sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

AMM BUSCA APOIO PARA DIVULGAR NO MUNDO DESTINO MISSÕES

AMM busca apoio do MTur e Embratur para divulgação mundial do Destino Missões

09 de Dezembro de 2016
AMM busca apoio do MTur e Embratur para divulgação mundial do Destino Missões
(esquerda) Presidente da Embratur, Viinicius Lummertz; Mário Nascimento; Ministro do Turismo, Marx Beltrão; Prefeito Junaro Figueiredo e Michel Bueno

Em Brasília, comitiva missioneira atua para inserir a região no estande brasileiro da FITUR, em Madrid

Dando seguimento às tratativas para viabilização da participação da região das Missões na Feira Internacional de Turismo (FITUR) em Madrid/Espanha, que acontecerá entre os dias 18 a 22 de janeiro de 2017, uma comitiva missioneira esteve em Brasília nos dias 7 e 8 deste mês. O objetivo foi de buscar apoio do ministro do Turismo (MTur), Marx Beltrão e do presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, quanto a um espaço no estande do governo brasileiro na FITUR para o lançamento mundial do Circuito das Missões Jesuíticas, e principalmente a divulgação promocional do Destino Missões/Brasil.

Na Feira Internacional de Turismo em Madrid, cada país terá estande próprio. Este é um dos acertos, conforme acordo internacional de cooperação para que o conjunto de atrativos jesuíticos da América do Sul, por meio das Missões do Brasil (Região das Missões), Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, se tornem a IMAGEM TURÍSTICA SUL AMERICANA MUNDIAL, firmado entre os cinco países no dia 9 de novembro passado, em Encarnación/Paraguai.

Devido a impossibilidade de comparecimento do presidente da entidade, Valdir Andres, por motivos de saúde da família, representaram a região missioneira o coordenador técnico da CNM e da Famurs, Mário Ribas do Nascimento, o prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueredo, o secretário geral da Prefeitura Municipal de Santo Ângelo, Michel Bueno e a assessora de imprensa da AMM/Funmissões, Karin Schmidt.

Na reunião do Conselho Nacional do Turismo, realizada no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, na quarta-feira (7), Mário Nascimento, que também é presidente da organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial, explanou sobre a questão ao ministro do Turismo e ao presidente da Embratur. Ao final do evento, Vinícius Lummertz solicitou documento oficial da AMM/Funmissões, que na quinta-feira (8) foi entregue pessoalmente em seu gabinete para o assessor da presidência, Marcelo Costa, pela assessora de imprensa da Associação, Karin Schmidt.

Em entrevista à AMM, o dirigente da Embratur sinalizou positivamente a viabilidade do pleito. “Uma vez feitas as inscrições, daremos prioridade pelo significado do potencial de turismo internacional, considerando que a Espanha é um dos países matrizes do movimento jesuítico. Nosso legado cultural será divulgado para o mundo todo, que estará representado em Madrid”, destacou Lummertz.

O ministro do Turismo e o presidente da Embratur foram presenteados com uma cuia que leva a marca "Orgulho de ser Missioneiro", e com a cruz missioneira em miniatura, que fizeram questão de usar logo que a receberam no início do evento.

O presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, conjuntamente com a diretora do Detur/Funmissões e prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, estarão reunidos na próxima semana para definir os ajustes sobre a possível participação da região das Missões na Feira Internacional de Turismo (FITUR/2016), em Madrid/Espanha.

Site AMM

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

REGIÃO DAS MISSÕES VAI SEDIAR EVENTO INTERNACIONAL.

Região das Missões vai sediar evento internacional na próxima semana
02 de Dezembro de 2016
Seminário Internacional sobre Gestão de Paisagens, Parques Históricos e Culturais será realziado entre os dias de 5 a 9 de dezembro

Dono de uma paisagem cultural de altos valores patrimoniais e ambientais, o território das Missões Jesuíticas dos Guarani, no Brasil, foi escolhido para sediar o primeiro Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão de Paisagens, Parques Históricos e Culturais, entre os dias 5 e 9 de dezembro, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Campus Santo Ângelo.

O evento reunirá gestores de sítios reconhecidos mundialmente para aprofundar as discussões e o conhecimento sobre boas práticas na gestão territorial de paisagens, parques históricos e culturais, contará na abertura com a presença da presidente do Iphan, Kátia Bogéa.

APOIO DA AMM/FUNMISSÕES
Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Instituto Andaluz do Patrimônio Histórico (IAPH), Universidade Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), com o apoio da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), o seminário tem vagas limitadas e busca debater, apresentar e possibilitar a troca de experiências de casos de boas práticas na gestão do Patrimônio Cultural, e nas políticas públicas relacionadas ao tratamento da paisagem cultural, de parques históricos e culturais que, dentro de uma perspectiva territorial, contribuam para a consolidação do Parque Histórico Nacional das Missões.

PÚBLICO ALVO
O seminário tem como público alvo gestores de Parques Históricos e Culturais e sítios protegidos pelo Iphan – declarados tanto como Patrimônio Nacional e Mundial e integrantes da lista indicativa brasileira –, agentes públicos envolvidos com a preservação patrimonial, representantes da sociedade civil com interface de atuação na área de abrangência territorial da Região das Missões, profissionais da área de patrimônio cultural e ambiental, acadêmicos envolvidos com a temática do patrimônio cultural e ambiental e estudantes universitários.

PROGRAMAÇÃO
A programação prevê a realização de visitas aos sítios arqueológicos de São João Batista, São Lourenço Mártir e São Miguel Arcanjo, além de palestras, conferências, e estudos de casos. Entre os temas abordados estarão os modelos para a proteção e gestão da Paisagem Cultural na Europa e no âmbito anglo-saxão; a experiência espanhola; gestão integrada dos sítios e paisagens culturais em Portugal (Parque Arqueológico do Vale do Côa), no Reino Unido (English Heritage Trust) e nos Estados Unidos da América (National Park Service); além da Colômbia com a Paisagem Cultural Cafetero; México com a Paisagem agavera e as antigas instalações industriais de tequila; Peru com a Cidade Sagrada de Caral-Supe; e a gestão da Paisagem Cultural no Brasil e dos Parques Históricos Nacionais.

PALESTRANTES
Entre os palestrantes do seminário estarão representantes do Iphan, IAPH, Getty Conservation Institute, Fundação Côa Parque, English Heritage Trust, National Park Service, Ministério da Cultura da Colômbia, Instituto Nacional de Antropologia e História do México, Parque Natural e Entorno de Doñana, da Espanha, Ministério da Cultura do Perú, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), e da Coordenação Nacional do Projeto de Valorização da Paisagem Cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões (Projeto Iphan/ABC/UNESCO).

