segunda-feira, 25 de julho de 2016

POLÍTICA DE CERRO LARGO.

O quadro politico aqui em Cerro Largo
segue  ainda sem definição por parte da oposição
ao governo atual.
Enquanto que o PMDB já está nas ruas com
a definição de Zeno Krindges e Gilce Damke
candidatos para a convenção a homologar
a chapa de Prefeito e Vice, o PP devido à
problemas na Justiça eleitoral ainda não tem
definição da chapa majoritária.
O PT definiu neste fim de semana a 
vitória de Júlio Ledur sobre Canisio Schmidt
por 38x11. O Placar mostra claramente que o
partido mudou e gente nova quer coisas novas,
saindo do tradiconal de antigamente.
É um bom sinal, visto que Zeno Krindges e 
Gilce também são nomes novos na política.
Esperamos que tudo ocorra dentro da
tranquilidade  para elegermos os nossos
governantes com visão de futuro e para o
crescimento de Cerro Largo.

quarta-feira, 20 de julho de 2016

CTG PORTEIRA DAS MISSÕES.

O Ctg Porteira das Missões completou 52 anos no último 
dia 03 de julho.Acompanhe as fotos da estrutura que 
a entidade oferece para os associados .






=






sexta-feira, 15 de julho de 2016

CERRO LARGO NO NOTICIÁRIO ESTADUAL.

Uma ação deflagrada pela Policia Civil ,
desmontou uma quadrilha de abigeatários
que tinha sua base em Cerro Largo, Guarani
das Missões, Rolador e Santo Angelo.
Como seria notório a RBSTV acompanhou tudo e
Cerro Largo apareceu no noticiário Estadual
da forma menos recomendável.
Mas cumprimentamos às autoridades envolvidas
pelo exito na operação em respeito a 
população consumidora.

segunda-feira, 11 de julho de 2016

PRESIDENTE DA AMM PARTICIPA DO 36º. CONGRESSO DOS MUNICÍPIOS DO RS.

Presidente da AMM participa do 36º Congresso de Municípios do RS
11 de Julho de 2016

A região das Missões esteve representada no 36º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, com o tema “Um olhar para o amanhã”, que ocorreu em Porto Alegre entre os dias 6 e 7 deste mês. O presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Valdir Andres, juntamente com outros prefeitos missioneiros, estiveram presentes no evento, que é promovido pela Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e debateu o futuro do país, na perspectiva dos municípios.

Os painéis abordaram questões como soluções estratégicas e financeiras para o desenvolvimento dos municípios gaúchos, responsabilidade dos municípios na área de segurança pública, demandas estaduais e federais da pauta municipalista, entre outros assuntos. Durante o Congresso, Valdir Andres, que é prefeito de Santo Ângelo e ex-presidente da Famurs, também se reuniu com o Conselho Consultivo da Federação.
“Todos os temas que nortearam os debates do evento foram de extrema relevância. Trataram sobre formas de enfrentamento das dificuldades nas gestões públicas municipais, tanto na área econômica como política e de segurança”, destacou Andres.

A programação do 36º Congresso de Municípios do RS, realizado na Capital gaúcha, no centro de eventos do hotel Plaza São Rafael, incluiu a posse da nova diretoria da Famurs, gestão 2016/2017, agora presidida pelo prefeito Arroio do Sal, Luciano Pinto (PDT).

siteAMM

quarta-feira, 6 de julho de 2016

CIRCUITO DE CORRIDAS DE RUA.

Cerro Largo vai receber neste domingo dia 10
mais uma etapa do circuito regional de corridas de rua.
Segundo Rodrigo Petri coordenador da equipe 
Acelcor de Cerro Largo deveremos ter perto de 300
atletas inscritos que virão a nossa cidade
para participar desta etapa que terá inicio
 às 09 horasda manhã com a participação da 
categoria de 06 à 9 anos.

segunda-feira, 4 de julho de 2016

UFFS RECEBE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA LABORATÓRIO CENTRAL.

