terça-feira, 6 de março de 2018

PROJETOS TURÍSTICOS E EMPREENDEDORISMO PAUTARAM REUNIÃO DO DETUR

PROJETOS TURÍSTICOS E EMPREENDEDORISMO PAUTARAM REUNIÃO DO DETUR
06 de Março de 2018
 Ações que estão sendo desenvolvidas em várias frentes de atuação em benefício do turismo missioneiro foram debatidas na manhã de terça-feira (6/3), durante reunião do Detur/Funmissões. O encontro, que ocorreu na sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM), em Cerro Largo, reuniu prefeitos, empresários e gestores do setor turístico da região das Missões. Brasil Antonio Sartori, presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Entre-Ijuís, abriu os trabalhos reiterando a importância da união dos 26 municípios para que a região siga avançando.

"Um dos exemplos desta soma de esforços é a conquista dos recursos da consulta popular no valor de 711 mil reais, destinados ao projeto para sinalização das rodovias de toda a nossa região", evidenciou Sartori. Ele acrescentou que desde fevereiro do ano passado, quando assumiu a presidência da AMM, muitas iniciativas foram consolidadas e outras estão em andamento, graças a união do poder público e privado. Conforme explicou o secretário Executivo do Detur, Marcos Mattos, o projeto de sinalização turística, que terá como executora a Funmissões, está em fase final de aprovação da Sedactel, Daer e Dnit.

PROJETOS
Em pauta, o trabalho que vem sendo feito para viabilizar o asfaltamento nos acessos aos sítios arqueológicos de São João Batista (Entre-Ijuís), São Lourenço (São Luiz Gonzaga), Santuário do Caaró (Caibaté) e Assunção do Ijuí (Roque Gonzales); moção de apoio da AMM para a recomposição da RS de acesso ao município de São Miguel das Missões; cadastro das empresas e empreendedores da região no Cadastrur/Ministério do Turismo; projetos locais e regionais que deverão ser contemplados com os recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); calendário de eventos regionais; divulgação da região em feiras e eventos do trade turístico estadual, nacional e internacional; finalização do projeto regional de sinalização turística; ponte internacional Porto Xavier/San Javier; turismo rural, entre outros temas de fomento ao setor.

"Agradecemos todos os colegas prefeitos e responsáveis pelo turismo nos 26 municípios da AMM, pelo empenho, união e dedicação para que os pleitos deste setor ganhem força e sejam concretizados, pois quem mais ganha são as comunidades", destacou o diretor do Detur/Funmissões e prefeito de São Nicolau, Ricardo Klein.

MUDANÇA DE HÁBITO
Esta foi a recomendação do prefeito de São Miguel das Missões, Hilário Casarin, salientando que é necessário mais envolvimento dos chefes do Executivo nas iniciativas de incentivo ao turismo. "Já obtivemos expressivos avanços, mas o maior problema continua sendo não acreditarmos em nós mesmos. Por isso, é fundamental a conscientização de todos os prefeitos e demais agentes que atuam no setor para o valor das potencialidades turísticas de todos os municípios missioneiros", afirmou Casarin ao enfatizar: "Temos que mudar de hábito e efetivamente unirmos forças para alavancar o turismo", pontuou.

EMPREENDEDORISMO
Outro tema que integrou os assuntos da reunião foi a realização do Famtour - um tour de familiarização oferecido para agências de viagens conhecerem um destino em especial, tendo em mente que essas visitas são técnicas e turísticas. O Famtour aconteceu em São Miguel das Missões na semana passada, promovido pela Associação dos Amigos das Missões. Na ocasião, cerca de 40 agentes de turismo do RS e SC passaram dois dias na região. O empresário Carlos Augusto Alves, que preside a Associação, fez uma explanação sobre a relevância do evento para valorizar toda a região das Missões.

Com o mesmo entusiasmo, o empresário José Roberto de Oliveira reiterou sobre a necessidade de exaltar todos os atrativos históricos da região. Ele contextualizou que, cada um dos 26 municípios missioneiros têm sua potencialidade turística. Para ele, ainda que muitos locais precisam de serviços de melhorias na infraestrutura, cada um tem seu lugar na história missioneira.

PONTE EM FOCO
Por ser um dos maiores gargalos da AMM/Funmissões, a ponte internacional Porto Xavier/San Javier também foi tema da reunião. O vice-presidente da AMM e prefeito de Rolador, Paulo Peixoto, fez um relato dos trabalhos que vêm sendo desempenhados para que a ponte missioneira comece as obras no próximo ano. "Estamos firme nas tratativas para a conclusão do anteprojeto da ponte. Na medida em que se concretizam nossas ações, vamos informando a população missioneira. A construção deste empreendimento vai ser fundamental para exaltar o turismo missioneiro", motivou Peixoto. Também o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, reiterou que o trabalho pela ponte tem sido diário, junto às autoridades federais brasileiras e argentinas.

DESTAQUE POLÍTICO
Representando o Executivo missioneiro, também participaram os prefeitos de Vitória das Missões, Aldi Minetto e de Cerro Largo, Valter Spies. "Podem contar com o apoio do nosso município, pois temos muito interesse em mostrar o turismo de Vitória das Missões", disse Minetto. Já o prefeito anfitrião, fez questão de ressaltar que 2017 foi um ano muito importante para a AMM. "Nossa Associação foi destaque político junto aos governos federal e estadual. Temos muito trabalho pela frente, mas, com certeza temos muito resultados positivos e, seguiremos atuando por nossa comunidade e pela região, sempre com o reforço político da nossa AMM", concluiu Spies.

Estiveram presentantes representantes dos municípios de Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Entre-Ijuís, Guarani das Missões, Mato Queimado, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Pedro do Butiá e Vitória das Missões.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessora de Imprensa AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...