PARQUE HISTÓRICO NACIONAL DAS MISSÕES
O Iphan atua na preservação do Patrimônio Cultural das Missões Jesuíticas Guarani, no Rio Grande do Sul, desde 1937 – ano de sua criação – com o tombamento federal das estruturas remanescentes da redução jesuítica-guarani de São Miguel Arcanjo, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1983.
Ao longo dos anos, outros remanescentes integrantes dos povoados reducionais da república jesuítica do Paraguai, situados em território brasileiro – chamados Sete Povos das Missões – foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Nacional. Assim, quatro sítios arqueológicos encontram-se tombados e são administrados diretamente pelo Iphan: São Miguel Arcanjo, São João Batista, São Lourenço Mártir e São Nicolau.

PATRIMÔNIO CULTURAL E AMBIENTAL
Com o intuito de promover a gestão territorial de forma integrada entre patrimônio cultural e ambiental, reposicionando os bens patrimoniais como ativos socioculturais e econômicos, envolvendo os distintos atores locais e compartilhando responsabilidades, o Iphan propôs em 2009 a criação do Parque Histórico Nacional das Missões (PHNM). A figura de gestão de “Parque Histórico Nacional” necessita ser aprofundada, assim como a abordagem territorial incluindo o conceito de Paisagem Cultural. Neste sentido, o projeto de consolidação do PHNM se propõe como piloto ao Iphan, de modo a permitir orientar uma política nacional nessa matéria.

SÍTIOS MISSIONEIROS
O Parque Histórico Nacional das Missões foi criado em 2009, por meio do Decreto nº 6.844, reunindo os sítios arqueológicos missioneiros de São Miguel Arcanjo (localizado no município de São Miguel das Missões), de São Lourenço Mártir (em São Luiz Gonzaga), de São Nicolau (em São Nicolau), e o de São João Batista (em Entre-Ijuís).

O Sítio Histórico de São Miguel Arcanjo ou São Miguel - Tombado como Patrimônio Nacional, em 1938, e declarado Patrimônio Cultural Mundial, pela Unesco, em 1983, era um dos povoados que pertenciam as reduções jesuíticas-guarani, que formava com seis outras, os chamados Sete Povos das Missões que, hoje, localizam-se em território brasileiro.

As reduções eram povoados implantados em território originalmente ocupado por indígenas durante o processo de evangelização promovido pela Companhia de Jesus nas colônias da coroa espanhola na América, durante os séculos XVII e XVIII, representam importante testemunho da ocupação sistematizada do território, e das relações culturais que se estabeleceram entre os povos nativos, na maioria do grupo étnico Guarani, e missionários jesuítas europeus. A “Província Jesuítica do Paraguai”, que compreendia um sistema de relações espaciais, econômicas, sociais e culturais singulares, conformada à época por 30 povoados, chamados de reduções, o qual incluía ainda estâncias, ervais, redes de caminhos e vias fluviais estendidas pela bacia do Rio Uruguai e de seus afluentes, abrangia uma extensa área da América Meridional, correspondente, nos dias atuais, a regiões do Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil.
Informações: http://portal.iphan.gov.br ou projeto.missoes@iphan.gov.br/ 55-3381 1221
site: AMM

sábado, 26 de novembro de 2016

SICREDI REINAUGURA AGÊNCIA TODA REMODELADA.

                                              Dia 25 Novembro 20 hrs.-Sexta Feira
Sicredi reinaugura sua agência totalmente remodelada num
grande presente para Cerro Largo.

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

AMM E O DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO REGIONAL.

AMM/Funmissões e Corede Missões preparam ações efetivas para o desenvolvimento estratégico regional
22 de Novembro de 2016
Em reunião realizada na manhã de terça-feira (22/11) promovida pelo Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede Missões), em parceria com a Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), foram formados grupos de trabalho para atuação na elaboração dos projetos que constarão no plano estratégico de fomento ao turismo da região das Missões.

Já na próxima sexta-feira (25/11) a equipe de trabalho, composta por representantes do setor público e privado de diferentes áreas, vai se reunir para formatar as demandas que constituirão os projetos conforme resoluções deliberadas no encontro, que ocorreu no Centro Municipal de Cultura em Santo Ângelo. Nesta primeira etapa, o grupo vai desenhar quais serão as iniciativas, quanto recurso é necessário para viabilizá-las e de que forma estas ações serão apresentadas e se tornarão efetivas neste plano.

Diretora do Detur/Funmissões, Rosane Grabia destacou a importância em firmar parcerias para expandir o turismo missioneiro e proporcionar mais emprego e renda para a população. “O reforço do Corede Missões e da iniciativa privada é muito significativo para a nossa luta conjunta em defesa da ampliação do turismo missioneiro”, ressaltou Grabia, que é prefeita de Sete de Setembro.

A reunião foi conduzida pelo coordenador de Planejamento Estratégico do Corede Missões, Luis Cláudio Ortiz e por Daniel Claudy da Silveira. Estavam presentes representantes do IPHAN Missões, do Caminho das Missões, Associação Comercial e Industrial, imprensa, Comudes, Secretários municipais, vereadores, empresários, entre outros integrantes de diversos segmentos turísticos dos 26 municípios que congregam a região das Missões.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

REUNIÃO DA AMM EM SÃO PAULO DAS MISSÕES.

São Paulo das Missões vai sediar assembleia da AMM nesta semana
22 de Novembro de 2016
São Paulo das Missões vai sediar assembleia da AMM nesta semana

Na próxima sexta-feira (25/11) será realizada em São Paulo das Missões a assembleia mensal da Associação dos Municípios das Missões e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), às 9 horas da manhã, no salão de eventos da escola Rieger. Ações do Departamento de Turismo (Detur), entre outros temas que vão ao encontro do desenvolvimento dos 26 municípios missioneiros estarão em pauta.

Prefeita anfitriã, Noeli Borré Ruwer destacou a satisfação em sediar o encontro. “É importante a reunião ocorrer também nos municípios e não somente na sede da entidade, pois sempre é uma oportunidade de confraternização entre os prefeitos vizinhos e suas equipes”, evidenciou a prefeita ao acrescentar que “todos serão muito bem recebidos em nossa cidade, os colegas prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, assistentes sociais e imprensa regional”.

Além da assembleia da AMM/Funmissões, também terão as reuniões paralelas das primeiras-damas e assistentes sociais.

sábado, 12 de novembro de 2016

REGIÃO DAS MISSÕES REPRESENTA O BRASIL NA MARCA DA AMÉRICA DO SUL PARA O MUNDO.

