quarta-feira, 11 de maio de 2016

COMPARTILHAMENTO DE SABERES NA UFFS.

Compartilhamento de saberes é objetivo de evento dos PIBID's do Campus Cerro Largo

10052016_RELATOS_PIBID_42_optNa manhã desta terça-feira (10), no auditório da Unidade Bloco A, realizou-se o I Seminário de Relatos de Práticas dos PIBIDs do Campus Cerro Largo. O evento, organizado pelo PIBID - Química, contou com diversos relatos de atividades desenvolvidas por bolsistas e supervisoras em atividades dos programas dos cursos de Química, Física, Ciências Biológicas e Interdisciplinar, além de relatos do Programa de Educação Tutorial - PETCiências.
Uma das organizadoras do evento, a professora Rosângela Uhmann explica que o objetivo do seminário é “socializar as práticas de ensino já apresentadas em eventos de Ensino de Ciências, Biologia, Química, Física e áreas afins para o aperfeiçoamento coletivo e reflexivo dos participantes”.
Para a estudante Amanda Fritzen, que está ingressando no PIBID Ciências Biológicas, “essas atividades são um ótimo espaço para a troca de ideias, para que se possa ouvir de colegas o que fizeram, e assim saber pensar no que fazer em sala de aula.”, relata. Também apontando a troca de saberes, a acadêmica Djady Masdtdorf, que apresentou seu relato durante o evento, contou sobre como é levar o aprendizado da universidade para a escola: “sempre que aprendemos algo novo durante o curso, pensamos em como trazer isso até a sala de aula da escola, mas conseguir criar dinâmicas de ensino e aprendizagem, que fujam do convencional e surtam um melhor efeito é, sem dúvida, incrível e digno de ser compartilhado”, enfatiza.
A professora Sílvia Siveris, atuante na rede pública de ensino fundamental e médio, chama a atenção para o quanto esses eventos também auxiliam na formação do professor: “muitas vezes temos algum problema em trabalhar com certas temáticas, e muitos desses problemas são expostos e resolvidos nessas trocas de experiências”, completa.
10052016_RELATOS_PIBID_34_optApós os relatos, os acadêmicos apresentaram pôsteres já apresentados em eventos das respectivas áreas. “Foi mais um rico momento de formação”, diz a professora Rosângela. Ela ainda complementa que “essa formação é significativa no movimento de aprender para melhor ensinar, e isso ocorre por meio dessa interação dialógica dos participantes, constituindo-se em mais um dos momentos de formação proporcionado devido à inserção nos programas do PIBID e PETCiências”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...