Espectrômetro de Absorção Atômica completa Central de Análises dos Laboratórios de Cerro Largo

05072016_TREINAMENTO_ESPECTRMETRO_ABSORO_ATMICA_ANA_BOBRZYK_3_optNesta segunda-feira (04) foi instalado, no Laboratório de Química Instrumental da UFFS – Campus Cerro Largo, sala 107 do Pavilhão 3, um Espectrômetro de Absorção Atômica (AAS). O equipamento é utilizado para determinar elementos em amostras de água, solos, rochas, ar atmosférico, alimentos, ligas metálicas, sangue, urina, entre outros.
Segundo o tecnólogo em Química Jonas Simon Dugatto, o AAS é empregado na determinação qualitativa e quantitativa de mais de 70 elementos. “A substância que será analisada é decomposta em átomos por meio de uma chama, em temperaturas de, no mínimo, 2200 ºC. A quantidade presente em cada elemento é determinada pela absorção da radiação visível ou ultravioleta por parte dos átomos no estado gasoso em comprimentos de onda característico dos elementos”, explica.
Jonas ainda afirma que a espectroscopia atômica é uma das ferramentas mais importantes da química analítica devido a sua alta sensibilidade, à capacidade de distinguir um elemento do outro em uma amostra complexa, à possibilidade de se analisar simultaneamente vários elementos e à facilidade com que várias amostras podem ser analisadas automaticamente.
Com a instalação do AAS, a Central de Análises dos Laboratórios do Campus Cerro Largo está completa, já que se somae a outros dois importantes equipamentos: os cromatógrafos Gasoso e Líquido. Com essa Central, poderão ser produzidas pesquisas e atividades acadêmicas no mesmo nível daquelas conduzidas em países da Europa e nos Estados Unidos.
Centrais de Análises da UFFS
O Espectrômetro de Absorção Atômica (AAS) também está sendo instalado no Campus Erechim. A instalação e o treinamento básico de operação deste equipamento terminam nesta semana naquele campus. O Secretário Especial de Laboratórios da UFFS, Sérgio Luiz Alves Junior, comenta que, com isso, “teremos as instalações dos equipamentos de alta performance concluídas nas três (Chapecó, Cerro Largo e Erechim) das quatro Centrais de Análise da UFFS. Ficará em espera, portanto, apenas a Central de Análise de Laranjeiras do Sul, que aguarda a finalização uma pequena obra de readequação da rede de gases”.
Segundo Sérgio, os equipamentos de alta performance que compõem as Centrais de Análise são os seguintes: Cromatógrafo a Líquido com Espectrômetro de Massas acoplado (LC-MS), Cromatógrafo a Gás com Espectrômetro de Massas acoplado (GC-MS) e Espectrômetro de Absorção Atômica (AAS). “O LC-MS foi o primeiro a ser instalado e já se encontra instalado em todos os campi (incluindo Laranjeiras do Sul). O segundo equipamento da série a ser instalado foi o GC-MS, que está instalado em Chapecó, Cerro Largo e Erechim, porém não em Laranjeiras do Sul. O terceiro foi o AAS, instalado no início de junho em Chapecó e, nesta semana, em Cerro Largo e Erechim.”
www.uffs.edu.br

sábado, 2 de julho de 2016

TOCHA OLÍMPICA PASSA DIA 04 DE JULHO PELAS MISSÕES.

