sexta-feira, 7 de setembro de 2018

DETUR E 9ª. FEAAGRI MISSÕES.

DETUR REALIZA REUNIÃO NA 9° FEAAGRI MISSÕES EM SANTO ÂNGELO
07 de Setembro de 2018

Foi realizada no Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter, (Parque da Fenamilho), reunião do Departamento de Turismo, e teve como pauta principal o “turismo rural” na região, como ele vem crescendo, e como ainda pode ser explorado.

O evento contou com a presença do presidente da Associação dos Municípios das Missões, prefeito Paulo Peixoto, e demais dirigentes do setor e diretoria da Feira de Agroindústria e Agricultura Familiar das Missões, que juntamente com palestrantes abriram debates sobre o agroturismo.

O seminário do turismo rural teve várias palestras pontuais sobre o tema. Iniciou-se com o coordenador do projeto “ponte internacional Porto Xavier/San Javier” e interlocutor, Ovídio Kaiser, que trouxe todas as informações sobre o projeto da construção da ponte monumento que ligará Brasil/Argentina, contou a história do grande sonho regional que iniciou em 1976, e como ela é importante para o crescimento do turismo da região, pois o projeto é de uma ponte turística, com simbologia jesuítica-guarani, com área de lazer para seus visitantes.

Também houve palestra com Vanessa Gnoatto, representante da EMATER- Santa Rosa, que explanou a importância de maiores investimentos nessa modalidade de turismo, que tem, por objetivo, permitir, a todos, um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, pelas festas tradicionais e produtos típicos agrícolas. Reforçado por Carlos Lacourt, proprietário da Fazenda Tropeiro Camponez, que recebe diariamente turistas para fazer turismo de aventura e ecológico, propiciado pelo patrimônio cultural e natural do meio rural, através de hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar, que ainda ressaltou como isso vem atraindo turistas de todas as regiões do país e do mundo nos últimos anos.

O evento ainda contou com a presença do Diretor de Turismo da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Abdon Barreto Filho, que trouxe em pauta o programa Prodetur + Turismo, programa que serve para ampliar a oferta de recursos para a realização de projetos para o desenvolvimento do turismo no país, através de linhas de financiamento com prazos e juros diferenciados de instituições parcerias como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de modo a alavancar o setor turístico em todo o estado, gerando emprego e renda para a população.

Por fim, aconteceu debate com o tema “Gastronomia e Turismo”, com a palestrante, Aline Prestes Roque, do Instituto Federal Farroupilha de São Borja, que explanou sobre o curso gratuito de gastronomia oferecido pelo Instituto, e sobre o Festival Internacional da Cozinha Missioneira, que acontece desde 2014 no município e vem sendo um grande sucesso, destacando como a gastronomia é um dos principais atrativos do setor turístico.

Após a reunião, houve a abertura oficial da FEAAGRI MISSÕES E FESTIVAL CIDADE DAS TORTAS, no Parque Internacional de Exposições Siegfried Ritter em Santo Ângelo, com a presença de líderes e prefeitos da região.
.
 Por Kerly Nasser-Site AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...