Região das Missões representa o Brasil na marca da América do Sul para o mundo
10 de Novembro de 2016
Região das Missões representa o Brasil na marca da América do Sul para o mundo
Delegação brasileira, da região das Missões, com o governador de Itapúa/Paraguai
Assinado o Termo de Cooperação para que o conjunto dos atrativos jesuíticos da América do Sul, por meio das Missões do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia, se tornem a imagem turística Sul Americana mundial. O ato ocorreu no dia 9/11 durante do 1º Encontro de Governadores, Prefeitos, Vereadores do Circuito Internacional das Missões Jesuíticas da América do Sul, que vai até a próxima sexta-feira (11) em Encarnación/Itapúa/Paraguai.
O documento firmado entre os cinco países teve como responsável do Brasil o governo do Estado do Rio Grande do Sul, na ocasião representado pelo diretor geral da Secretaria de Turismo do RS, Idilio Pasuch. Diante deste compromisso oficial, foi consolidada a união entre as lideranças destes territórios identificando objetivamente as demandas a serem executadas.
Para o presidente da AMM/Funmissões, Valdir Andres, foi de grande importância a presença da comitiva missioneira, que foi muito bem recepcionada pelo governo de Itapúa/Paraguai. “O governador de Itapúa, Luis Gneiting, foi extremamente atencioso com a nossa delegação brasileira, se mostrando sempre interessado em tudo o que está acontecendo em nosso país, em nosso estado e em nossa região, nos valorizando e nos reconhecendo como irmãos missioneiros”, salientou Andres, que é prefeito de Santo Ângelo.
Demandas históricas
No Brasil, na região das Missões, as ações históricas necessárias são: acessos asfálticos de São Lourenço Mártir (São Luiz Gonzaga) e São João Batista (Entre-Ijuís); conclusão das obras do aeroporto regional de Santo Ângelo e sua internacionalização; viabilização da ponte internacional Porto Xavier/San Javier; criação da Agência de Desenvolvimento; execução de um plano de marketing para divulgação e promoção internacional; resolução das questões fronteiriças; sinalização turística para todo o circuito internacional – a rota unificada entre Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia.
Reconhecimento mundial
O painel do Brasil foi conduzido pela região das Missões, por José Roberto de Oliveira, coordenador brasileiro no desenvolvimento da Rota Turística Jesuítica-Guarani, que estava acompanhado do presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), Valdir Andres, e da diretora do Detur/Funmissões, Rosane Grabia.
Em sua explanação, Oliveira reiterou que o turismo é o maior gerador de emprego no mundo. “Este potencial tem que, obrigatoriamente, ser utilizado pelas regiões que detêm atrativos jesuíticos e que agora, neste novo cenário, compõem a MARCA SUL AMERICANA PARA O MERCADO MUNDIAL”, enfatizou o coordenador brasileiro.
Próxima etapa
Ficou acertado que no início de 2017, na Feira Internacional de Turismo na Espanha, será apresentado integralmente o produto turístico ao mercado mundial. “Isto significa a importância da aceleração das visões profissionais com relação à temática. Pois, a repercussão da exposição mundial que vai acontecer, exigirá que os 26 municípios da AMM estejam preparados à curtíssimo prazo para receberem centenas, milhares de turistas que virão conhecer a região das Missões”, ressaltou José Roberto de Oliveira.
Delegação brasileira
Também integraram a comitiva brasileira os prefeitos de Caibaté, Sérgio Birck; São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo; Entre-Ijuís, José Paulo Meneguni; Mato Queimado, Nelson Hentz; vice-prefeito de Roque Gonzales, Lino Wohlfahrt; secretária de Turismo de São Miguel das Missões, Márcia Heck; secretário de Cultura de Santo Ângelo, Julio Matos; secretário Executivo da AMM, Norberto Schoffen; secretário de Saúde de Porto Xavier, Iury Sommer Zabolotsky; vereadores de Santo Ângelo, osvaldir Ribeiro de Souza, Marcos Mattos, Zilá Andres e Lauri Juliani; de São Luiz Gonzaga, vereador Paulo Cesar Trindade; de Porto Xavier, Sergio Alves; assessora de imprensa da AMM/Funmissões, Karin Schmidt; do Caminho das Missões, Romaldo Melher e Marta Benatti, entre outros. 

SITE DA AMM.

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

INCUBADORA TECNOSSOCIAL DA UFFS.


No final de agosto deste ano, a Incubadora Tecnossocial de Cooperativas e Empreendimentos Econômicos Solidários (ITCEES) da UFFS – Campus Cerro Largo e entidades representativas reuniram-se para debater a questão da coleta seletiva de lixo de Cerro Largo. Esse foi o primeiro encontro do Fórum de Gestão Social, que tem o objetivo inicial de viabilizar a criação de uma cooperativa de catadores de resíduos sólidos no município, além de debater problemas sociais que exijam uma atuação conjunta por parte da sociedade.
“A questão da coleta seletiva e da gestão de resíduos sólidos, de maneira geral, é bastante complexa e depende de uma atuação simultânea em várias frentes. Aliás, a coleta seletiva não é importante apenas para os catadores. É uma questão de saúde pública”, explica um dos coordenadores da Incubadora, o professor da UFFS Artur Wuerges .
Com a ajuda da ITCEES, a Cooperativa de Catadores foi fundada no dia 3 de novembro e atualmente está sendo redigido o seu estatuto. A formalização desse grupo que já atua na atividade da coleta de lixo envolve a sua constituição enquanto cooperativa, garantindo que haja segurança jurídica, que tenha CNPJ, estatutos, regimento e sede. A cooperativa também garante que haja inclusão social, visando geração de trabalho e renda, bem como a melhor gestão de resíduos na cidade.
Fórum de Gestão Social
O professor Artur explica que pensar em gestão social é pensar além da gestão de políticas públicas e não se restringe à esfera público-governamental, mas sim estabelecer articulações para ações de intervenções e de transformação social, sobressaindo o interesse público da sociedade e formando consciência crítica dos cidadãos.

O Fórum de Gestão Social está atualmente dividido em três comitês de trabalho: Comitê de Educação Ambiental, Comitê para Elaboração do Estatuto da Cooperativa de Catadores e Comitê Técnico, que envolve engenheiros e especialistas para elaboração de pareceres técnicos. O Fórum é composto por entidades representativas como o Poder Judiciário, a Promotoria Pública, a Defensoria Pública, a Prefeitura Municipal, a Câmara de Vereadores, o Lions Clube, o Rotary, a Cáritas, além da própria UFFS.
Site UFFS

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

SUCESSO ABSOLUTO DO DESTINO MISSÕES NO FESTIVAL INTERNACIONAL DE TURISMO EM GRAMADO.

