sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Qualidade de Vida no Trabalho é fomentada por equipe multiprofissional no Campus Cerro Largo


SIASS_opt
A Equipe Multiprofissional do SIASS – Extensão Cerro Largo iniciou, no Campus, a campanha "Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas..." para incentivar os servidores a realizarem pequenos intervalos durante a sua jornada de trabalho, com o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida e melhora da saúde física, emocional e espiritual.
A campanha foi elaborada pelo Departamento de Qualidade de Vida no Trabalho (DQVT) e pela equipe da Unidade SIASS-UFFS/Chapecó, mediante relatórios extraídos do Sistema SIAPE-Saúde e pela enquete “Como está a sua saúde?” aplicada em junho de 2014 a todos os servidores da UFFS. Segundo a Equipe Multiprofissional, as pausas trazem benefícios como o aumento da sensação de disposição e bem-estar para a jornada de trabalho, redução da sensação de fadiga no final da jornada, prevenção do sedentarismo, estresse e doenças profissionais, além de melhorar a produtividade e favorecer a mudança da rotina, entre outros.
A equipe explica que jornadas ininterruptas de trabalho podem causar desconfortos como dores de cabeça, de coluna, dor na região cervical e olhos vermelhos. Por isso alertam que é preciso levantar da cadeira e espairecer por alguns minutos. A sugestão do SIASS para a prática de pequenas pausas são atividades como relaxar, esticar as pernas, levantar-se, caminhar ou fazer um lanche com os colegas. De acordo com a equipe, o importante é fazer algo que lhe permita descansar e sentir-se bem, assim como definir previamente os períodos de “relax”. Não é necessário seguir um plano à risca, mas sempre fica como um indicador das suas necessidades.
Sobre a extensão – Unidade SIASS/UFFS Cerro Largo
O funcionamento das extensões foi autorizado pela Portaria Nº 0645/GR/UFFS/2016. Também por meio da publicação de portarias, foi autorizado o exercício dos servidores que fazem parte das extensões. As equipes são formadas por servidores profissionais de diferentes formações e especialidades da área da saúde disponíveis nos campi e por servidores de setores administrativos. As equipes atuam, basicamente, em duas dimensões: no auxílio às atividades de perícia médica, por meio de ações de acolhimento aos servidores e de encaminhamentos a outros profissionais de saúde, se for o caso.
Outra atividade desempenhada pelas equipes nos campi é a realização e coordenação de ações de promoção e prevenção à saúde dos servidores, como palestras, oficinas, semanas de saúde e outras, levando em conta as realidades e as necessidades de cada um dos campi e em conjunto com o DQVT. Também compete às equipes propor medidas de melhoria das condições de trabalho, prevenção de acidentes, de agravos à saúde e de doenças relacionadas ao trabalho. No Campus Cerro Largo, a Equipe Multiprofissional é composta por Elenice Scheid, psicóloga, Heitor Sebastiany Reisdorfer Dewes, médico, Patrícia Graziele Dallastra, nutricionista, Zenaide Maria Gamarra Dos Santos, assistente social, Débora Champe da Silva Brum, e Solei Rejane Lenz, assistentes em Administração.
 Site : www.uffs.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...