segunda-feira, 29 de maio de 2017

50 ANOS DA AMM -REMEMORADAS MUITAS CONQUISTAS.

Histórias de união, lutas e conquistas foram rememoradas por ex-presidentes da AMM
28 de Maio de 2017
Histórias de união, lutas e conquistas foram rememoradas por ex-presidentes da AMM
Ex-Presidentes da AMM com o atual presidente, Brasil Antonio Sartori

50 anos se passaram desde a criação da Associação dos Municípios das Missões (AMM), em 28 de maio de 1967. Mas o respeito, a união, o diálogo e articulação política continuam sendo a marca desta entidade, que está completando meio século de existência. Para comemorar esta data especial, diversas atividades serão realizadas no decorrer de 2017. A primeira delas, ocorreu na noite de sexta-feira (26) com jantar festivo que reuniu ex-dirigentes da entidade e outros convidados, na Casa Polonesa no pavilhão da Polfest, em Guarani das Missões.

"É uma bênção de Deus e uma honra ter sido indicado pelos colegas prefeitos para presidir a nossa AMM, justamente no ano de seu cinquentenário", exaltou Brasil Antonio Sartori, agradecendo o trabalho e a presença dos ex-presidentes da entidade, com destaque a um dos idealizadores e fundadores Associação, Laureano Alberto Schoffen.

De igual forma, o prefeito anfitrião, Jeronimo Jaskulski, evidenciou a importância da Associação dos Municípios das Missões e de todos que, de alguma forma, contribuíram para que ela se tornasse cada vez mais forte. "Hoje estamos vivendo um momento histórico para Guarani das Missões, a Capital Polonesa dos Gaúchos,  e para a região missioneira", ressaltou Jaskulski.

Audiência com o presidente da República
Representando os prefeitos que atuaram no comando da entidade, se pronunciou Walter Pryczynski, ex-chefe do Executivo de Guarani das Missões, que presidiu a AMM na década de 70. Ele rememorou fatos marcantes sobre as lutas e conquistas missioneiras, que só foram possíveis graças a legitimidade e articulação da Associação, como o asfaltamento da BR 392. "Fizemos o projeto e conseguimos agendar em Brasília uma audiência de dez minutos com o então presidente da República, Emílio Garrastazu Médici.

Mas, impressionado com a mobilização da nossa região, o presidente ficou conosco por quase uma hora e determinou ao seu ministro dos Transportes, Mário Andreazza, que estava presente, para que a estrada começasse por onde iria terminar: em Porto Xavier, já que outras regiões não demonstraram o mesmo interesse que as lideranças missioneiras", contou com orgulho, Walter Pryczynski ao enfatizar que "o trabalho realizado desde a sua fundação até os dias atuais, faz da Associação dos Municípios das Missões uma das mais importantes de todo o estado do RS".Deputado estadual, Eduardo Loureiro, que por duas vezes presidiu a AMM, fez questão de reiterar que a Associação é uma entidade de natureza política, que foi conduzida também por vereadores, e tem cumprido papel fundamental para o desenvolvimento regional, em todas as frentes de atuação, inclusive na expansão do turismo. "Histórias de conquistas, avanços e investimentos acontecem a partir da união de forças; e esta sempre foi a marca da Associação dos Municípios das Missões", reafirmou o parlamentar.

Fundador e idealizador da AMM
Loureiro, que preside a Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, parabenizou a atuação de todos os ex-dirigentes, mas também de um dos idealizadores e fundadores da AMM, que aos 92 anos, segue trabalhando na Secretaria Executiva. "É uma honra e um privilégio ter entre nós o Laureano Schoffen, que escreveu e assinou a ata de fundação da Associação, no ano de 1967", salientou Eduardo Loureiro, que na próxima quarta-feira (31), às 14 horas, em Porto Alegre, estará homenageando a AMM pela comemoração dos 50 anos da entidade, com um Grande Expediente na Assembleia Legislativa.

AMM e ALM
Brasil Antonio Sartori, presidente da AMM até março de 2018, destacou que a Associação dos Municípios das Missões vai atuar em conjunto com a Associação do Legislativo das Missões (ALM), na viabilização das pautas regionais prioritárias. "Faremos um trabalho unificado entre os dois poderes, Legislativo e Executivo, em benefício das reivindicações da comunidade missioneira", garantiu Sartori. O mesmo compromisso foi firmado pelo presidente da ALM, vereador Bio Milczarek. "Vamos unir a associação dos prefeitos com a associações dos vereadores, em defesa das reivindicações missioneiras. Parabéns aos pioneiros da AMM e a todos que trabalharam para hoje estarmos aqui, comemorando 50 anos de fundação desta entidade", felicitou o dirigente do Legislativo das Missões.

Brasil e Argentina
Secretário de Governo de San Javier/Argentina, Cristian Nunez, que representou o intendente, Enio Lemes, parabenizou a AMM por seu cinquentenário. Ele enfatizou que o trabalho que vem sendo feito pela Associação dos Municípios das Missões, há mais de 40 anos, pela construção da ponte internacional Porto Xavier/San Javier, tem ganhado força a cada dia. "Estamos juntos com a região das Missões nesta luta pela ponte", assegurou Nunez. Com esta mesma convicção, Brasil Sartori ratificou que "a Associação vai permanecer coesa nesta e em todas as outras lutas, que promovam o progresso do 26 municípios e da região missioneira".

Homenagem especial 
Entre outros convidados, prestigiaram o jantar festivo alusivo aos 50 anos da AMM, prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, soberanas da Polfest, vereadores, imprensa, e os seguintes ex-presidentes da entidade, que foram os homenageados da noite: Walter Pryczynski - Guarani das Missões (22/01/72 a 10/03/73); Roque Reinaldo Nedel - Cerro Largo (27/03/81 a 19/03/82); Casemiro Warpechowski - Guarani das Missões (19/03/82 a 01/03/83); Antonio Gonsiorkiewicz - Guarani das Missões (27/03/86 a 20/03/87); Adair José Trott - Cerro Largo (18/03/94 a 17/03/95 e 01/05/05 a 04/03/06); Mário Ribas Do Nascimento - São Miguel das Missões (17/01/97 a 20/03/98 e 18/01/01 a 15/03/02); José Lima Gonçalves - Santo Ângelo (16/03/02 a 21/03/03); Eduardo Debacco Loureiro - Santo Ângelo (05/03/ 06 a 16/03/07 e 20/03/10 a 18/03/11); Pedro Raimundo Birk - São Pedro do Butiá (17/03/07 a 28/03/08); Nelson Hentz - Mato Queimado (29/03/08 a 23/01/09); Vilmar Kaiser - Porto Xavier (24/01/09 a 19/03/10); Orcelei Dalla Barba - Mato Queimado (19/03/11 a 15/03/12); Junaro Rambo Figueiredo - São Luiz Gonzaga (22/03/14 a 20/03/15); Angelo Fabiam Duarte Thomas - Giruá (20/03/15 a 23/03/16).

No final do evento, os participantes cantaram parabéns, em português e polonês, em comemoração ao aniversário de 50 anos da AMM. Também foi apresentada a placa que será fixada na sede da Associação dos Municípios das Missões, com o nome da atual diretoria e demais prefeitos que congregam as 26 cidades da região.

VEJA TODAS AS FOTOS NA PÁGINA DA AMM NO FACEBOOK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...