quinta-feira, 29 de setembro de 2016

MISSÕES :UMA VIAGEM DE ENCANTOS E DESCOBERTAS.

Missões: Uma viagem de encantos e descobertas
28 de Setembro de 2016

Visitar as Missões é desvendar a formação milenar nativa da América Latina e do povo gaúcho. Os fatos ocorridos na região são mundialmente conhecidos como a "realização ideal do cristianismo". Por Voltaire, foram citados como "Triunfo da Humanidade" e por Montesquieu, como "Primeiro Estado Industrial da América".

Quem conhece a região das Missões sempre volta. São necessários muitos dias para percorrer o surpreendente roteiro de atrações culturais, históricas e religiosas, apresentado pelos missioneiros, herdeiros dos valentes desbravadores, os padres jesuítas, que ao lado dos índios guarani deram início a uma região empreendedora. Várias etnias deixaram sua marca e formaram um povo corajoso, que sente orgulho de sua terra e de suas origens.

São 26 municípios que com suas peculiaridades, hospitalidade, gastronomia e belíssimos locais para visitar, respeitam a herança dos antepassados e avançam firme no objetivo de expandir o DESTINO TURÍSTICO MISSÕES.

A região das Missões se consolida no cenário nacional como destino turístico, histórico, cultural, religioso e de eventos.

São alguns dos títulos ostentados pelos municípios missioneiros:
Terra dos Presidentes (SÃO BORJA); Capital Polonesa dos Gaúchos (GUARANI DAS MISSÕES); Celeiro da Hospitalidade (SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES); Capital Estadual da Música Missioneira (SÃO LUIZ GONZAGA); Cantão Suíço das Missões (SÃO PAULO DAS MISSÕES); Terra do Centro Germânico Missioneiro (SÃO PEDRO DO BUTIÁ); Primeira Querência do Rio Grande (SÃO NICOLAU); Capital da Produtividade dos Gaúchos (GIRUÁ); Berço Regional da Cultura (CERRO LARGO); Terra do Cooperativismo (SALVADOR DAS MISSÕES); Capital da Alfafa (DEZESSEIS DE NOVEMBRO);

Terra Pátria das Missões (UBIRETAMA); Paraíso dos Dourados (GARRUCHOS); Berço de Filhos Ilustres (BOSSOROCA); Coração das Missões (CAIBATÉ); Portão das Missões (ENTRE-IJUÍS); Integração de Etnias (VITÓRIA DAS MISSÕES);Terra da Hospitalidade (EUGÊNIO DE CASTRO); Berço das Águas (SETE DE SETEMBRO); Capital da União Política (MATO QUEIMADO); Terra e Sangue das Missões (ROQUE GONZALES); Salto do Peixe (PIRAPÓ); Fronteira do Rio Grande (PORTO XAVIER); Patrimônio da Humanidade (SÃO MIGUEL DAS MISSÕES); Terra Fértil Missioneira (ROLADOR) e Capital das Missões (SANTO ÂNGELO).
CENÁRIOS ENVOLVENTES

É na região das Missões que está o único Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco, localizado no sul do Brasil: as Ruínas de São Miguel.

Quem visita a região das Missões, tem a oportunidade de contemplar cenários envolventes e inesquecíveis como o espetáculo Som e Luz, único exibido diariamente há 38 anos no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo; os sítios arqueológicos de São Lourenço Mártir; São Nicolau e São João Batista; o Santuário do Caaró; aldeias guarani, além de muitos, muitos outros atrativos históricos, culturais, religiosos, entre outros segmentos turísticos, que podem ser encontrados em cada um dos 26 municípios missioneiros.
Conhecer a região das Missões é compreender e sentir a grandiosidade do símbolo maior de toda a REGIÃO MISSIONEIRA, territorialidade dos 30 Povos do Brasil, Argentina e Paraguai: A CRUZ MISSIONEIRA.

Conhecer a região das Missões é vivenciar o valor deste sentimento:
SER MISSIONEIRO é ser forte, desbravador e empreendedor. Mas, acima de tudo, ser missioneiro é UM ESTADO DE ALMA.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa-AMM

terça-feira, 27 de setembro de 2016

CERRO LARGO FUTSAL VAI PROMOVER A TAÇA 70 ANOS DO AURORA.

