quinta-feira, 16 de março de 2017

PROFESSOR TIAGO DA UFFS É CONTEMPLADO COM BOLSA DE PRODUTIVIDADE.

Professor na área de Física do Campus Cerro Largo é contemplado com Bolsa de Produtividade

A bolsa é concedida para os pesquisadores com alto nível de produção científica e excelente currículo

Assessoria de Comunicação do Campus Cerro Largo 
Publicado em: 14 de março de 2017 10h45min / Atualizado em: 14 de março de 2017 15h30min

Periodicamente, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concede bolsas de Produtividade em Pesquisa para pesquisadores das mais diversas áreas do conhecimento. Na UFFS – Campus Cerro Largo, o professor de Física (Astronomia), Tiago Vecchi Ricci, foi um dos contemplados em sua área. A Bolsa de Produtividade é dividida por áreas e dada a pesquisadores do Brasil que possuem alto nível de produção científica e um excelente currículo. Para o professor Tiago, além do apoio financeiro, essa bolsa abre muitas portas: “O pesquisador passa a ser visto com outros olhos, pois dá um status melhor frente ao CNPq e no meio acadêmico. Se eu encaminhar pedido de bolsa de Iniciação Científica ou participar de uma chamada universal, por exemplo, ganho pontos adicionais”, afirma.
Além do status profissional, a instituição a qual o pesquisador é vinculado também eleva seu prestígio. Conforme o parecer escrito pelo Conselho Deliberativo do CNPq, “será uma grande contribuição para prestigiar uma universidade séria com uma atuação numa região de fronteira muito sensível e de grande impacto social”. Tiago é o primeiro professor do Campus Cerro Largo a ser contemplado com essa bolsa e um dos primeiros de toda a UFFS.
O jovem professor iniciou sua carreira docente há cerca de um ano na UFFS – Campus Cerro Largo, porém há muito trabalha como pesquisador, quando entrou na Iniciação Científica, durante a Graduação. Ele é bacharel em Física pela USP e cursou Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado também na Universidade de São Paulo. Já tem mais de 100 citações em trabalhos e sua experiência é na área de Astronomia.
Dicas para estudantes
Para quem está iniciando uma carreira acadêmica, independentemente da área em que atua, o professor dá duas dicas de como ser um cientista produtivo:
1) Dedique-se muito na Graduação. “Aprenda muito bem as ferramentas básicas que a Graduação oferece a você, porque assim estará preparado para fazer Pós-Graduação em qualquer lugar do mundo”;
2) Escolha participar de um grupo produtivo. “Escolha fazer uma Pós-Graduação em grupos de pesquisa de reconhecida excelência. Isso será útil, não só para a sua formação como cientista, como também para construir um bom currículo. Ambos os fatores são essenciais para conseguir as melhores posições de trabalho como pesquisador no futuro. É muito importante que, ao começar a fazer essa procura pela Pós-Graduação, o aluno converse bastante com o maior número de pessoas possível para conseguir informações sobre com quem ele vai trabalhar durante alguns anos".
O projeto
O projeto submetido ao Bolsa de Produtividade é uma parceria entre a UFFS, USP e UFSC. Intitula-se “Diving – Deep IFS View of Nuclei of Galaxies”. Tiago explica: “Pretendemos analisar todas as galáxias mais brilhantes do céu, localizadas do hemisfério sul. Assim, quando conseguirmos analisar todas as galáxias de um certo grupo, poderemos afirmar quantas delas possuem determinados fenômenos físicos e quantas possuem outro. Estes números podem nos ajudar a entender a evolução do Universo e também o porquê de o Universo ser do jeito que ele é hoje”.
O Mestrado e Doutorado de Tiago, ambos em Astronomia, comprovaram a eficácia das metodologias de análises que eles utilizam neste projeto. O projeto está na fase de observação das galáxias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...