Destino Missões foi sucesso absoluto no Festival Internacional de Turismo em Gramado
07 de Novembro de 2016
Destino Missões foi sucesso absoluto no Festival Internacional de Turismo em Gramado
A diversidade turística, histórica, étnica, cultural e religiosa da região das Missões, congregada por 26 municípios, chamou a atenção durante o Festival Internacional de Turismo (Festuris), que ocorreu em Gramado entre os dias 04 a 06 de novembro.
Visitantes e expositores de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, do Brasil e de outros países não paravam de chegar ao estande da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões) para conhecer atrativos missioneiros muito peculiares, que despertavam curiosidade e encantamento.
A comitiva missioneira, liderada pela diretora do Detur/Funmissões, Rosane Grabia, que representou o presidente da AMM/Funmissões e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, não mediu esforços para divulgar e mostrar porque o destino Missões tem se destacado cada vez mais no cenário turístico nacional e internacional. “Nossa região precisa também do turismo para alavancar a economia. Apesar dos desafios, vamos seguir trabalhando unidos”, ressaltou Grabia, ao acrescentar: “nossa participação em Gramado foi um sucesso graças ao empenho de cada um dos representantes da nossa região, que com um brilho especial no olhar demonstravam o orgulho de ser missioneiro e cativavam os visitantes”, salientou Rosane Grabia, que é prefeita de Sete de Setembro.
Produtos da região como folders, escapulários, sacolas, cruz missioneira em miniatura, degustação do tradicional Café de Cambona com bolinhos fritos, entre outros sabores da gastronomia missioneira, vídeos ilustrativos da região, foram destaques no evento. A cultura missioneira representada por benzedeiras, diferentes etnias como alemã, polonesa e guarani, foram os grandes atrativos não somente do estande da Funmissões, mas de todo o Festival de Turismo.
Benzedeiras
Descendente dos povos Guarani e afro, aos 81 anos, dona Alzira de Oliveira Leite, natural de São Miguel das Missões, que está entre as Avós das Tradições Culturais Brasileiras, garante que pretende seguir firme para manter viva esta ciência das ervas e das benzeduras. “Faço isso com muita fé e muito amor, há 66 anos. Enquanto Deus me der saúde, quero continuar benzendo, pois as pessoas precisam muito de oração”, contou dona Alzira.
Com o mesmo entusiasmo, a benzedeira miguelina, Marlene Machado Cassiano, trabalhou no estande ao lado de dona Alzira, onde filas e mais filas de pessoas, se emocionavam enquanto eram tocadas pelo poder da oração.
Mescla de Culturas
Secretária Executiva do Detur, Izábel Cristina Ribas explicou que a participação em eventos é importante para evidenciar o resgate aos antepassados. “É sempre uma excelente oportunidade que temos de mostrar que a nossa região não é apenas os Sete Povos Missioneiros. É a mescla de culturas dos 26 municípios evidenciada nas etnias presentes em nosso estande, que contribuíram para o crescimento e valorização das Missões”, frizou Izábel ao reiterar que sente cada vez com mais intensidade, orgulho de ser missioneira!
Outro destaque no estande da Funmissões foi a tecelagem com lã de ovelha, feita ao vivo por Dalva da Luz Pereira, que contava, com muita alegria e conhecimento de causa, que na época do índio Potiguassu este trabalho era feito pelas órfãs e viúvas, como uma forma de contribuírem com a comunidade e em troca receberem alimentos.
Apoio do Estado 
O secretário estadual de Cultura, Victor Hugo e o diretor estadual de Turismo do RS, Abdon Barreto Filho estiveram no estande da região, mais de uma vez, prestigiando e elogiando os diferenciados atrativos das Missões. “O governo do RS tem percebido a importância da nossa região e demonstrado apoio às nossas ações direcionadas ao fortalecimento cultural e turístico missioneiro. Ainda temos muito a fazer, mas estamos no caminho certo” salientou a prefeita Rosane Grabia, que está em sua segunda gestão com diretora do Detur/Funmissões.
Representando a senadora gaúcha, Ana Amélia Lemos, o chefe de gabinete Marco Aurélio Ferreira, também esteve no estande da região das Missões conversando com os prefeitos.
Um dos proprietários do Caminho das Missões, roteiro consolidado na região, Romaldo Melher manifestou suas impressões sobre o evento. “Tem mais de doze anos que participo de feiras, mas esta é a primeira vez que o estado do RS ficou por tanto tempo em nosso estande. Outra questão importante é que foi a primeira vez que apresentamos todas as culturas e indumentárias da região das Missões”, avaliou Romaldo, que é guia de turismo.
Comitiva Missioneira
Integraram a comitiva da região das Missões no estande da Funmissões durante o Festuris/2016: Rosane Grabia, José Roberto de Oliveira, Izábel Cristina Ribas, Anildo Kuaray, Márcia Reck, Ana Paula Alvarenga, Velida Schneider, Romaldo Melher, Dalva da Luz Pereira, Lilian Stasiak, Lana Laura Lawich, Alzira de Oliveira Leite, Marlene achado Cassiano, Laércio Michael Braga, Renata Coimbra Flores, Cristiane Vargas, Vanessa Malescha, Alex Piasecki, Silvia Regina, Karin Schmidt, Jennifer Tayrini Henke, Junaro Rambo Figueredo e Sandra Ferreira. 

Site da AMM
 

terça-feira, 8 de novembro de 2016

GRANDE REPERCUSSÃO DO CIRCUITO INTERNACIONAL DAS MISSÕES EM DEBATE NO FESTURIS.

Circuito Internacional da Região das Missões teve grande repercussão em debate no Festuris
08 de Novembro de 2016
Circuito Internacional da Região das Missões teve grande repercussão em debate no Festuris
Uma das mais emocionantes histórias da humanidade aconteceu na Região das Missões. A base de toda a formação do que conhecemos no Rio Grande do Sul, hoje está nas Missões. Com este enfoque, o coordenador brasileiro no desenvolvimento da Rota Turística Jesuíta-Guarani, José Roberto de Oliveira, representando a Associação dos Amigos das Missões, conduziu o painel no congresso do Festival Internacional de Turismo (Festuris 2016), dia 4 de novembro, em Gramado.
Com o tema “Integração entre Fronteiras: Potencializando a Economia Compartilhada”, o debate, que teve o jornalista Carlos Schapochnik como mediador, contou com a participação do secretário de Turismo do RS, Victor Hugo, do presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, do cônsul da Argentina, Carlos Cezar Garcia Batazar, entre outras lideranças nacionais e internacionais.
José Roberto de Oliveira iniciou o painel com uma breve explanação sobre a história dos jesuítas e índios que foram responsáveis pelas Missões, atualmente existentes no Rio Grande do Sul, Argentina e Paraguai. De acordo com Oliveira, o roteiro Circuito Internacional das Missões Jesuíticas compreende o sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Bolívia, e existe desde 1995. “Temos algo gigante em nossas mãos, um produto extraordinário para o perfil de um cliente interessado por cultura. Somos reconhecidos internacionalmente, porém, aqui em nossas fronteiras ninguém parece valorizar o roteiro”, destacou.
Atenção mundial
Segundo o representante missioneiro, a região das Missões vive um dos momentos mais significativos acerca do desenvolvimento do turismo, pois com o interesse dos países vizinhos detentores de patrimônios missioneiros na Argentina e Paraguai, e com a entrada do Uruguai e Bolívia no processo, há uma atenção mundial.
“Os dirigentes dos países estão apostando nas Missões como A MARCA DA AMÉRICA DO SUL PARA O MERCADO MUNDIAL - neste sentido, é fundamental a mobilização de toda a região para este momento se tornar o gerador de emprego e renda, que sonhamos há mais de 24 anos”, ressaltou o coordenador brasileiro no desenvolvimento da Rota Turística Jesuíta-Guarani.
Também foram apresentadas por José Roberto de Oliveira as demandas já escritas desde 1995 no Mercosul, reiteradas na reunião internacional dos 30 povos realizada no mês de abril deste ano, em São Miguel das Missões: os acessos asfálticos de São João e São Lourenço, o aeroporto de Santo Ângelo e sua internacionalização, a criação da Agência de Desenvolvimento, um plano de marketing e sua execução, sinalização turística, entre outras reivindicações.
O evento demarcou a atenção de toda a imprensa do turismo nacional e internacional, que continua acompanhando e noticiando os encaminhamentos que estão correndo na região missioneira. 
 
