segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

REGIÃO DAS MISSÕES SEDIOU ABERTURA OFICIAL DA COLHEIRA DO MILHO NO RS.

Região das Missões sediou abertura oficial da Colheita do Milho no RS
30 de Janeiro de 2017
Na região missioneira são 10.969 produtores do grão, que totalizam 84.666 hectares

São Nicolau, uma das 26 cidades que integram a Associação dos Municípios das Missões (AMM), sediou a 6ª abertura oficial da tradicional Colheita do Milho no RS, na manhã de sábado (28). O evento foi realizado na Fazenda da Lagoa, propriedade de Valdinei Donato. No local, a produtividade passa de 200 sacas por hectare e todos os 700 hectares cultivados são irrigados.

Atualmente, a saca paga ao produtor está abaixo de 30 reais, enquanto que em agosto do ano passado o valor era de 40 reais, registrados quando a cultura foi semeada. De acordo com o secretário estadual de Agricultura, a busca por uma linha de crédito voltada à agroindústria já está sendo discutida em Brasília. “Com recursos, agroindústrias poderão segurar o milho no Estado sem precisarem buscar o grão fora do RS”, explicou Ernani Polo.

Segundo Ademir Renato Nedel, gerente da Emater regional, na região das Missões tem 10.969 produtores de milho, que totalizam 84.666 hectares. Dirigente da AMM, Valdir Andres destacou “que a abertura da colheita do milho na região é o coroamento do trabalho dos produtores missioneiros”.

O governador RS, José Ivo Sartori, o secretário estadual de Agricultura, Ernani Polo, representantes do agronegócio, prefeitos e vices da AMM, agricultores, entre outras autoridades locais, regionais, estaduais e federais participaram da solenidade.

Fotos vinculadas
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa- site AMM

domingo, 29 de janeiro de 2017

MOBILIZADA AMM COMEMORA OBRAS VIÁRIAS NA REGIÃO.

Mobilização da AMM foi fundamental para a concretização de obras viárias na região
29 de Janeiro de 2017
Mobilização da AMM foi fundamental para a concretização de obras viárias na região
Inauguração ERS 561-Dezesseis de Novembro

Inauguradas a ERS 168 e ERS 561 com a presença do governador do RS

A união dos 26 chefes do Executivo missioneiro, o apoio das comunidades e a força política da Associação dos Municípios das Missões (AMM) junto às esferas federal e estadual, tem sido de grande importância para a viabilização das reivindicações da região, especialmente na área de infrestrutura.

Entre os dias 27 e 28 deste mês foram inauguradas pelo secretário estadual de Transportes, Pedro Westphalen e pelo governador do RS, José Ivo Sartori, as obras na ERS 168 (trecho de 36 quilômetros), que liga os municípios de Bossoroca e São Luiz Gonzaga e na ERS 561 (trecho de 28,76 quilômetros) em Dezesseis de Novembro. Prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, vereadores, empresários, comerciantes, imprensa e comunidade regional, além de deputados federais e estaduais, secretários de Estado, entre outras lideranças, participaram dos atos de inauguração.
Presidente da AMM/Funmissões, Valdir Andres salientou que o progresso da região passa, invariavelmente, pelo aprimoramento da malha viária. 

“O governador Sartori e o secretário Westphalen efetivaram importantes obras para a região. É uma satisfação receber o governador e equipe, inclusive para reiterarmos o quanto precisamos destas e de outras obras na região das Missões para impulsionar a economia e o turismo dos 26 municípios da AMM”, ressaltou Andres, acrescentando que as boas condições das estradas são essenciais também para o escoamento da produção e para garantir mais segurança a quem transita diariamente pelas rodovias.

Prefeitos da região das Missões aproveitaram a presença do governador do Estado na regi
ão para entregar documentos, com pedidos de apoio às demandas de seus municípios.
Fotos vinculadas
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa-site AMM

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

AMM ESTEVE REPRESENTADA EM MADRID.

