sexta-feira, 25 de março de 2016

FORMAÇÃO CONTINUADA DE CERRO LARGO.

Cerca de 65% dos professores da Educação Básica (Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio) das redes públicas no Rio Grande do Sul não têm formação continuada, ou seja, atuam nas escolas sem uma constante atualização dos avanços científicos, tecnológicos e sociais. É o que informa a plataforma Cultiveduca elaborada pelo Centro de Formação Continuada de Professores da UFRGS e que estabelece um perfil dos docentes em todo o Brasil, por estados e municípios. O Plano Nacional de Ensino (PNE) informa que a formação continuada, além de uma exigência, é também um direito para e do exercício profissional e faz parte de uma das diretrizes de valorização do magistério citada pela Lei nº 10172/01.
Nesse contexto atua o Programa de Formação Continuada de Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira articulado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo e coordenado pelo professor Luís Fernando Gastaldo. O projeto já vem sendo discutido com diversos representantes do setor educacional desta região desde 2011: Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Santa Rosa, Ijuí, Três Passos e Cruz Alta; Secretarias Municipais de Educação de 85 municípios; Sindicatos dos Trabalhadores em Educação (CPERS); Instituições de Ensino Superior (IES) da região – Instituição Federal Farroupilha (campi Santa Rosa, Santo Augusto e Panambi), Uergs, Unijuí, Uri, Iesa, Unicruz e Setrem. Além disso, conta com o apoio da Promotoria de Justiça Regional de Educação de Santo Ângelo e Missões. Essa parceria interinstitucional permitiu articular a formação continuada de cerca de 10 mil profissionais da educação (entre professores e funcionários das escolas).
Como funciona o Programa
Cada CRE organizou um Grupo de Trabalho (GT) por área de conhecimento, com professores da área, um coordenador do grupo e um assessor colaborativo de uma IES da região. As reuniões dos GTs e as CREs passaram a reservar um dia fixo da semana para os professores de cada área se dedicarem ao planejamento e à formação continuada, que normalmente acontece na escola. Eles atuaram reflexivamente sobre as práticas escolares. Segundo o professor Gastaldo, “nas reuniões os coordenadores dos GTs deveriam garantir o registro rigoroso, em atas, das experiências, ideias, propostas reflexões e decisões aventadas”. São 12 os GTs formados: de Gestão; Alfabetização e Letramento; Seminário Integrado; Educação Profissional; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens; Funcionários de Escola; Jovens e Adultos; Educação do Campo; e Curso Normal.
O que é o Programa
A proposta do Programa pretende otimizar a Educação Pública básica na região Macromissioneira levando à efetivação do direito social universal à educação de qualidade científica. O Programa leva os profissionais da Educação a refletirem não só sobre as teorias pedagógicas, mas sobre as práticas, em um processo de intenso diálogo entre os agentes que atuam nos ambientes escolares e de todas os níveis de ensino.
Em outubro de 2014 foi realizado o I Seminário Macromissioneiro de Formação Continuada, em Cerro Largo. O evento reuniu cerca de 800 pessoas dos municípios de abrangência do Programa e representou uma avaliação dos trabalhos realizados durante todo aquele ano. Na ocasião, o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, informou que o Programa representava “o maior projeto de extensão da Universidade e também o melhor avaliado programa de formação continuada de professores do Brasil”. Quase dois anos após essa afirmação, o coordenador do Programa orgulha-se de informar que ele continua entre os mais bem avaliados do Brasil e o maior projeto de extensão da UFFS.
II Seminário Macromissioneiro
Na próxima semana, dia 30 de março, será realizado o II Seminário Macromissioneiro de Formação Continuada, em Cerro Largo. O evento contará com a presença do professor português António Sampaio da Nóvoa e a ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria Beatriz Luce. Na oportunidade, será lançado o livro “Formação Continuada Macromissioneira”, organizado pelos professores da UFFS – Campus Cerro Largo Luís Fernando Gastaldo e Lívio Osvaldo Arenhart e pelo servidor técnico-administrativo do Campus Francisco Angst. O livro tem a colaboração de 77 profissionais da educação. Segundo Gastaldo, em breve será publicado o e-book com relatos de experiência dos professores participantes, que contou com a escrita de mais de 700 autores.
As vagas para participar do evento serão garantidas por meio de inscrição realizada diretamente nas 6 CREs das regiões citadas, com um responsável designado pela coordenadoria. Porém está disponibilizada, no blog do Programa de Formação, a lista de espera para os interessados em participar do evento. A inscrição é gratuita, e os participantes receberão certificação. O link para adicionar o nome na lista de espera é este AQUI. 
www.uffs.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...