Site AMM

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

APRESENTADO EM GRAMADO DOCUMENTÁRIO SOBRE O PAYADOR JAIME CAETANO BRAUN.

Apresentado em Gramado o documentário sobre o payador Jayme Caetano Braun
07 de Novembro de 2016
Apresentado em Gramado o documentário sobre o payador Jayme Caetano Braun
Após o lançamento oficial na noite do último dia 3 de novembro, em São Luiz Gonzaga, o documentário sobre vida e obra do payador Jayme Caetano Braun foi exibido em Gramado, durante o Festival Internacional de Turismo – Festuris/2016. A apresentação foi no estande da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões)  e contou com a presença da diretora do Detur, prefeita Rosane Grabia, do prefeito e da coordenadora do setor de turismo de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo e Sandra Ferreira, do secretário estadual de Turismo do RS (Setel), Victor Hugo, do diretor estadual de Turismo, Abdom Barreto Filho, do chefe de gabinete e representante da senadora Ana Amélia Lemos, Marco Aurélio Ferreira, da imprensa estadual e internacional, de expositores, visitantes da feira, e demais integrantes da comitiva missioneira.
O prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo, juntamente com Sandra Ferreira, entregaram ao secretário Victor Hugo uma cópia da obra. “Queremos que está documentário fique aos cuidados da Secretaria estadual de Turismo, como uma forma de contribuirmos com a cultura gaúcha”, ressaltou o prefeito missioneiro. Victor agradeceu e disse estar lisonjeado com o presente. Já o diretor de Turismo, Abdon Barreto Filho, destacou que o documentário será apresentado em eventos culturais da Setel/RS.
A realização do vídeo documentário é da Prefeitura Municipal de São Luiz Gonzaga com o patrocínio de apoiadores culturais. A produção é da jornalista e documentarista Karin Schmidt, com a imprescindível colaboração da turismóloga Sandra Ferreira e do escultor Vinícius Ribeiro.
Os músicos Giani Schmidt e Beto Gonzales, o documentarista Deraldo Goulart que ajudou na elaboração do roteiro, a Hoffmann Produções que fez as imagens, Leandro Perazolo que fez a edição final, assim como outros colaboradores, foram fundamentais para a concretização desta obra. 
“Meus sinceros agradecimentos e profundo respeito aos entrevistados Pedro Ortaça, Glênio Fagundes, Gelsa Ramos, Juca Ramos e Vinícius Ribeiro, que tornaram possível este trabalho”, reconheceu a jornalista Karin Schmidt.
Ternura em pleno florescimento
No vídeo, que tem duração de 18 minutos, depoimentos dos músicos e amigos Glênio Fagundes e Pedro Ortaça, dos primos Gelsa Ramos e Juca Ramos, do escultor Vinícius Ribeiro que também é um dos organizadores da biografia de Jayme, comprovam a veracidade da obra e da vida deste payador, que tinha em sua essência o amor e o orgulho por sua terra natal, pela região das Missões e pelo Rio Grande do Sul. Mas acima de tudo, cultivava em sua alma a ternura e a simplicidade em pleno florescimento.
Quem quiser assistir o vídeo deve se dirigir ao Centro de Informações do Complexo Turístico Cultural Jayme Caetano Braun, em São Luiz Gonzaga, local de visitação e preservação em homenagem à memória do payador missioneiro.

Site da AMM

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ROTEIRO MISSÕES GUARANI SE CONSOLIDOU NA REGIÃO COM APOIO DA AMM.

Com o apoio da AMM, Roteiro Missões Guarani se consolidou na região

24 de Outubro de 2016
Grupos escolares de diversas regiões do RS têm visitado a aldeia Yancã Ju para conhecer os costumes e o valor da cultura indígena

Apresentado oficialmente em julho deste ano, durante assembleia da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Fumissões), em Porto Alegre, o projeto Missões Guarani se tornou mais um forte referencial turístico missioneiro. Numa parceria do Caminho das Missões com a AMM/Funmissões, a iniciativa visa a conscientização dentro das escolas sobre a importância da história, dos costumes e da valorização da cultura guarani.

De acordo com o presidente da AMM/Funmissões, Valdir Andres, a vinda de turistas à região é uma forma de impulsionar a economia, propagar a história e a cultura da região missioneira, composta por 26 municípios. Por isso, segundo ele, o Roteiro Missões Guarani tem o apoio da AMM e do Departamento de Turismo (Detur) da Funmissões, que tem como diretora a prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia.

A visitação é na aldeia YANCÃ JU, localizada a 30 quilômetros de Santo Ângelo, na Ressaca Buriti, onde vivem cerca de 50 pessoas da etnia Mbyá Guarani, é organizada e agendada pela equipe do Caminho das Missões, que desde julho tem recebido pessoas de diferentes regiões e Estados para conhecer a aldeia. Recentemente estiveram no local alunos, pais e professores da Escola Municipal  de Ensino Fundamental Presidente João Goulart, de Novo Hamburgo, acompanhados por Romaldo Melher, guia de turismo do Caminho das Missões.

O vento leva tudo
Assim que chegaram na aldeia, os visitantes foram recepcionados pelo jovem cacique Anildo Kuaray que, com sua maneira simples de se expressar, deu uma verdadeira aula de cidadania sobre a essência da cultura guarani, o amor e o respeito por todos os povos. Suas palavras encantaram a todos, especialmente as crianças, que ouviam com um brilho no olhar que não há como descrever. “Nós respeitamos os brancos, mesmo aqueles que falam mal de nós. Se nos tratam mal, ficamos quietos, porque confiamos em Deus e porque em nossa sabedoria, o vento vem e leva tudo”, contou o cacique Kuaray.

Sem palavras
Logo após, o grupo teve o rosto pintado com um dos símbolos da cultura guarani e percorreu a trilha na mata, aprendendo como os índios fazem armadilhas para caçar, enquanto ouviam as explicações dos anfitriões de que para eles a caça é um meio de sobrevivência, não uma aventura ou esporte. Também tiveram a oportunidade de praticar arco e flecha, de conhecer o artesanato e de contemplar lindas canções entoadas pelo coral da aldeia YANCÃ JU.

Antes de ir embora, cada visitante recebeu um amuleto com o desenho de um sol, que para os guaranis é um Deus e significa proteção. Mas o mais surpreendente e emocionante do passeio foram os abraços e mais abraços das crianças de diferentes idades, que vivem na aldeia. Ninguém dizia nada, e nem precisava, pois a linguagem do amor fraterno é universal.

Grupos escolares ou outros interessados que queiram conhecer a aldeia guarani YANCÃ JU, os contatos podes ser feitos pelo telefone (55) 3312 9632 ou pelo e-mail: caminhodasmissoes@caminhodasmissoes.com.br.

