sexta-feira, 16 de outubro de 2015

LIVRO SOBRE A HISTÓRIA DA FRONTEIRA SUL.

Docentes da UFFS lançam livro sobre História da Fronteira Sul durante V SEPE

lanamento_livro2O resultado de aproximadamente dois anos de trabalho de pesquisa e reunião de artigos é um dos eventos da programação do V Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) da UFFS. O livro “História da Fronteira Sul” será apresentado ao público a partir das 18h30, no Auditório do Bloco dos Professores do Campus Chapecó. A publicação, em parceria com Letra & Vida Editora e composta de 16 artigos, tem como organizadores os docentes da UFFS José Carlos Radin, Delmir José Valentini, Paulo A. Zarth.

Os textos são de autoria de docentes da UFFS ligados ao componente curricular História da Fronteira Sul, docentes do Programa Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS) e docentes de instituições de ensino superior da região. Eles tratam de questões de fronteira, presença de indígenas, povoamento de caboclos e negros, colonização regional e seus desdobramentos e mudanças, bem como as guerras e revoltas que marcaram a história dos três estados da Região Sul.
As informações e a contextualização abrangem principalmente as regiões noroeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. Para José Carlos Radin, um dos organizadores da publicação, “as informações foram reunidas em uma publicação para que possam subsidiar as aulas de História da Fronteira Sul, componente curricular ofertado em todos os cursos de graduação da UFFS, como integrante do Domínio Comum”.
Além de subsidiar as aulas de História da Fronteira Sul, a publicação fica disponível no acervo das bibliotecas dos seis campi da UFFS e em bibliotecas de universidades da Região Sul. “Procuramos com a publicação enriquecer a bibliografia sobre o assunto e lançar um olhar para a Mesorregião da Região Sul. Estudantes e leitores vão poder entender um pouco melhor esta dinâmica regional”, salienta Radin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...