Região das Missões esteve representada na Fitur em Madrid
23 de Janeiro de 2017
Região das Missões esteve representada na Fitur em Madrid
Comitiva missioneira com o ministro do Turismo do Brasil; presidente da Embratur; ministra de Turismo do Paraguai; diretor estadual de Turismo da Setel/RS; entre outras autoridades nacionais e internacionais
Lançado para o mercado mundial o Circuito Turístico Ruta Jesuítica da Sudamérica integrado pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai

Representantes a região das Missões, por meio da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), estiveram presentes na Feira Internacional de Turismo (Fitur/2017), que ocorreu entre os dias 18 a 22 deste mês, em Madrid/Espanha.
No evento foi lançado para o mercado mundial o Circuito Turístico Ruta Jesuítica da Sudamérica, que envolve Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai; o Caminho da Missões (percurso de 28 dias) unindo Brasil, Argentina e Paraguai; além da distribuição de materiais de divulgação da região das Missões, no estande do governo brasileiro.

Experiência espanhola
Conforme explicou a diretora do Detur/Funmissões, Rosane Grabia, que liderou a comitiva missioneira também formada por Junaro Figueiredo e José Roberto de Oliveira, a participação da região foi de grande importância. “Recebemos inúmeros profissionais, autoridades e visitantes querendo saber mais sobre este roteiro integrado, que foi a única experiência espanhola em terras brasileiras, fato que chamou bastante atenção da imprensa internacional”, avaliou Grabia.

Tratativas
Entre as principais ações estabelecidas no encontro destacam-se: acordo firmado entre os governos dos quatro países de que irão ao Vaticano, com data ainda a ser definida, pedir a bênção do papa Francisco ao Circuito Internacional Ruta Jesuítica da Sudamérica, cujo roteiro é baseado no percurso feito pelos padres jesuítas na América do Sul, e todo o trajeto poderá ser percorrido em aproximadamente um mês; o anúncio oficial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de que vai disponibilizar 100 milhões de dólares para ações e investimentos nas Missões Internacionais; o plano de promoção conjunta (Brasil e Argentina) para viabilizar o livre trânsito de turistas de outras nacionalidades.

Turismo unificado
A comitiva da região das Missões que esteve na Fitur/2017, em Madrid/Espanha, vem acompanhando e atuando em todas as etapas para a concretização do projeto de integração do turismo missioneiro, inclusive participando de reuniões internacionais realizadas ao longo de 2016 no Brasil, Argentina e Paraguai. De igual forma, também o presidente da AMM/Funmissões, Valdir Andres, conjuntamente com outros prefeitos, vices, vereadores, representantes do setor a iniciativa privado e demais lideranças missioneiras, têm trabalhado em iniciativas indutoras do fortalecimento do turismo dos 26 municípios que congregam a AMM.

O ministro do Turismo do Brasil, Marx Beltrão, o presidente da Embratur, Vinícius Lummertz, o diretor estadual Turismo do RS, Abdon Barreto Filho, entre outras autoridades nacionais e internacionais participaram da Fitur/2017.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa- site AMM

sábado, 14 de janeiro de 2017

UFFS ABRE VAGA PARA 4 PROFESSORES SUBSTITUTOS.

Inicia, nesta segunda-feira (16), o período para as inscrições no Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos para atuar na UFFS – Campus Cerro Largo. São oferecidas 4 vagas divididas nas seguintes áreas de conhecimento: Língua Espanhola e Linguística (1 vaga), para trabalhar no regime de 40 horas semanais. O candidato deve ter graduação em Letras – Espanhol (licenciatura); Sociologia e Ciência Política (1 vaga), para o regime de trabalho de 40 horas. A graduação deve ser em Sociologia ou área afim; Libras (1 vaga), para o regime de 20 horas, cujo candidato deve ter graduação em Pedagogia (licenciatura); e Ciências Biológicas – Botânica e Biologia Vegetal (1 vaga), para trabalhar 40 horas semanais. A graduação deverá ser na área de Biologia.
A inscrição deve ser feita no Campus Cerro Largo, na Assessoria de Gestão de Pessoas localizada na Unidade Seminário (rua Major Antônio Cardoso, 590, bairro Centro, sala 1-2-15), de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
Os candidatos passarão por uma prova de títulos, por meio da entrega do Currículo documentado, e prova didática, que consistirá em uma aula de, no mínimo 30, e no máximo 40 minutos, e tem a finalidade de verificar os conhecimentos e a capacidade didática do docente.
Todas as informações necessárias para participar do processo estão no Edital 016/UFFS/2017, que pode ser acessado AQUI.
Informações adicionais podem ser requerida pelo e-mail: agp.cl@uffs.edu.br ou pelo telefone: 55 3359 395

