sábado, 17 de agosto de 2013

AMM DEBATE DESENVOLVIMENTO DO TURISMO NAS MISSÕES.

Notícias

Municípios da AMM debatem desenvolvimento do turismo missioneiro
15 de Agosto de 2013
Municípios da AMM debatem desenvolvimento do turismo missioneiro
O encontro mensal do Departamento de Turismo (Detur) da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões) realizado em Roque Gonzales na terça-feira, dia 13 de agosto, reuniu prefeitos, secretários municipais, imprensa e demais lideranças interessadas em fomentar o setor, e que compõem as cidades da Associação dos Municípios das Missões (AMM). No encontro, integrantes das equipes de turismo de Roque Gonzales e São Luiz Gonzaga fizeram uma apresentação dos pontos turísticos visitados nos dois municípios, e das melhorias necessárias para fortalecer o setor.
A programação do evento incluía um passeio aos pontos turísticos do município anfitrião, mas em razão do mau tempo, só foi possível conhecer as instalações na Usina Hidrelétrica Passo São João, na companhia do representante da Eletrosul, Paulo Sergio Borba. Ele explicou que o reforço no suprimento de energia contribui com o desenvolvimento econômico da região das Missões, pois cria condições favoráveis à diversificação das atividades produtivas, também direcionadas ao turismo.
Unir forças para consolidar ações
O prefeito de Roque Gonzales, Sadi Wust Ribas, na abertura dos trabalhos deu as boas vindas a todos os convidados, e fez questão de salientar a importância da iniciativa. "As reuniões do Detur são uma das formas de unirmos forças na luta para viabilizar os projetos, e trazer mais recursos para fomentar o turismo dos nossos municípios missioneiros", disse o prefeito. Já o secretário Executivo do Detur, Geovani Gisler falou sobre a representatividade da Fundação dos Municípios das Missões, ao longo dos treze anos de existência, quanto ao crescimento do turismo na região, que recebe aproximadamente cem mil turistas por ano. "O papel da Funmissões é nivelar parcerias, pois acreditamos muito na região das Missões", evidenciou Gisler.
Caminho das Missões
Sócio-fundador do Caminho das Missões, e presidente do Conselho Municipal de Turismo, Romaldo Melher fez uma apresentação sobre a contribuição do Caminho para o desenvolvimento do turismo. O Caminho das Missões é um roteiro de caminhadas pelas antigas estradas missioneiras que ligavam as Reduções Jesuítico-Guarani. O percurso parte do município de São Borja, local da 1ª Redução Jesuítica dos Sete Povos das Missões e terra dos presidentes, passando por várias comunidades, fazendas, estâncias, sempre próximo ao rio Uruguai, divisa com a Argentina.
Potencialidades turísticas
Conhecida como a Capital Estadual da Música Missioneira, por seus reconhecidos talentos musicais, entre os atrativos encontrados em São Luiz Gonzaga estão o Sítio Arqueológico São Lourenço; Gruta Nossa Senhora de Lourdes; Monumentos na Praça da Matriz; Estatuária Missioneira; Museu Senador Pinheiro Machado, e Monumento ao Payador. E nas reivindicações foram citadas o asfaltamento de acesso ao Sítio Arqueológico São Lourenço, a reforma do Centro de Apoio ao Turista e a restauração do Museu Senador Pinheiro Machado.
E em breve, quem quiser contemplar um pôr-do-sol privilegiado é só visitar a Prainha em Roque Gonzales, que está sendo preparada pra ser uma das principais atrações turísticas da região; além do Santuário do Assunção do Ijuí; o Cerro do Inhacurutum; a Usina Passo São João; a Barra do Ijuí, e as Cordilheiras da Esquina Emanuel. E entre as demandas necessárias para consolidar o turismo roquegonzalense destacam-se a estruturação da Prainha; a construção de um mirante no Cerro do Inhacurutum - ponto mais alto da região das missões -, e a pavimentação de acesso ao Santuário do Assunção do Ijuí.
Fatores em comum entre as potencialidades dos municípios de Roque Gonzales e São Luiz Gonzaga: a saborosa gastronomia, o artesanato criativo e feito com requinte, além da calorosa acolhida das duas comunidades missioneiras. A próxima cidade a sediar a reunião mensal do Detur será Sete de Setembro, que vai apresentar suas belezas naturais no dia 15 de outubro, quando também o município de Santo Ângelo estará expondo seus projetos turísticos. 

*SITE AMM*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...