segunda-feira, 23 de julho de 2018

ASSEMBLÉIA GERAL DA AMM NA FAMURGS

FAMURS SEDIA ASSEMBLEIA GERAL DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DAS MISSÕES
23 de Julho de 2018
 
No auditório da Famurs, em Porto Alegre, realizou-se nesta quinta-feira (19), com grande participação de prefeitos, a Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Municípios das Missões. A abertura foi conduzida pelo presidente da Associação, Paulo Peixoto, que deu início aos trabalhos destacando os assuntos de grande relevância para os 26 municípios associados.
Antonio Cettolin, presidente da Famurs, manifestou-se parabenizando todos os prefeitos missioneiros presentes na solenidade, enaltecendo a organização e participação da Associação dos Municípios das Missões sempre em busca de melhorias e conquistas para a região. O Presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, também participou da Assembleia, cumprimentou as primeiras damas e ressalvou a imposição da força e liderança feminina, abordou assuntos tratados na marcha dos prefeitos na capital nacional, a importância da nova lei de licitações, e a renegociação dos juros das dívidas públicas municipais, no qual trouxe melhores condições a administração pública.
O pré-candidato ao governo do estado, Jairo Jorge, também esteve presente na solenidade, e na oportunidade proferiu as necessidades de investimentos para todo o Rio Grande do Sul, na saúde, educação, segurança, destacando a importância do acesso asfáltico para todas as cidades do estado, e defendeu a necessidade de forte investimento na infraestrutura da região missioneira e o quanto ela é importante para o crescimento local.

SEGURANÇA NA REGIÃO DAS MISSÕES
Ainda durante a tarde de quinta-feira, ocorreu um importante diálogo com o secretário de segurança do estado, Cezar Augusto Schirmer, que tratou da segurança na região missioneira e como ela pode ser melhorada. Na ocasião, ele trouxe em pauta o cenário preocupante da violência instalado no país, comparando os números de homicídios aos países que vivenciam situação de guerra.
O secretário destacou a necessidade de maior efetivo para a polícia ostensiva das ruas, e a criação de meios para inibir as ações criminosas, com auxílios das tecnologias, através da criação de um Centro de Operações e Videomonitaramento Integrado, na qual reduziriam as custas do estado e ajudariam no sistema de segurança das cidades.

REUNIÃO DAS PRIMEIRAS-DAMAS
As primeiras-damas missioneiras se reuniram na sede da Famurs e no encontro houve a explanação do movimento das mulheres municipalistas pela técnica da CNM, Carla Albert.
Na oportunidade, a primeira-dama de Rolador, Ronise Langer, apresentou a primeira-dama da Famurs, Regina Cettolin e demais presentes, o Projeto Missões pela Vida 2018, desenvolvido pela Associação das Primeiras-damas dos Municípios das Missões, que tem como intuito propagar uma campanha conscientizadora de reciclagem e separação do lixo, visando o cuidado com o planeta. Na reunião cada primeira-dama manifestou os cuidados e aplicação do projeto em seus municípios e como o mesmo será desenvolvido. E para encerrar, foi entregue a Regina Cettolin, uma lembrança típica da região missioneira.

RECEPÇÃO DO GOVERNOR NO PALÁCIO PIRATINA
No fim do dia, após encerramento da programação na sede da Famurs, os prefeitos missioneiros foram recepcionados pelo governador do estado, José Ivo Sartori, no Palácio Piratini, que os recebeu e tratou de diversos assuntos de interesse da região. A primeira-dama do estado, Maria Helena Sartori, apresentou o Palácio Piratini a todos presentes, e contou as histórias que deram origem as obras de arte e estrutura do Palácio.

SEGUNDO DIA DE ASSEMBLEIA TRATA ASSUNTOS CULTURAIS, QUESTÕES JURÍDICAS E PROGRAMAS DE FINANCIAMENTOS
No segundo dia da Assembleia, iniciaram-se os trabalhos com a apreciação das atas e balancetes da AMM/Funmissões, com aprovação unânime dos prefeitos associados. Após, o secretário de Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser, apresentou o projeto educativo/cultural para realização de palestras nos meses de agosto, setembro e outubro, nas escolas municipais para retratar a herança cultural da História das Missões, e dos 30 povos Jesuítico-Guaranis.
Em seguida, com a participação da Diretora Presidente do BADESUL, Jeanette Lontra, foi apresentado programas de financiamentos para vários setores da administração pública, como do PRODETUR para o turismo, além de projetos estratégicos de municípios para o desenvolvimento das questões ambientais, sociais e econômicas.
Juliana Herpen, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, também esteve presente, e participou de debates sobre a importância de investimentos na cultura dos povos missioneiros para o fortalecimento e crescimento local, e reforçou as riquezas que a região possui para exploração do setor turístico.
Ainda, houve assistência jurídica com o assessor da AMM/Funmissões, Gladimir Chiele, que prestou orientações jurídicas sobre questões de acentuado interesse da Administração Pública a todos os prefeitos e líderes presentes, e ressaltou a possibilidade de consenso direto com o Ministério Público com a finalidade de reduzir as demandas jurídicas municipais.
No fim da manhã de sexta-feira, encerrou-se a solenidade com a explanação de ideias do representante do pré-candidato a governador Luis Carlos Heinze, Kevin Krieger, que trouxe em mesa os objetivos e projetos governamentais do político para o estado, abrindo espaço para as reinvindicações de cada município que compõem o quadro da AMM.
A próxima Assembleia acontecerá dia 24 de agosto no município de Santo Antônio das Missões.
Por Kerly Nasser-Site AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...