quarta-feira, 9 de março de 2016

II SEMINÁRIO MACROMISSIONEIRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA.

Programa de Formação Continuada do Campus Cerro Largo lançará livro durante Seminário

site_macromissioneiro








Durante o II Seminário Macromissioneiro de Formação Continuada, que ocorre no dia 30 de março, será lançado o livro “Formação Continuada Macromissioneira”, em Cerro Largo. Organizado pelos professores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo, Luís Fernando Gastaldo, Lívio Osvaldo Arenhart e pelo servidor técnico-administrativo Francisco Angst, o livro foi construído de maneira coletiva com 77 profissionais da Educação. Ele é resultado do trabalho que vem sendo feito desde 2011 com o “Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira do Rio Grande do Sul”. O Programa tem a articulação central da UFFS, porém é executado de forma colaborativa entre 9 instituições de Ensino Superior da região (IFF – Santa Rosa, Santo Augusto e Panambi, Uergs, Unijuí, URI, IESA, UNICRUZ e SETREM) e abrange seis CRE´s da região: São Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Santa Rosa, Ijuí, Três Passos e Cruz Alta.
Editado pela Gráfica e Editora Copiart, o livro se organiza em duas partes: a primeira expõe as ideias-diretrizes do Programa e a segunda são textos selecionados dos grupos de trabalho das diversas áreas temáticas – como Alfabetização, Ciências Humanas, Ciências da Natureza - que colocaram em operação o programa. “O livro apresenta uma diversidade e, ao mesmo tempo, uma unidade dos temas desenvolvidos nos capítulos. Ele expressa simbolicamente e conceitualmente o universo das ações e reflexões desencadeadas ou melhoradas por educadores/as da região macromissioneira sob a inspiração de um audacioso programa interistitucional em serviço”, afirmou Gastaldo.
O prefácio foi escrito pelo ex-secretário de Estado da Educação do Rio Grande do Sul, Jose Clovis de Azevedo, que é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Ele destaca o protagonismo dos trabalhadores da Educação e a articulação entre as várias instituições da área como um diferencial do Programa. “Estamos no caminho da consolidação do regime de colaboração integrada à rede municipal, e a qualidade da formação dos nossos educadores (…). Pela primeira vez, em nosso Estado, tivemos uma troca efetiva entre as universidades e as redes públicas de Educação Básica”.
II Seminário Macromissioneiro
O volume será lançado durante o II Seminário Macromissioneiro de Formação Continuada de Trabalhadores em Educação, a partir das 13h30, no Salão Paroquial Sagrada Família, em Cerro Largo. O II Seminário contará com a participação e palestra do professor português António Sampaio da Nóvoa e da ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria Beatriz Luce. 
As vagas para participar do evento serão garantidas por meio de inscrição, gratuitas, realizadas diretamente nas 6 CRE´s das regiões citadas, com um responsável designado pela coordenadoria. Segundo Gastaldo, “cada CRE possui 80 vagas disponíveis que serão distribuídas entre os professores da rede estadual e municipal integrantes da respectiva regional, totalizando 480 vagas. As vagas restantes serão distribuídas entre as IES e demais instituições envolvidas”. São oferecidas, no total, 600 vagas para participação no evento. 

www.uffs.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...