quarta-feira, 24 de agosto de 2016

PONTE INTERNACIONAL: AMM ARTICULA REUNIÃO NA ARGENTINA.

Ponte internacional: AMM articula reunião na Argentina
20 de Agosto de 2016
Ponte internacional: AMM articula reunião na Argentina
Outras pautas regionais foram temas da assembleia mensal da Associação dos Municípios das Missões
Enquanto aguarda o anúncio oficial do governo federal, a Associação dos Municípios das Missões (AMM) segue mobilizada pela viabilização da ponte entre Porto Xavier/San Javier. Conforme deliberado em assembleia da AMM/Funmissões realizada na sexta-feira (19), na sede em Cerro Largo, está sendo agendada uma audiência em Posadas/Argentina com o governador da Província de Misiones, Hugo Passalacqua.
A comitiva da AMM vai dialogar com Passalacqua sobre a atuação do lado argentino, na luta pela ponte internacional. De acordo com Valdir Andres, presidente da Associação dos Municípios das Missões, dependendo das tratativas em Posadas, logo após o encontro a delegação missioneira deverá irá até Buenos Aires para se reunir com o ministro dos Transportes, e outras autoridades argentinas responsáveis pelo assunto.
Além disso, está acertada uma reunião em Brasília, prevista para ocorrer no próximo mês de setembro, entre os governos brasileiro e argentino. “Estamos articulando para que a AMM esteja representada neste encontro na Capital federal com representantes dos dois países, na expectativa de termos algo mais concreto sobre a divulgação oficial do resultado do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA)”, ressaltou Andres, que é prefeito de Santo Ângelo.
Turismo 
Diretora do Departamento de Turismo (Detur) da Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões), Rosane Grabia entregou aos colegas prefeitos uma cópia do documento firmado em nome da AMM/Brasil no evento internacional no último dia 4, em San Ignácio, Província de Misiones, sobre o desenvolvimento do turismo das Missões – Rota Internacional dos Jesuítas.
Os passos a partir da assinatura da “Carta de San Ignácio Miní” são a formação de um grupo técnico comum, criação da marca, incorporação das ações necessárias na agenda turística dos países, estados e municípios, e integração com o mundo privado da área territorial.
A diretora do Detur também evidenciou a importância da participação da região das Missões em La Cruz, Província de Corrientes/Argentina, nos dias 13 e 14 de agosto, no Encontro dos 30 Povos Jesuítico-Guarani e 1º Encontro Internacional da Fé Missioneira, e enfatizou: “é fundamental que prefeitos de todos os municípios da AMM unam forças e se façam presentes nestes encontros, fundamentais para impulsionar a economia e o crescimento do turismo da região das Missões”, conclamou. Durante a assembleia, Márcia Reck, secretária de Turismo de São Miguel das Missões, e Karin Schmidt, assessora de imprensa da AMM/Funmissões, apresentaram um relato e imagens em PowerPoint sobre a participação da região no evento em La Cruz.
Rosane Grabia, que é prefeita de Sete de Setembro, fez uma explanação sobre outras atividades que vêm sendo trabalhadas pelo Detur. Ela pediu auxílio às ações de turismo integrado entre Brasil, Argentina e Paraguai, ao deputado estadual Eduardo Loureiro, presidente da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, que esteve presente na assembleia da AMM.
Mobilizados e alertas
Loureiro garantiu total apoio ao Detur/Funmissões, e reafirmou seu comprometimento com todas as reivindicações defendidas pela Associação dos Municípios das Missões, em especial a construção da ponte entre Porto Xavie/San Javier. Sobre este tema, assim como o posicionamento da AMM, ele sugeriu cautela. “Há uma tendência de que o empreendimento seja em Porto Xavier. Mas, enquanto não houver o anúncio oficial dos governos brasileiro e argentino, temos que seguir alertas e mobilizados”, frisou o parlamentar missioneiro.
Outras pautas
Relevantes assuntos como acessos asfálticos da região, construção dos trevos de Caibaté a Mato Queimado, São Miguel das Missões e Vitória das Missões, orientações sobre as eleições municipais, também foram abordados na assembleia mensal da AMM. Ficou para o mês de setembro, com data ainda a ser confirmada, a reunião com os prefeitos, vices, secretários municipais de Fazenda/Finanças, sobre o fechamento de contas no final de mandato, que contará com a participação de um representante do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e com o consultor jurídico da AMM, Gladimir Chiele.
Assessoria de Imprensa
Karen Schmidt- site AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...