Foi acordado hoje de manhã entre às diretorias
do Cerro Largo Futsal e a diretoria do Aurora FC, a realização da 
TAÇA 70 ANOS DO AURORA.
O alvi azul completa 70 anos no dia 15 de outubro.
Fundado no Dia do Professor o Aurora FC ainda está
vivo com documentação em dia e aguardando alguns 
projetos serem viabilizados para voltar as atividades.
Esta competição vai envolver os atletas que tenham algum
vínculo com o Município, ou seja: morem aqui, votem aqui,
estudem aqui, trabalhem aqui em Cerro Largo.
A competição deverá ser realizada sómente  aos sábados
em 8 datas que seriam de  15 de outubro até 26 de novembro 2016.
Dia 5 de outubro na próxima quarta feira às equipes interessadas
deverão participar da reunião na Prefeitura Municipal
com a diretoria do Cerro Largo Futsal e o CMD para
acertarem os detalhes da disputada que vai depender
da quantidade de times.
Sobre os atletas da bronze 2016, cada equipe poderá inscrever
no máximo 2 jogadores do Cerro Largo Futsal.

domingo, 25 de setembro de 2016

JOGOS RURAIS SOL A SOL 2016.

A comunidade da La.Taquarussu está sediando neste domingo a 18ª.edição 
dos Jogos Rurais Sol a Sol  com uma grande participação
das comunidades rurais do municipio.













sexta-feira, 23 de setembro de 2016

CAMPANHA POLÍTICA EM CERRO LARGO ENTRA NA RETA FINAL.

Esta sexta feira teve início a busca da reta final da campanha 2016,
com uma movimentação acima do normal., com fluxo de veiculos
e cabos eleitorais buscando os indecisos que segundo pesquisas
simples apontam para mais de 26 % que não sabem ou ainda não escolheram
seus candidatos a vereador e 31,5 % ainda estão  sem saber em quem votar
para Prefeito.
Os comentários apontam vitórias para todos os candidatos
 tanto do 11,13 ou 15.
Dia 02 de outubro é o DIA DA VERDADE !

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS NA UFFS.

Abertas as inscrições para o Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas no Campus  Cerro Largo.

MESTRADO_DESENVOLVIMENTO_CARDS-02Foi publicado o edital do Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) oferecido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo. Podem se inscrever no processo, candidatos que concluíram curso superior de Graduação reconhecido pelo MEC ou que terão concluído o curso até o ato da matrícula.
São ofertadas 15 vagas, sendo duas reservadas para candidatos autodeclarados indígenas e uma para candidatos com deficiência. As vagas são distribuídas em duas linhas de pesquisa: 7 para “Estado, sociedade e políticas de desenvolvimento” e 8 para “Dinâmicas sociopolíticas e experiências de desenvolvimento”.
As inscrições devem ser realizadas a partir do dia 23 de setembro até 24 de outubro, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira, na Secretaria do Programa do Mestrado, na Unidade Seminário (sala 1-2-16), na rua Major Antônio Cardoso, 590, Centro. Podem ser feitas pessoalmente ou por meio de procuração.
O processo seletivo constará de duas etapas: a primeira, de caráter classificatório, será composta de prova escrita de conhecimento específico; e a segunda, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de avaliação de currículo, pré-projeto e entrevista. Todas as etapas serão realizadas no Campus Cerro Largo.
Todas as informações necessárias para participação no processo estão no Edital nº 826/UFFS/2016, disponível AQUI. 
Informações adicionais sobre o processo seletivo ao PPGDPP podem ser solicitadas pelo endereço eletrônicomestradodpp_cl@uffs.edu.br ou pelo telefone (55) 3359 3971.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

OKTOBERFEST MISSÕES -JÁ ESTAMOS ENTRANDO NO CLIMA.




GINASIO MUNICIPAL QUASE PRONTA A REFORMA.

Ritmo forte nas obras para estar tudo pronto neste sábado
para o Jogo entre  Cerro Largo Futsal x Cerro Branco atual
líder do Futsal da Série Bronze 2016.





