*site AMM

domingo, 23 de outubro de 2016

Participação em eventos internacionais e encerramento de mandato pautaram reunião da AMM

Participação em eventos internacionais e encerramento de mandato pautaram reunião da AMM
23 de Outubro de 2016
Comitiva da região estará em Gramado e no Paraguai para divulgar e consolidar ações integradas, que promovam a expansão turística dos 26 municípios das Missões

Prefeitos, vice-prefeitos, contadores, secretários municipais de Finanças e de Fazenda ouviram com atenção as orientações sobre o fechamento de contas no encerramento de mandato, em reunião realizada da AMM/Funmissões na sexta-feira (21), no auditório da URI em Cerro Largo. As informações foram transmitidas pelo consultor jurídico da Associação, Gladimir Chiele, aos mais de 80 participantes dos 26 municípios da região das Missões, que tiveram a oportunidade de elucidar suas dúvidas.

Conforme destacou o presidente da AMM/Funmissões, Valdir Andres, “a prestação de contas no fim de mandato nas prefeituras missioneiras é prioridade para a Associação dos Municípios das Missões, pois existem penalidades severas em caso de descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal”, ressaltou Andres, que é prefeito de Santo Ângelo.

Chiele explicou que para encerrar a gestão com as contas equilibradas é de suma importância que os chefes do Executivo, e equipe responsável pela área de finanças das prefeituras, estejam atentos a questões como cancelar todos os empenhos processados e não liquidados. “Serviços que não foram realizados, obras não concluídas ou produtos não entregues, poderão ter seus empenhos cancelados, reduzindo sensivelmente o montante de inscrição em restos a pagar”, alertou o consultor jurídico.

Ele também informou sobre nomeação ou exoneração de CCs e FGs; nomeação dos aprovados em concursos públicos homologados até 1º de julho; restos a receber da União e do Estado que devem ser considerados como disponibilidade financeira, pois o atraso nos repasses não pode prejudicar o ente municipal, entre outros imprescindíveis esclarecimentos sobre todas as situações e cuidados pertinentes ao tema.

Turismo missioneiro
Representação da região das Missões no Festuris, em Gramado, de 3 a 6 de novembro, e no Primeiro Encontro de Governadores, Intendentes, Prefeitos e Alcaides do Circuito Internacional das Missões Jesuíticas do Sul da América" - "1º Expo RUTA JESUÍTICA" – Paraguay, Brasil, Argentina, Uruguay e Bolívia, nos próximos dias 9, 10 e 11 de novembro, em Encarnación/Paraguai, também foram abordados na reunião, pela diretora do Detur/Funmissões e prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, com a colaboração especial de José Roberto de Oliveira, coordenador brasileiro no desenvolvimento da Rota Turística Jesuíta-Guarani. O objetivo da participação de uma comitiva da AMM nos dois eventos, visam a divulgação e expansão das potencialidades turísticas dos 26 municípios da região das Missões.

Os trabalhos da assembleia mensal da AMM/Funmissões, que também foi pautada por outros relevantes assuntos, foram conduzidos pelo presidente da entidade e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, com o apoio do vice-presidente, Jair Henrich, que é prefeito de Salvador das Missões.

*site AMM

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

REUNIÃO MENSAL DA AMM SERÁ NO AUDITÓRIO DA URI CERRO LARGO.

Fechamento de contas no final de mandato será tema de assembleia da AMM
17 de Outubro de 2016

Prefeitos, vices, contadores, secretários de Fazenda e Finanças, estarão reunidos na URI de Cerro Largo, na manhã do dia 21 deste mês.


A próxima assembleia mensal da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões) será nesta sexta-feira (21) a partir das 9 horas da manhã, no auditório da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus de Cerro Largo. Como a sede da AMM/Funmissões está em reforma, a reunião precisou ser transferida para outro local.

Importantes orientações do consultor jurídico da Associação, Gladimir Chiele, sobre fechamento de contas no final de mandato, integrará os principais assuntos do encontro que contará com prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais de Fazenda e de Finanças, vereadores, imprensa, entre outros participantes dos 26 municípios missioneiros.
.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa-AMM

domingo, 9 de outubro de 2016

DESFILE DA ABERTURA DA 21ª.OKTOBERFEST MISSÕES.

 Fotos do desfile de abertura da 21ª.Oktoberfes Missões ocorrido
 na tarde desta sexta dia 08.10 aqui em
 Cerro Largo-Missões-Rio Grande do Sul-Brasil.












Fotos cedidas gentilmente pelo nosso amigo Carmo Dewes.

sábado, 8 de outubro de 2016

AMM NA ABERTURA DA 21ª. OKTOBERFEST MISSÕES.

Prefeitos da AMM prestigiaram abertura oficial da 21ª Oktberfest Missões
neste 08 de Outubro de 2016
Cerro Largo está em festa e recebe com muita alegria todos os visitantes, no evento que vai até quarta-feira (12) com programação diversificada que reúne música, dança, gastronomia típica, artesanato e muito chopp

Em clima de muita animação teve início oficialmente a 21ª Oktoberfest Missões, em Cerro Largo, na tarde de sexta-feira (7/10). Na abertura das festividades, que vão até domingo, dia 12, o prefeito anfitrião, René José Nedel rememorou um pouco da história deste tradicional evento, que começou em 1988 e se tornou referência no Noroeste do Rio Grande do Sul. “É sempre uma alegria a realização desta festa que exalta a tradição e a cultura germânica na região das Missões”, destacou Nedel, que entre outros convidados, recebeu vários prefeitos e respectivas comitivas de cidades integrantes da Associação dos Municípios das Missões (AMM).



Prestigiaram a solenidade de abertura o prefeito e o vice de São Luiz Gonzaga, Junaro Figueiredo e Mario Trindade; de Caibaté, Sérgio Birck; de São Paulo das Missões, Noeli Ruwer; de Mato Queimado, Nelson Hentz; de Guarani das Missões, Janete Daeuck; de Sete de Setembro, Rosane Grabia; vice-prefeito de Cerro Largo, Canísio Schmidt, entre outros. 

Com entrada gratuita, a 21ª Oktoberfes Missões acontece no parque de exposições do município e vai até domingo (12), Dia das Crianças, com atrativos para todos os públicos.


Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa-AMM

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

AMM ESTARÁ NO PARAGUAI.

AMM estará presente em evento internacional no Paraguai
07 de Outubro de 2016
 AMM estará presente em evento internacional no Paraguai
Diretora do Detur-Funmissões, Rosane Grabia, recebendo em seu gabinete o convite do representante do governo do Paraguai

1º Expo Ruta Jesuítica Brasil, Paraguay, Argentina, Uruguay e Bolívia será em Ecarnación, e integra o Encontro de Governadores do Mercosul

Atendendo ao convite do governo do Paraguaio, prefeitos missioneiros estarão participando do Primeiro Encontro de Governadores, Intendentes, Prefeitos e Alcaides do Circuito Internacional das Missões Jesuíticas do Sul da América" - "1º Expo RUTA JESUÍTICA" – Paraguay, Brasil, Argentina, Uruguay e Bolívia. O evento acontecerá no próximo mês, de 9 a 11 de novembro, em Ecarnación/Paraguai e tem como objetivo consolidar ações internacionais que estão sendo trabalhadas conjuntamente pelos cinco países nas áreas de turismo, educação e cultura da grande Região Missioneira, territorialidade dos 30 Povos.

Presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), Valdir Andres, que estará coordenando a comitiva da região, destacou que a participação dos gestores municipais missioneiros será de suma importância, considerando a grandiosidade do evento, que reúne anualmente governadores do Mercosul. “É o momento de integração e debates relevantes entre os povos da grande Região Missioneira, que envolve Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia”, evidenciou o dirigente da AMM/Funmissões e prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres.

Na quinta-feira (06/10), representantes do governo paraguaio estiveram pessoalmente na região das Missões entregando os convites aos prefeitos, em especial dos Sete Povos (Santo Ângelo, São Miguel das Missões, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Borja, Roque Gonzales e Entre-Ijuís). Também estiveram em Caibaté, em razão do Santuário do Caaró, e Sete de Setembro convidando a diretora do Departamento de Turismo da Funmissões, Rosane Grabia. “Já está confirmada a participação de uma comitiva da AMM/Funmissões neste encontro internacional de união e trabalho entre os povos jesuíticos, que sempre teve o apoio e participação da nossa Associação dos Municípios das Missões”, ressaltou Rosane Grabia.



Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa-AMM

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

AMM NO OUTUBRO ROSA.

OUTUBRO ROSA
06 de Outubro de 2016
OUTUBRO ROSA
CRUZ MISSIONEIRA -Símbolo da Região das Missões
Foto: Karin Schmidt-Assessoria de Imprensa da AMM

segunda-feira, 3 de outubro de 2016

PREFEITOS E VICES DA GESTÃO 2017/2018.

Prefeitos e Vice-Prefeitos da AMM - Gestão 2017/2020
03 de Outubro de 2016

REGIÃO DAS MISSSÕES - 26  MUNICÍPIOS
BOSSOROCA
Prefeito: José Moacir Fabrício Dutra (PP)
Vice: João Alberto Ourique do Nascimento (PP)

CAIBATÉ
Prefeito: Amauri Pires da Silva (PP)
Vice: Daniel Sefrin Herter (PP)
CERRO LARGO
Prefeito: Valter Spies (PP)
Vice: Protásio Pedro Butzen (PP)
DEZESSEIS DE NOVEMBRO
Prefeito: Ademir José Andrioli Gonzato (PP) – Reeleito
Vice: Adão Almeida de Barros (PDT) – Reeleito
ENTRE-IJUÍS
Prefeito: Brasil Antônio Sartori (PP)
Vice: Mauri Lizot (PMDB)
EUGÊNIO DE CASTRO
Prefeito: Jaime Dionir Zweigle (PP)
Vice: Vilmo Zorzo (DEM)
GARRUCHOS
Prefeito: João Carlos Scotto (PP)
Vice: Milton Atemio Lottermann (PP)
GIRUÁ
Prefeito: Rubem Weimer (PP)
Vice: Antonio Carlos Dalla Costa (PMDB)
GUARANI DAS MISSÕES
Prefeito: Jeronino Jaskulski (PMDB)
Vice: Leandro Inacio Wastowski (PP)
MATO QUEIMADO
Prefeito: Orlando Thomas (PP)
Vice: Joaquim Bourscheidt (PMDB)
PIRAPÓ
Prefeito: Auri Brandt Kochhann (PMDB)
Vice:Carlos Gilmar Andres (PMDB)
PORTO XAVIER
Prefeito: Vilmar Kaiser (PP)
Vice: Gilberto Domingos Menin (PP)
ROLADOR
Prefeito: Paulo Rogério de Menezes Peixoto (PMDB) – Reeleito
Vice: Mauro dos Santos (PSB) – Reeleito

ROQUE GONZALES
Prefeito: João Scheeren Haas (PP)
Vice: Paulo Aloisio Justen (PP)
SALVADOR DAS MISSÕES
Prefeito: Daniel Gorski (PT)
Vice: Quiliano Rauber (PT)
SANTO ÂNGELO
Prefeito: Jacques Gonçalves Barbosa (PDT)
Vice: Bruno Walter Hesse (PDT)
SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES
Prefeito: Puranci Barcelos dos Santos (PP) – Reeleito
Vice: Izalda Maria Barros Boccacio (PP) – Reeleita
SÃO BORJA
Prefeito: Eduardo Bonotto (PP)
Vice: Roque Langendolff Feltrin (PSDB)
SÃO LUIZ GONZAGA
Prefeito: Sidney Luiz Brondani (PP)
Vice: Mario Trindade (PMDB) – Reeleito

SÃO MIGUEL DAS MISSÕES
Prefeito: Hilário Casarin (PP) – Reeleito
Vice: Jussara Ana Bittencourt (PP)
SÃO NICOLAU
Prefeito: Ricardo Miguel Klein (PP)
Vice: Denilton Moraes Silva (PT)
SÃO PAULO DAS MISSÕES
Prefeita: Noeli Maria Borré Ruver (PMDB) – Reeleita
Vice: Elemar Antonio Dill (PT) – Reeleito
SÃO PEDRO DO BUTIÁ
Prefeito: Martinho Berwanger (PP)
Vice: Eloi Bremm (PDT)
SETE DE SETEMBRO
Prefeito: Márcio Politowski (PT)
Vice: Silvestre Wojciechowski (PDT)
UBIRETAMA
Prefeito: Ildo Leske (PDT)
Vice: Orlando Jorge Rozek (PTB)
VITÓRIA DAS MISSÕES
Prefeito: Aldi Minetto (PDT)
Vice: Luciano Vanderlei Lutzer (PP)

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa-|AMM

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

MISSÕES :UMA VIAGEM DE ENCANTOS E DESCOBERTAS.

Missões: Uma viagem de encantos e descobertas
28 de Setembro de 2016

Visitar as Missões é desvendar a formação milenar nativa da América Latina e do povo gaúcho. Os fatos ocorridos na região são mundialmente conhecidos como a "realização ideal do cristianismo". Por Voltaire, foram citados como "Triunfo da Humanidade" e por Montesquieu, como "Primeiro Estado Industrial da América".

Quem conhece a região das Missões sempre volta. São necessários muitos dias para percorrer o surpreendente roteiro de atrações culturais, históricas e religiosas, apresentado pelos missioneiros, herdeiros dos valentes desbravadores, os padres jesuítas, que ao lado dos índios guarani deram início a uma região empreendedora. Várias etnias deixaram sua marca e formaram um povo corajoso, que sente orgulho de sua terra e de suas origens.

São 26 municípios que com suas peculiaridades, hospitalidade, gastronomia e belíssimos locais para visitar, respeitam a herança dos antepassados e avançam firme no objetivo de expandir o DESTINO TURÍSTICO MISSÕES.