Tocha Olímpica vai passar por municípios da AMM dia 4 de julho

Santo Ângelo e São Miguel das Missões serão sede do evento que marcará o envolvimento da população missioneira com o esporte e os Jogos Olímpicos 2016

O presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), prefeito de Santo Ângelo, Valdir Andres, está convidando a população missioneira para participar das festividades que acontecerão no próximo dia 4 de julho, quando a região das Missões receberá a visita da Tocha Olímpica, símbolo do maior evento do planeta. “O mundo inteiro está acompanhando a caminhada da Tocha Olímpica. E nós, missioneiros, teremos uma excelente oportunidade de mostrar para outros países nossa história, cultura, belezas naturais, além da hospitalidade e engajamento do nosso povo. Por isso é importante a presença dos 26 municípios da AMM, nesta data tão marcante”, ressalta Valdir Andres, salientando que pela primeira vez um país da América do Sul receberá os jogos olímpicos.
Na região das Missões, os municípios de São Miguel das Missões (acendimento da tocha previsto para às 10h40) e de Santo Ângelo (acendimento da tocha previsto para às 12h00) foram contemplados para sediar a cerimônia de revezamento da chama em celebração aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No dia 4 de julho, nestas duas cidades, haverá uma programação especialmente preparada para homenagear este histórico momento.

Programação
Em São Miguel das Missões, a festa do Revezamento da Tocha Olímpica acontecerá no sítio histórico de São Miguel Arcanjo, com início previsto para às 8h30 minutos e término ao meio dia, incluindo inúmeros atrativos para os visitantes. A cerimônia de acendimento e revezamento da Tocha Olímpica será por volta das 10h40min, permanecendo por quinze minutos no palco. Informações: (55) 9704 8590/8125 1524 - atendimentosaomiguel@hotmail.com

Depois, ela segue para Santo Ângelo, com ponto de partida na Vonpar Bebidas, às 12 horas, horário em que deverá ocorrer a cerimônia de acendimento e revezamento da chama. A previsão de chegada na Praça da Catedral de Santo Ângelo é para as 12h45min. Após a Tocha deixar a cidade, ainda continuará a programação cultural e artística, aproximadamente até às 15h. Informações: (55) 8419 5729/8138 7577 – barreramatos66@gmail.com

Revezamento no Brasil
A cerimônia de abertura dos Jogos Rio 2016 será no dia 5 de agosto, mas, até lá, a tocha olímpica segue circulando pelo país. Ao todo, o símbolo passará por cerca de 300 cidades, em todas as regiões do Brasil, em um roteiro de aproximadamente 20 mil quilômetros. A jornada teve início em 21 de abril de 2016, na Grécia, onde a tocha foi acesa em Olímpia, cidade-berço dos Jogos Olímpicos.
Depois de cumprir um trajeto pelo país, a tocha foi entregue ao Brasil no dia 27 de abril, para começar seu revezamento em Brasília, no dia 3 de maio. Durante a rota do revezamento no Brasil, a tocha será carregada, ao todo, por cerca de 12 mil condutores, além de voar 10 mil milhas pelo país. O símbolo olímpico vai passar por 83 municípios escolhidos como "cidade celebração”. Todas as 27 capitais dos estados e do Distrito Federal estão incluídas na lista.

site: AMM

sexta-feira, 1 de julho de 2016

CRÔNICAS ACADÊMICAS DA UFFS.

Segue o prazo de envio de textos para o concurso de narrativas criativas “Um Cerro de Histórias: crônicas acadêmicas da UFFS”. As narrativas podem ser encaminhadas até o dia 1º de agosto para a Assessoria de Comunicação do Campus, no e-mail:cronicas.uffs@hotmail.com.

Discentes de Graduação e Pós-graduação, técnicos-administrativos, docentes, terceirizados e egressos podem participar e ajudar a compor o livro e o e-book do concurso. Serão selecionados até 30 textos para a versão impressa e até 50 para e-book, os quais devem relatar histórias e vivências no Campus Cerro Largo. Além dos livros, será organizada uma exposição que fará parte da semana do 7º aniversário da Universidade, em setembro deste ano.
Mais informações, quanto ao conteúdo dos textos e sobre a avaliação, entre outras, podem ser conferidas no Edital 01/Campus Cerro Largo/UFFS/2016.

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...