sábado, 5 de março de 2016

DIA 30 DE MARÇO TEREMOS PALESTRA COM ANTÓNIO NÓVOA.

António Nóvoa vai proferir palestra em evento de Formação Continuada no Campus Cerro Largo


sampaio-da-novoa_opt
O professor na área de Educação e ex-reitor da Universidade de Lisboa, António Sampaio da Nóvoa estará em Cerro Largo, no dia 30 de março, em evento organizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). O professor vai proferir palestra para um público de mais de 600 pessoas no evento do Programa de Formação Continuada Macromissioneira, no Salão Paroquial do município.

Nóvoa é doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra (Suíça) e em História Moderna e Contemporânea pela Universidade de Paris IV – Sorbonne (França). Atualmente é professor catedrático na área de História e Psicologia da Educação na Universidade de Lisboa. Referência internacional quando se trata de Formação de Professores, Nóvoa candidatou-se a presidente de Portugal nas eleições de 2016, sendo o segundo mais votado entre 10 candidatos. O professor é autor de mais de 150 publicações – entre livros, capítulos e artigos – editadas em 12 países.

O evento contará ainda com a presença da ex-secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria Beatriz Luce. A pedagoga é mestre e doutora em Educação pela Michigan State University e atua há mais de 40 anos como professora da área na UFRGS. Um dos últimos livros publicados pela secretária intitula-se “A educação no Rio Grande do Sul”. Sua palestra será proferida na parte da tarde, cujo tema será “A Formação Continuada dos professores da Educação Básica na construção do Sistema Nacional de Educação: desafios e polêmicas”.

Também já estão confirmadas as presenças do reitor da UFFS, Jaime Giolo, e de um representante da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul. A programação está marcada para iniciar às 9h, com intervalo ao meio-dia e reinício às 13h30.
As vagas para participar do evento serão garantidas por meio de inscrição, gratuita, em local ainda a ser divulgado. Porém, segundo um dos realizadores da formação, Luís Fernando Gastaldo, elas serão priorizadas para os profissionais vinculados às CREs da região.

Programa de Formação lança livro
Ainda na parte da tarde, será lançado o livro “Formação Continuada Macromissioneira”, organizado pelos professores da UFFS – Campus Cerro Largo Luís Fernando Gastaldo e Lívio Osvaldo Arenhart e pelo servidor técnico-administrativo do Campus, Francisco Angst. O livro tem a colaboração de 77 profissionais da educação que atuam no âmbito das 6 coordenadorias regionais de abrangência do programa, são elas: Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí, Três Passos, São Luiz Gonzaga, e Cruz Alta. O livro, editado pela Gráfica e Editora Copiart, apresenta prefácio escrito pelo ex-secretário de Estado da Educação do Rio Grande do Sul e doutor em Educação pela USP, Jose Clovis de Azevedo.

O “Programa Interinstitucional de Formação Continuada dos Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira – Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul” é o maior programa da UFFS e um dos 9 de maior nota no edital 2016 do Programa de Extensão Universitária (ProExt). De 140 programas de instituições públicas de ensino superior de todo o país inscritos no edital para receber apoio do programa, na linha de Educação, apenas 9 obtiveram a nota 100.
O Programa de Formação Continuada pretende otimizar a educação pública básica na região buscando refletir sobre as práticas dos profissionais e efetivar o direito universal à educação de qualidade científica e social. Ele foi pensado de forma colaborativa envolvendo a articulação central da UFFS – Campus Cerro Largo e oito instituições de ensino superior da região, além das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e secretarias de 57 municípios.

www.uffs.edu.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...