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

REVISTA MISSÕES -NOTA DA AMM

NOTA DA AMM – REVISTA MISSÕES
05 de Janeiro de 2017
A revista “Missões uma jornada pela história da América Latina e do povo gaúcho”, produzida em três idiomas (português, inglês e espanhol) foi elaborada em setembro de 2015, na gestão do então presidente da AMM/Funmissões, Angelo Fabiam Duarte Thomas (PDT). O objetivo deste material foi o de contemplar os 26 municípios missioneiros (em ordem alfabética) com algumas fotos e um breve histórico, incluindo o site de todas as prefeituras e também da AMM para mais informações.

O mapa que consta no interior da revista, que não foi confeccionado pela AMM, é utilizado em vários materiais de divulgação da região das Missões, por ser ilustrativo, destacando com figuras alguns atrativos históricos como os sítios arqueológicos de São Lourenço Mártir, São Nicolau, São João Batista e São Miguel Arcanjo, entre outros, mesmo não aparecendo o nome de todos os municípios da região.
Na época em que a revista foi confeccionada, não houve tempo hábil para elaboração de um mapa completo da região das Missões, em razão de vários eventos que estavam ocorrendo. A preocupação maior da AMM/Funmissões foi a de levar um material divulgando as potencialidades dos 26 municípios missioneiros, exaltando em textos e fotos, parte da rica e valorosa história da região das Missões e de sua gente.

A revista “Missões uma jornada pela história da América Latina e do Povo Gaúcho”, foi impressa de uma única vez para diminuir os custos e não será reeditada. O que está sendo providenciado pela atual diretoria da AMM/Funmissões, é um folder em que constará o mapa completo da região das missões, este sim, produzido pela AMM/Funmissões. E, quando forem impressos outros exemplares da revista, o mapa regional estará devidamente atualizado.

Recentemente, foi produzido pela AMM/Funmissões, de forma bem simples, um vídeo institucional (Missões – Uma viagem de encantos e descobertas), também em ordem alfabética por cidade, com fotos dos 26 municípios e com o mapa completo da região das Missões.

A Associação dos Municípios das Missões (AMM), que em maio deste ano completará 50 anos de fundação, tem como missão trabalhar de forma unificada com os 26 municípios em defesa da pauta de reivindicações da região das Missões.

A união dos prefeitos é a força política da AMM, sempre atuando em benefício da viabilização de ações que propiciem melhoria de vida à população, de forma que o cidadão missioneiro possa permanecer e progredir em nossa região. Por isso, a AMM/Funmissões vem atuando com seriedade e empenho em iniciativas que vão ao encontro do desenvolvimento da região missioneira, entre as quais está a expansão do turismo, que gera emprego e renda.

A AMM/Funmissões está ao dispor e aberta para sugestões que visem o crescimento da região em todos os segmentos, inclusive turístico. A produção em três idiomas da revista “Missões – Uma jornada pela história da América Latina e do Povo Gaúcho” é um destes exemplos, porque entendemos que ser missioneiro é ser forte, desbravador e empreendedor. SER MISSIONEIRO É UM ESTADO DE ALMA!
VALDIR ANDRES
Presidente da AMM/Funmissões

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa -site AMM

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...