terça-feira, 15 de agosto de 2017

ORGANIZAÇÃO DA FEIRA INTERNACIONAL MISSIONEIRA.

Organização da Feira Internacional Missioneira, marcou participação da AMM na reunião dos 30 Povos Jesuítico-Guarani
15 de Agosto de 2017
Evento será na região das Missões, em São Borja, para que a população possa conhecer e contar a mesma história que une Brasil, Argentina e Paraguai

Resgatar e valorizar a memória histórica da Cultura Missioneira como raíz comum, integrando os 30 Povos Jesuítico-Guarani (7 no Brasil, 15 na argentina e 8 no Paraguai). Com esta proposta foi realizada a Reunião do Conselho Trinancional de Governos Missioneiros, dia 14 deste mês, em La Cruz, Corrientes/Argentina, com a presença de uma delegação da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões).

No evento, que fez parte da programação do 2º Encontro Trinancional da Fé Missioneira, foram acertadas ações estratégicas por representantes do setor público e privado dos três países, como um calendário de eventos e um folder unificado, com a finalidade de divulgar os 30 Povos.
Presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori destacou que, "o primeiro passo é conhecer, para que todos nós dos 30 Povos possamos contar a mesma história que une Brasil, Argentina e Paraguai".

Sartori fez questão de ressaltar a importância da atuação da iniciativa privada neste processo de desenvolvimento integrado. "Para oportunizar mais emprego e renda, o poder público deve ser a base de apoio, mas é a iniciativa privada que vai trabalhar diretamente na venda do produto, com a hotelaria, gastronomia e pacote turístico", reconheceu o dirigente da AMM/Funmissões, reiterando a necessidade de viabilizar o calendário de eventos, para que todos possam participar e assim, conhecer a história jesuítica guarani, que envolve os 30 Povos.

HERMANOS MISIONEROS
"O povo da região das Missões é acolhedor, cordial, semelhante aos povos da Argentina e Paraguai", evidenciou o prefeito de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani, exemplificando a receptividade de toda a comunidade La Cruz, Corrientes/Argentina. Brondani foi enfático quanto a questão de que, para vender um produto, primeiro é imprescindível que todos estejam convictos do valor cultural, turístico, religioso e histórico de suas potencialidades. "Se não acreditar, ninguém consegue vender seu produto. E nós, missioneiros, estamos convencidos do nosso valor mundial cultural, religioso e histórico. Podem contar conosco na parceria deste empreendimento", afirmou Brondani.

Como uma forma de retribuir o carinho e irmandade dos argentinos e paraguaios, o prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto, os homenageou falando em espanhol. "É motivo de imensa alegria participar deste momento que exalta o turismo, a história e a fé que une os hermanos misioneros do Brasil, Argentina e Paraguai. Temos que seguir trabalhando em conjunto para resgatar, valorizar e tornar cada vez mais forte a história dos 30 Povos", salientou Scotto.

Pesquisador e empresário, José Roberto de Oliveira chamou a atenção para o fato de que seria muito importante a concretização de uma espécie de nivelamento da história. "Temos muito mais em comum do que pensamos, pois a história nos dividiu lentamente. Devemos estar organizados para que este grupo dos 30 Povos Jesuítico-Guarani se una e se torne cada vez mais forte", frisou José Roberto de Oliveira.

FEIRA INTERNACIONAL MISSIONEIRA
Realização uma Feira Internacional Missioneira, dia 9 de dezembro de 2017, em São Borja, data em que se comemora 20 anos de construção da ponte internacional São Borja/San Tomé, unindo duas cidades jesuítico missioneiras, que ligam Brasil e Argentina. Esta foi a proposição do prefeito Eduardo Bonotto, aprovada por todos os participantes, com o propósito de que representantes dos três países possam mostrar sua história e seus produtos turísticos.

"É fundamental que também a população conheça a história dos 30 Povos. Começamos com esta Feira Internacional Misssioneira, em São Borja, e vamos organizando o calendário de eventos, sempre com a presença do Brasil, Argentina e paraguai, apresentando, divulgando e vendendo seus produtos", sugeriu Eduardo Bonotto, ao concluir: "vamos construir o futuro, mas valorizando o passado".
Os trabalhos da Reunião do Conselho Trinancional de Governos Missioneiros, foram conduzidos, com maestria, por Myriam Ávila, com o apoio do intendente de La Cruz, Mateo Maidana, do vice-intendente, Luis Calmarde, e demaisparticipantes dos três países.

Após a reunião, a comitiva missioneira prestigiou as festividades do 2º Encontro Trinancional da Fé Missioneira, que encantou e comoveu o público com as belíssimas apresentações e demonstrações de fé. No palco, o primeiro show foi da região das Missões, com os músicos de São Borja, Leandro Farias e Ricardo Fraga.

DELEGAÇÃO BRASILEIRA
Integraram a delegação da região das Missões/R/Brasil, o presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Entre-Ijuís, Brasil Antonio Sartori e primeira-dama, Iara Sartori; o prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto; de São Luiz Gonzaga, Sidney Brondani e primeira-dama, Maria de Lourdes Brondani; o prefeito de Garruchos, João Carlos Scotto; a secretária de Turismo de São Borja, Caroline Aquino, juntamente com a diretora de Turismo, Odete Rosa e também da assessora de Turismo, Maristela Loureiro; a secretária de Turismo de São Luiz Gonzaga, Rose Grings; o secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos; o empresário Marino José Theobald; o pesquisador e empresário, José Roberto de Oliveira; o vereador de Garruchos, Carlinhos Matoso e o assessor de projetos, João Carlos, e assessoria de imprensa da AMM/Funmissões.
Em nome dos 26 municípios da AMM, os prefeitos de Entre-Ijuís, São Borja, Garuchos e São Luiz Gonzaga agradeceram à intedência de  La Cruz/Corrientes/Argentina e à comissão organizadora,  pela valorosa oportunidade de participar da Reunião do Conselho Trinancional de Governos Missioneiros, bem como do 2º Encontro da Fé Missioneira.

VEJA TODAS AS FOTOS NA PÁGINA AMM NO FACEBOOK
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...