O Tempo vem colaborando e segue em ritmo acelerado à
reforma do Ginásio Municipal Roque Reinaldo Nedel
que será reinaugurado neste sábado no último jogo em
casa do cerro Largo Futsal nesta fase do Estadual da
série bronze 2016.

sábado, 17 de setembro de 2016

SESSÃO SOLENE MARCA OS 7 ANOS DA UFFS.

 Sessão Solene marca os 7 anos da UFFS.

IMG_1256Uma sessão solene conjunta realizada pelo Conselho Universitário (CONSUNI) e Conselho Estratégico Social (CES) marcou o aniversário de 7 anos da UFFS.

A sessão foi realizada no Auditório do Bloco B do Campus Chapecó, na quinta-feira (15), e foi transmitida por videoconferência aos auditórios dos campi da UFFS.
Todos os diretores de campus da UFFS comentaram sobre os desafios e as conquistas institucionais durante esses primeiros sete anos.
IMG_1201O presidente do CES, Rui Valença, destacou a importante participação com qualidade da comunidade regional e a importância de pensar em conceitos-chave para a UFFS. “É sempre tempo de aperfeiçoar os conceitos que rodeiam a Universidade, como os conceitos de universidade pública, popular e democrática”, afirmou.
IMG_1085
Para o reitor da UFFS e presidente do CONSUNI, Jaime Giolo, “essa data magna – 15 de setembro – é sempre uma data para lembrar de fazer reconhecimentos e agradecimentos àqueles que produziram muita força de luta para que a UFFS fosse constituída e à comunidade que foi se formando em levas sucessivas, levando adiante o desafio de produzir a coletividade, que é uma Universidade multi, como essa”.
Durante a solenidade, também foi lançado o novo site da UFFS, que deve estar disponível em breve, e a Editora UFFS, que publicará e-books (EPUB) e livros em PDF, disponibilizados no novo site.
IMG_1113  IMG_1054
www.uffs.edu.br 

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

4ª. EDIÇÃO DOS JOGOS INTERNOS DA UFFS CERRO LARGO.

Seg, 12 de Setembro de 2016 -

A UFFS – Campus Cerro Largo vai realizar, nos dias 21 e 22 de outubro, a 4ª edição dos Jogos Internos, durante a semana do Diversa – instituída pela UFFS para promover a formação diversificada e multidisciplinar de saberes e expressões. As atividades serão em dois lugares distintos: na sexta-feira (21), as atividades serão realizadas no Ginásio de Esportes da UFFS (Unidade Seminário) e haverá competições de vôlei misto, tênis de mesa (pingue-pongue) e queda de braço. No sábado (22), as atividades ocorrerão na Vila São Francisco, em Cerro Largo, e será a vez do futebol sete, em quadra de grama. Neste dia, a UFFS vai disponibilizar deslocamentos de ônibus da Unidade Seminário até o local dos jogos.

A Comissão de Eventos do Campus, responsável pela organização dos Jogos Internos, informa que caso o atleta se inscreva em mais de uma modalidade, se ocorrerem jogos simultâneos, deverá optar apenas por um. Na modalidade vôlei misto, há a necessidade de participação de três atletas do sexo masculino e três do sexo feminino o tempo todo em quadra e há um limite de até 10 atletas inscritos. No futebol sete também há limite de até 10 atletas inscritos, podendo se inscrever equipes masculinas e femininas. As equipes, tanto de vôlei como de futebol sete, poderão contemplar docentes, discentes, técnicos-administrativos e terceirizados, não necessitando serem da mesma categoria funcional ou curso. Também poderá se inscrever equipe da comunidade da Vila São Francisco, local anfitrião do futebol sete.
Haverá premiação com medalhas para o primeiro e segundo lugares de cada modalidade. Cada time deverá comparecer com seu fardamento, preferencialmente numerado.
Inscrições
As inscrições só iniciam no dia 3 de outubro e vão até o dia 7. Para participar do vôlei misto, deverão ser enviados dados para o e-mail ronnie.schroeder@uffs.edu.br; para o futebol sete, informações para o e-mail:jaqueline @uffs.edu.br; e as inscrições do tênis de mesa (pingue-pongue) e queda de braço devem ser enviadas para o e-mail tadeu.salgado@uffs.edu.br.

