro Rambo Figueiredo, a entidade vai concentrar esforços na mobilização em Guarani das Missões. "A Associação vai ajudar o STR no chamamento e engajamento político das autoridades federais e estaduais.  A agricultura familiar tem papel fundamental no desenvolvimento dos municípios e, todos nós, somos os interlocutores. Temos que agir e cobrar políticas públicas para que os pequenos produtores não tenham que abandonar suas propriedades", garantiu Junaro, que é prefeito de São Luiz Gonzaga.  

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de imprensa AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...