quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

AMM encerra as atividades do ano com boas perspectivas para 2014.

AMM encerra as atividades do ano com boas perspectivas para 2014


21 de Dezembro de 2013



Pauta com todas as reivindicações da região será elaborada para que sejam cobrados prazos e soluções das autoridades federais e estaduais

Os prefeitos da Associação dos Municípios das Missões (AMM), congregada por 26 municípios se reuniram na sexta-feira, 20 de dezembro, em Salvador das Missões, para uma avaliação das ações desenvolvidas pela Associação neste ano, bem como a execução dos projetos previstos para 2014. O prefeito anfitrião, Jair Luiz Henrich abriu a assembleia mensal com boas vindas a todos os convidados. Ele anunciou que, apesar das dificuldades enfrentadas no início da gestão, a situação do município melhorou muito devido ao trabalho de toda equipe da administração municipal. "As notícias boas não param de chegar. Entre as nossas conquistas está a construção do pórtico, a aquisição de uma nova ambulância, destinação de emenda parlamentar, e especialmente o fato de conseguirmos fechar o ano com as contas em dia", comemorou. Apresentações artísticas com talentos locais também integrou a programação.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da AMM, René José Nedel e todos os prefeitos tiveram a oportunidade de se manifestar. Além dos pleitos que estão em andamento, a Associação vai montar uma pauta com todas as reivindicações regionais para encaminhar aos órgãos competentes. O objetivo é cobrar com mais rigor das autoridades federais e estaduais, soluções para as necessidades da região das missões.

Daer

Mais mobilização e pressão dos prefeitos da AMM e outras lideranças junto ao governo do Estado, Secretaria Estadual de Obras e Daer, para que as obras nas rodovias e estradas da região missioneira saiam do papel e sejam viabilizadas antes de abril do próximo ano.

Famurs

Muitos municípios serão penalizados por não fecharem o ano com as contas equilibradas, conforme determina a legislação, pela falta de recursos em conseqüência da diminuição na arrecadação de impostos, entre eles o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Os prefeitos solicitaram uma ação mais imediata da Famurs junto aos governos federal e estadual para a liberação dos recursos, além de um atenção especial às necessidades da região.

CNM

Será encaminhada uma moção ao presidente da CNM, Paulo Ziulkoski em agradecimento ao apoio constante na luta pelos municípios. Também será enviado um convite para que até março de 2014 Ziulkoski se reúna com os prefeitos missioneiros na sede da AMM, com o propósito de motivar e orientar quando a elaboração de uma pauta de reivindicações, que será apresentada no próximo ano durante a Marcha dos Prefeitos em Brasília.

Eletrificação rural

Foi sugerido que o governo federal crie um programa na área de eletrificação rural para melhor distribuição de energia elétrica e aumento de carga, considerando que em diversos municípios da região a economia gira em torno da produção leiteira e os produtores precisam ordenhar e armazenar o leite. Os resfriadores não estão mais suportando a capacidade da carga de energia muito baixa, muitas vezes resultando na falta de energia elétrica nas propriedades.

Turismo missioneiro

A AMM vai se organizar para criar um projeto de turismo integrado de forma que todos os municípios possam ser contemplados com a visita de um maior número de turistas, proporcionando o crescimento da economia local e regional. A iniciativa trará mais desenvolvimento e também vai ajudar na captação de recursos para fomentar o setor.

Ferrovia Norte-Sul

A proposta do traçado missioneiro já está incluída nos estudos de viabilidade da ferrovia Norte-Sul. A comissão integrada por prefeitos e vices da AMM vai continuar a mobilização, agora junto ao governo federal. A audiência com o ministro dos Transportes está prevista para fevereiro de 2014.

Representantes missioneiros nos governos

Foi sugerido que a região trabalhe para ter deputados missioneiros na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Com representantes nos dois poderes os 26 municípios terão mais força no atendimento de seus pleitos.

Em 2014 a primeira assembleia da Associação dos Municípios das Missões será realizada em março, quando terá a eleição da nova diretoria da entidade. Para o atual presidente da AMM e também prefeito de Cerro Largo, René José Nedel, a união entre os 26 prefeitos missioneiros é que vai tornar a Associação cada vez mais forte. "Nossa próxima reunião mensal acontecerá em março, mas até lá, continuaremos lutando para que as demandas municipais e regionais sejam atendidas", assegurou Nedel, que, pela terceira vez, preside a AMM. Participaram do encontro prefeitos, vices, primeiras-damas, secretários municipais, vereadores, imprensa, rainha e princesas de Salvador das Missões, secretário executivo do Detur, secretário executivo e equipe da AMM, entre outros convidados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...