Na inscrição, o time deverá informar o nome do capitão da equipe, que receberá todas as informações e deverá repassá-las aos demais integrantes da equipe.

sábado, 10 de setembro de 2016

UFFS CAMPUS CERRO LARGO REALIZA ENCONTRO SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR.

Cerro Largo realiza mais uma edição do Encontro sobre Avaliação Escolar

06092016_EFAE_TIAGO_CHIAPINOTTO_opt
Na manhã da terça-feira (6) o Auditório da Unidade Bloco A da UF FS – Campus Cerro Largo sediou o VII Encontro Formativo sobre Avaliação Escolar (VII EFAE). O evento, coordenado pela professora Rosângela Uhman, foi constituído por uma mesa-redonda dividida em dois blocos: no primeiro, quem conduziu a fala foi a professora do Ensino Básico municipal, Jane Dewes, a acadêmica de Ciências Biológicas, Margi Pasini, e a acadêmica de Química, Rafaela Günzel; o segundo bloco foi conduzido pela acadêmica de Física, Aline Jung, e pelo acadêmico de Ciências Biológicas, Elivelto Richter.


As apresentações foram um espaço de análise e reflexão crítica sobre as diferentes estratégias avaliativas vivenciadas em contexto educacional. Para a professora Rosângela, o momento de socialização das práticas avaliativas foi enriquecido devido a questionamentos e contribuições dos pibidianos, petianos, formadores e demais licenciandos da UFFS, “constituindo-se uma das ações dos coordenadores de estágio, para discutir no coletivo o planejamento, ação, reflexão, bem como o replanejamento das atividades avaliativas, tanto da Educação Básica quanto da formação acadêmica na Licenciatura”, completa.
A acadêmica Rafaela Grünzel acredita que esses eventos são fundamentais para a constituição docente, pois “são nessas oportunidades que socializamos temáticas importantes, polêmicas, como a avaliação educacional, e também são nesses eventos que compreendemos situações que vamos nos deparar na nossa vida profissional”, explica. Assim como Rafaela, a acadêmica de Ciências Biológicas, Margi Pasini, considera o encontro um espaço muito rico na formação docente: “temos grandes oportunidades de trocas de saberes com professores das escolas”, completa. Para a também acadêmica de Ciências Biológicas, Aline Walczak, que está no começo do curso, o evento proporcionou novas percepções: “no encontro eu pude perceber novas e diferentes estratégias de avaliação, e ver como elas funcionaram na prática. Esse exercício possibilita repensar ideias que tive para usá-las no futuro”, afirma.
A acadêmica de Física, Aline Welter, que participou da mesa-redonda, acredita que esses eventos são de grande contribuição para a formação acadêmica, devido à importância de compreender a formação docente continuada. Essa mesma percepção sobre a formação é vista pela acadêmica de Química, Giulia Bratz. “Com esses diálogos é possível a reflexão frente ao meu posicionamento quando chegar minha vez de ir para a sala de aula e avaliar um grupo discente. É muito importante repensar algumas concepções sobre a avaliação”, complementa. A importância de pensar a avaliação também foi um dos pontos que chamou a atenção do acadêmico de Química, Martinho Kroetz: “avaliar é estar presente na vida do aluno, ver sua situação, seu desenvolvimento, e todo tipo de ‘olhar’ para o aluno é um tipo de avaliação”.
Quando perguntada sobre suas percepções acerca da avaliação escolar, a acadêmica de Química, Vanessa Neunfeld, percebeu que o assunto avaliação ainda deixa o professor inseguro. Para a professora Rosângela, essa insegurança é um dos principais pontos que esses encontros formativos visam desconstruir: “falar de avaliação é muito mais do que pensar se fazer prova é certo ou errado”. Para a professora Rosângela, esse espaço auxilia na necessária reflexão sobre perspectivas de avaliação na formação inicial e continuada, “o que pode contribuir para mudanças nos discursos rumo a práticas que superem a atitude de apenas se ‘dar uma nota ou conceito’, mas de considerar os aspectos quantitativos de forma qualitativa frente ao complexo ato de avaliar de responsabilidade também, ao aprendizado pelo olhar do professor”, finaliza ela.

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...