sábado, 20 de agosto de 2016

AMM EM LA CRUZ -ARGENTINA.

Em La Cruz, AMM integrou debate sobre roteiro turístico unificado entre Brasil, Argentina e Paraguai
15 de Agosto de 2016
Em La Cruz, AMM integrou debate sobre roteiro turístico unificado entre Brasil, Argentina e Paraguai
Assinatura de convênio às tratativas projetadas deverá ocorrer em novembro, no Paraguai, na reunião de governadores do Mercosul
O turismo, a história, a cultura  e a religiosidade da região das Missões foram marcantes durante o 1º Encontro Internacional da Fé Missioneira e Encontro dos 30 Povos Jesuítico-Guarani, que ocorreu em La Cruz, província de Corrientes, na Argentina, nos dias 12 a 15 deste mês.
Esteve presente uma comitiva brasileira, da região das Missões, formada por Romaldo Melher, do Conselho estadual de Turismo das Missões; Márcia Reck, secretária de Turismo de São Miguel das Missões; José Roberto de Oliveira, coordenador brasileiro no desenvolvimento da Rota Turística Jesuíta-Guarani, e Karin Schmidt, assessora de imprensa da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões).
Linguagem universal
A delegação missioneira, que chegou no sábado a noite, foi agraciada com uma recepção muito calorosa por parte dos moradores locais, da equipe da comissão organizadora do evento, coordenado por Myriam Ávila – gerente geral Missões Trinacional, Agência de Desenvolvimento, e por outros participantes paraguaios e argentinos. Mas, o mais surpreendente ainda estava por vir.
No domingo logo cedo, os representantes do Brasil começaram a distribuir exemplares da revista produzida em três idiomas (português, inglês e espanhol) pela AMM/Funmissões, “Missões, Uma Jornada pela História da América Latina e do Povo Gaúcho”, que relata de forma sucinta a história da região das Missões e dos 26 municípios que a congregam. O material encantou e despertou a curiosidade do público em conhecer todos aqueles atrativos e peculiaridades.
Além da revista, também foram entregues botons da cruz missioneira. Quando as pessoas os recebiam eram tomadas por uma emoção indescritível, mal conseguiam falar, e simplesmente agradeciam com um abraço. Mas para que palavras, se bastava perceber em seus olhos o valor imenso deste símbolo missioneiro. Em momentos assim, fica evidente que a linguagem da fé é universal.
Encontro Internacional da Fé Missioneira
O evento é uma homenagem a Nossa Senhora de Assunção de Acaraguá e M’Bororé, patrona da Redução Jesuítica-Guarani. A santa vem acompanhando esta comunidade desde a Batalha de M’Bororé, em 1641, ocasião em que os povos missioneiros venceram os Bandeirantes.
Missões além de pedras
Na manhã do dia 14 foi realizado o fórum de debates sobre a história missioneira. O primeiro painel  “Missões, além de Pedras, o Triunfo da Humanidade”, foi conduzido por José Roberto de Oliveira, com uma ampla abordagem sobre fatos históricos que unem as comunidades dos países vizinhos, e que detêm patrimônios missioneiros.
A força da arte
A segunda palestra foi ministrada por Carlos Koki Ruiz, artista plástico de San Ignácio Guazu/Paraguai, que foi norteada pela força da arte em cada um de nós. Ele contextualizou que cada ser uma humano é um artista, pois tudo o que é feito com criatividade é arte, e que os povos se fundam quando se coloca uma cruz. Ruiz coordenou a execução do altar da missa do Papa Francisco, realizada ano passado no Paraguai. A obra tornou-se uma das mais importantes, pois foi feita de frutas e sementes produzidas por agricultores.
Encontro dos 30 Povos
A culminância da programação na parte da tarde, com a 4ª Reunião do Conselho Trinacional de Governos Missioneiros – Encontro dos 30 Povos, que contou com a presença do governador de Itapua/Paraguai, Luiz Roberto Gneiting. Em debate, as tratativas para a consolidação da Rota jesuítica entre Brasil, Argentina e Paraguai, que propõe uma marca da América do Sul para o mercado mundial.
Deliberações internacionais
Sobre o tema discutiu-se que a decisão internacional designa cada município a cumprir uma pauta organizativa interna para qualificação do seu produto, conscientização da sociedade e formação da mão de obra. Externamente, ficou acertado que cada localidade deverá divulgar seu produto turístico, bem como se integrar às ações de mercado, pois com a massiva promoção que se prepara a partir de agora, torna-se fundamental a preparação de cada município integrante da Rota.
Divulgação unificada
Deverá ser imediatamente providenciada a elaboração de folheteria e site dos 30 Povos, que surge unificadora e propagadora nos mercados de curta e média distância. A criação do site com informações sobre os atrativos turísticos, mapa, serviços, apresentação de pesquisas das universidades, instituições que cuidam do patrimônio tangível e intangível, deve se somar com as informações ambientais. Nos próximos dias se encontrará uma alternativa para financiamento desta iniciativa.
O Caminho das Missões
Que unirá a primeira Redução – San Ignácio Guazú (1609), até a última – Santo Ângelo (1707), foi um dos mais relevantes do encontro. Com a contribuição do ministro de Turismo da Agentina, Gustavo Santos, dos governadores dos Estados e Províncias está se buscando a benção do Papa Francisco, o que tornará o trajeto um potencial gigante na formação de renda e emprego na macrorregião. O trabalho de integração recebeu apoio dos diversos municípios dos três países, que formam a reunião do Conselho Trinacional de Governos.
Compromisso dos governos
Em novembro deste ano, dias 9, 10 e 11, acontecerá a reunião de governadores do Mercosul, em Encarnación/ Paraguai. Na oportunidade, pretende-se que os governadores relacionados às Missões assinem um convênio de apoio às ações que estão sendo projetadas e foram discutidas em La Cruz. De acordo com o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), o prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, já está confirmada a participação de representantes da AMM/Funmissões no respectivo evento.
Jovens das Missões Trinacionais
Antes do encerramento foi lido um manifesto dos jovens que estavam no encontro. Eles fomentaram o diálogo sobre as formas de se incluírem em processos produtivos, a partir dos potenciais existentes nas Missões, especialmente a partir da identidade missioneira, que é a mesma entre os jovens das Missões Trinacionais.
Também participaram do 1º Encontro Internacional da Fé Missioneira e Encontro dos 30 Povos Jesuítico-Guarani, que ocorreu na escola 125, em La Cruz, província de Corrientes, na Argentina o senador provincial, Noel Breard; ministra de Educação, professora Ivonne Aquino; da comissão nacional de museus e monumentos históricos da Cdor., Gabriel Romero; prefeito de San Ignacio Guazú (Paraguai), Carlos Jorge Afara Rojas; o músico Julio Cáceres; prefeita de Virasoro, Bety Pintos; prefeito de Yapeyú, Ramón Barrios; vice-prefeito de Santo Tome, Daniel Maciel; secretários municipais de Turismo, imprensa, estudantes, representantes da iniciativa privada, comunidade em geral, entre outros segmentos representativos. 
Assessoria de Imprensa
Karen Schmidt-site AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...