quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

GOVERNO FEDERAL VAI COMPRAR PEITE EM PÓ DO RS.

Governo federal confirmou repasse de recursos para compra de leite em pó de cooperativas gaúchas
11 de Fevereiro de 2015
Prefeito da AMM, que participou da audiência em Brasília, informou que o governo garantiu liberação de mais 10 milhões de reais  para ajudar produtores de leite
A mobilização dos prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e de outras regiões do Estado, parlamentares e representantes do setor leiteiro gaúcho, coordenada pela Famurs, trouxe um novo ânimo para os produtores de leite do Rio Grande do Sul. Na audiência com a comitiva gaúcha realizada em Brasília, na terça-feira (10/2), na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o governo federal garantiu o repasse de R$ 10 milhões para aquisição de quatro mil toneladas de leite em pó de cooperativas do RS, que possuem estoque em grande quantidade. A transferência da verba será efetuada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
O comprometimento do governo federal com a cadeia leiteira gaúcha vai possibilitar que as indústrias de leite comecem a pagar dividas pendentes com os produtores rurais e amenizar a grave crise financeira que vêm sendo enfrentada pelo setor. Na avaliação do prefeito de São Pedro do Butiá, Henrique Heberle, que integrou a comitiva gaúcha, representando todos os prefeitos da AMM e a voz dos agricultores missioneiros, a quantia anunciada não será suficiente para resolver o problema, mas é um avanço significativo considerando a difícil situação dos produtores rurais. Heberle informou que no encontro com os dirigentes federais também foi negociada a imediata liberação de uma linha de crédito, específica para socorrer os produtores de leite nos moldes de crédito emergencial concedido aos agricultores atingidos pela estiagem.
União de todos os partidos
O prefeito missioneiro fez questão de evidenciar a importância da soma de esforços para viabilizar as lutas regionais. ”Na questão do setor leiteiro do Estado, nunca houve uma unanimidade tão forte de todos os partidos. Prefeitos de diversas associações regionais do RS, senadores, deputados estaduais e federais, representantes do setor leiteiro e outras lideranças, mostraram que somente com união e pressão política é possível avançar nesta luta em defesa da retomada do crescimento da cadeia produtiva do leite”, ressaltou ao afirmar que outro fator positivo será a permanência dos agricultores na área rural.
As autoridades federais garantiram que as medidas solicitadas pela comitiva gaúcha serão atendidas em curto prazo. Além da aquisição do leite em pó para reduzir os estoques, e liberação de uma linha de crédito específica para os produtores de leite, as lideranças do RS pediram que o Ministério do Desenvolvimento Agrário conceda um bônus para o pagamento dos custeios agropecuários vinculados à área do leite.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de imprensa AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...