domingo, 7 de junho de 2015

AMM INCENTIVANDO O TURISMO DA TERCEIRA IDADE.

Turismo para a Terceira Idade, novo Som e Luz e Santuário do Caaró pautaram reunião do Detur

Programação incluiu visita in loco em alguns atrativos turísticos de Porto Xavier. Participantes demonstraram a torcida pela ponte na região das Missões

Os 26 municípios que compõem a Associação dos Municípios das Missões (AMM) farão um levantamento dos roteiros e serviços turísticos missioneiros, direcionados aos grupos da Terceira Idade. A iniciativa tem por objetivo verificar o que pode ser melhorado e ampliado, como hospedagem, gastronomia, turismo religioso, rural, de eventos, entre outros diversos segmentos de fomento ao setor, para bem atender este público específico.
Esta é mais uma ação que está sendo desenvolvida pelo Detur/Funmissões, após pedido da coordenadora da Rota Missões da Federação Estadual dos Clubes da Terceira Idade do RS (Fectirgs), Dalva Mothchi. A proposta teve aprovação imediata do diretor do Detur, Junaro Rambo Figueiredo, e demais participantes da reunião mensal do Departamento, realizada na quarta-feira (02/06), em Porto Xavier.

Novo Som e Luz
Prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia salientou que se aproxima o momento que terá destaque nacional e vai marcar a região missioneira. A inauguração do novo espetáculo Som e Luz, prevista para ocorrer até setembro deste ano nas Ruínas de São Miguel. Marconi Flach, presidente do Instituto Iguassu Misiones, órgão responsável pela execução das obras de revitalização, informou durante a reunião que os serviços estão em pleno andamento. Ele explicou que até o final deste mês deve ser depositado pelo BNDES a quantia de R$ 800 mil, restando mais duas parcelas, conforme contrato entre o Instituto e o Banco.
Ainda segundo Marconi, tudo está se encaminhando para que, a partir de setembro de 2015, a população missioneira, de outras regiões do Brasil e de outros países, possam conhecer o novo Som e Luz.

Santuário do Caaró
Junaro Figueiredo, que é prefeito de São Luiz Gonzaga, contou sobre o encontro da diretoria do Detur que ocorreu no Santuário do Caaró, com o bispo da Diocese Angelopolitana, Dom Liro Vendelino Meurer. O bispo pediu o apoio da Funmissões e da AMM para que sejam feitas melhorias na infraestrutura do local. Conforme estabelecido na reunião, a Fundação e a Associação, conjuntamente com a Diocese, estarão trabalhando para viabilizar a reivindicação, pois o Santuário é referência do turismo religioso e recebe peregrinos de diferentes partes do mundo.

A ponte é aqui
Foi com este entusiasmo que os participantes estiveram no porto internacional e fotografaram próximo à balsa, apontando que o local é o mais indicado para construção da ponte entre Brasil e Argentina. Prefeito anfitrião e vice-diretor do Detur, Paulo Sommer disse que a expectativa é de que o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e o relatório final, realmente sejam concluídos o mais breve possível. “Por enquanto, temos que aguardar a decisão do ministro dos Transportes e do presidente do Dnit, mas vamos continuar atuando para que a região das Missões seja contemplada com o empreendimento, pois teremos um aporte muito maior para fortalecer o turismo a economia missioneira”,
reiterou Sommer.

Pesca esportiva
Também foram visitados o Clube de Pesca Esportiva no rio Uruguai, especialmente estruturado para acolher os adeptos a esta prática, com captura do dourado. Os convidados também passaram próximo ao Cerro Pelado, que recebe anualmente cerca de 600 romeiros na Semana Santa. Eles fazem peregrinação no morro, que tem as 14 estações da Via Sacra.

Próximos eventos
Além dos prefeitos de Porto Xavier, São Luiz Gonzaga e Sete de Setembro,  estiveram presentes na reunião secretários municipais, integrantes de agências de turismo, imprensa entre outros. Na ocasião, também foram abordadas outras demandas que estão sendo executadas pelo Detur/Funmissões, e os próximos eventos que terão representação da região: Festival das Cataratas do Iguaçu (17 a 19 de junho) e Expo Católica/SP (02 a 05 de julho). No mês de julho, dia 07, o encontro mensal do Departamento será em São Miguel das Missões.

**matéria do site da AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...