A região das Missões se consolida no cenário nacional como destino turístico, histórico, cultural, religioso e de eventos.

São alguns dos títulos ostentados pelos municípios missioneiros:
Terra dos Presidentes (SÃO BORJA); Capital Polonesa dos Gaúchos (GUARANI DAS MISSÕES); Celeiro da Hospitalidade (SANTO ANTÔNIO DAS MISSÕES); Capital Estadual da Música Missioneira (SÃO LUIZ GONZAGA); Cantão Suíço das Missões (SÃO PAULO DAS MISSÕES); Terra do Centro Germânico Missioneiro (SÃO PEDRO DO BUTIÁ); Primeira Querência do Rio Grande (SÃO NICOLAU); Capital da Produtividade dos Gaúchos (GIRUÁ); Berço Regional da Cultura (CERRO LARGO); Terra do Cooperativismo (SALVADOR DAS MISSÕES); Capital da Alfafa (DEZESSEIS DE NOVEMBRO);

Terra Pátria das Missões (UBIRETAMA); Paraíso dos Dourados (GARRUCHOS); Berço de Filhos Ilustres (BOSSOROCA); Coração das Missões (CAIBATÉ); Portão das Missões (ENTRE-IJUÍS); Integração de Etnias (VITÓRIA DAS MISSÕES);Terra da Hospitalidade (EUGÊNIO DE CASTRO); Berço das Águas (SETE DE SETEMBRO); Capital da União Política (MATO QUEIMADO); Terra e Sangue das Missões (ROQUE GONZALES); Salto do Peixe (PIRAPÓ); Fronteira do Rio Grande (PORTO XAVIER); Patrimônio da Humanidade (SÃO MIGUEL DAS MISSÕES); Terra Fértil Missioneira (ROLADOR) e Capital das Missões (SANTO ÂNGELO).
CENÁRIOS ENVOLVENTES

É na região das Missões que está o único Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco, localizado no sul do Brasil: as Ruínas de São Miguel.

Quem visita a região das Missões, tem a oportunidade de contemplar cenários envolventes e inesquecíveis como o espetáculo Som e Luz, único exibido diariamente há 38 anos no Sítio Histórico São Miguel Arcanjo; os sítios arqueológicos de São Lourenço Mártir; São Nicolau e São João Batista; o Santuário do Caaró; aldeias guarani, além de muitos, muitos outros atrativos históricos, culturais, religiosos, entre outros segmentos turísticos, que podem ser encontrados em cada um dos 26 municípios missioneiros.
Conhecer a região das Missões é compreender e sentir a grandiosidade do símbolo maior de toda a REGIÃO MISSIONEIRA, territorialidade dos 30 Povos do Brasil, Argentina e Paraguai: A CRUZ MISSIONEIRA.

Conhecer a região das Missões é vivenciar o valor deste sentimento:
SER MISSIONEIRO é ser forte, desbravador e empreendedor. Mas, acima de tudo, ser missioneiro é UM ESTADO DE ALMA.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa-AMM

terça-feira, 27 de setembro de 2016

CERRO LARGO FUTSAL VAI PROMOVER A TAÇA 70 ANOS DO AURORA.

Foi acordado hoje de manhã entre às diretorias
do Cerro Largo Futsal e a diretoria do Aurora FC, a realização da 
TAÇA 70 ANOS DO AURORA.
O alvi azul completa 70 anos no dia 15 de outubro.
Fundado no Dia do Professor o Aurora FC ainda está
vivo com documentação em dia e aguardando alguns 
projetos serem viabilizados para voltar as atividades.
Esta competição vai envolver os atletas que tenham algum
vínculo com o Município, ou seja: morem aqui, votem aqui,
estudem aqui, trabalhem aqui em Cerro Largo.
A competição deverá ser realizada sómente  aos sábados
em 8 datas que seriam de  15 de outubro até 26 de novembro 2016.
Dia 5 de outubro na próxima quarta feira às equipes interessadas
deverão participar da reunião na Prefeitura Municipal
com a diretoria do Cerro Largo Futsal e o CMD para
acertarem os detalhes da disputada que vai depender
da quantidade de times.
Sobre os atletas da bronze 2016, cada equipe poderá inscrever
no máximo 2 jogadores do Cerro Largo Futsal.

domingo, 25 de setembro de 2016

JOGOS RURAIS SOL A SOL 2016.

A comunidade da La.Taquarussu está sediando neste domingo a 18ª.edição 
dos Jogos Rurais Sol a Sol  com uma grande participação
das comunidades rurais do municipio.













sexta-feira, 23 de setembro de 2016

CAMPANHA POLÍTICA EM CERRO LARGO ENTRA NA RETA FINAL.

Esta sexta feira teve início a busca da reta final da campanha 2016,
com uma movimentação acima do normal., com fluxo de veiculos
e cabos eleitorais buscando os indecisos que segundo pesquisas
simples apontam para mais de 26 % que não sabem ou ainda não escolheram
seus candidatos a vereador e 31,5 % ainda estão  sem saber em quem votar
para Prefeito.
Os comentários apontam vitórias para todos os candidatos
 tanto do 11,13 ou 15.
Dia 02 de outubro é o DIA DA VERDADE !

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E POLÍTICAS PÚBLICAS NA UFFS.

Abertas as inscrições para o Mestrado em Desenvolvimento e Políticas Públicas no Campus  Cerro Largo.

MESTRADO_DESENVOLVIMENTO_CARDS-02Foi publicado o edital do Processo Seletivo para o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas (PPGDPP) oferecido na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo. Podem se inscrever no processo, candidatos que concluíram curso superior de Graduação reconhecido pelo MEC ou que terão concluído o curso até o ato da matrícula.
São ofertadas 15 vagas, sendo duas reservadas para candidatos autodeclarados indígenas e uma para candidatos com deficiência. As vagas são distribuídas em duas linhas de pesquisa: 7 para “Estado, sociedade e políticas de desenvolvimento” e 8 para “Dinâmicas sociopolíticas e experiências de desenvolvimento”.
As inscrições devem ser realizadas a partir do dia 23 de setembro até 24 de outubro, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, de segunda a sexta-feira, na Secretaria do Programa do Mestrado, na Unidade Seminário (sala 1-2-16), na rua Major Antônio Cardoso, 590, Centro. Podem ser feitas pessoalmente ou por meio de procuração.
O processo seletivo constará de duas etapas: a primeira, de caráter classificatório, será composta de prova escrita de conhecimento específico; e a segunda, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de avaliação de currículo, pré-projeto e entrevista. Todas as etapas serão realizadas no Campus Cerro Largo.
Todas as informações necessárias para participação no processo estão no Edital nº 826/UFFS/2016, disponível AQUI. 
Informações adicionais sobre o processo seletivo ao PPGDPP podem ser solicitadas pelo endereço eletrônicomestradodpp_cl@uffs.edu.br ou pelo telefone (55) 3359 3971.

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...