Cerca de 65% dos professores da Educação Básica
(Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio) das redes públicas no Rio
Grande do Sul não têm formação continuada, ou seja, atuam nas escolas sem uma
constante atualização dos avanços científicos, tecnológicos e sociais. É o que
informa a plataforma Cultiveduca elaborada pelo Centro de Formação Continuada
de Professores da UFRGS e que estabelece um perfil dos docentes em todo o
Brasil, por estados e municípios. O Plano Nacional de Ensino (PNE) informa que
a formação continuada, além de uma exigência, é também um direito para e do
exercício profissional e faz parte de uma das diretrizes de valorização do
magistério citada pela Lei nº 10172/01.
Nesse contexto atua
o Programa de Formação Continuada de Trabalhadores em Educação da Região
Macromissioneira articulado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) –
Campus Cerro Largo e coordenado pelo professor Luís Fernando Gastaldo. O
projeto já vem sendo discutido com diversos representantes do setor educacional
desta região desde 2011: Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) de São
Luiz Gonzaga, Santo Ângelo, Santa Rosa, Ijuí, Três Passos e Cruz Alta;
Secretarias Municipais de Educação de 85 municípios; Sindicatos dos
Trabalhadores em Educação (CPERS); Instituições de Ensino Superior (IES) da
região – Instituição Federal Farroupilha (campi Santa Rosa, Santo Augusto e
Panambi), Uergs, Unijuí, Uri, Iesa, Unicruz e Setrem. Além disso, conta com o
apoio da Promotoria de Justiça Regional de Educação de Santo Ângelo e Missões.
Essa parceria interinstitucional permitiu articular a formação continuada de
cerca de 10 mil profissionais da educação (entre professores e funcionários das
escolas).
Como funciona o
Programa
Cada CRE organizou
um Grupo de Trabalho (GT) por área de conhecimento, com professores da área, um
coordenador do grupo e um assessor colaborativo de uma IES da região. As
reuniões dos GTs e as CREs passaram a reservar um dia fixo da semana para os
professores de cada área se dedicarem ao planejamento e à formação continuada,
que normalmente acontece na escola. Eles atuaram reflexivamente sobre as
práticas escolares. Segundo o professor Gastaldo, “nas reuniões os
coordenadores dos GTs deveriam garantir o registro rigoroso, em atas, das
experiências, ideias, propostas reflexões e decisões aventadas”. São 12 os GTs
formados: de Gestão; Alfabetização e Letramento; Seminário Integrado; Educação
Profissional; Matemática; Ciências da Natureza; Ciências Humanas; Linguagens;
Funcionários de Escola; Jovens e Adultos; Educação do Campo; e Curso Normal.
O que é o Programa
A proposta do
Programa pretende otimizar a Educação Pública básica na região Macromissioneira
levando à efetivação do direito social universal à educação de qualidade
científica. O Programa leva os profissionais da Educação a refletirem não só
sobre as teorias pedagógicas, mas sobre as práticas, em um processo de intenso
diálogo entre os agentes que atuam nos ambientes escolares e de todas os níveis
de ensino.
Em outubro de 2014
foi realizado o I Seminário Macromissioneiro de Formação Continuada, em Cerro
Largo. O evento reuniu cerca de 800 pessoas dos municípios de abrangência do
Programa e representou uma avaliação dos trabalhos realizados durante todo
aquele ano. Na ocasião, o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, informou que o
Programa representava “o maior projeto de extensão da Universidade e também o melhor
avaliado programa de formação continuada de professores do Brasil”. Quase dois
anos após essa afirmação, o coordenador do Programa orgulha-se de informar que
ele continua entre os mais bem avaliados do Brasil e o maior projeto de
extensão da UFFS.
II Seminário
Macromissioneiro
Na próxima semana,
dia 30 de março, será realizado o II Seminário Macromissioneiro de Formação
Continuada, em Cerro Largo. O evento contará com a presença do professor
português António Sampaio da Nóvoa e a ex-secretária de Educação Básica do
Ministério da Educação, Maria Beatriz Luce. Na oportunidade, será lançado o
livro “Formação Continuada Macromissioneira”, organizado pelos professores da
UFFS – Campus Cerro Largo Luís Fernando Gastaldo e Lívio Osvaldo Arenhart e
pelo servidor técnico-administrativo do Campus Francisco Angst. O livro tem a
colaboração de 77 profissionais da educação. Segundo Gastaldo, em breve será
publicado o e-book com relatos de experiência dos professores participantes,
que contou com a escrita de mais de 700 autores.
As vagas para
participar do evento serão garantidas por meio de inscrição realizada
diretamente nas 6 CREs das regiões citadas, com um responsável designado pela
coordenadoria. Porém está disponibilizada, no blog do Programa de Formação, a
lista de espera para os interessados em participar do evento. A inscrição é
gratuita, e os participantes receberão certificação. O link para adicionar o
nome na lista de espera é este AQUI.
www.uffs.edu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário