Planejamento estratégico do turismo regional foi discutido na
AMM
12 de Fevereiro de 2014
Potencialidades e deficiências dos municípios na área do turismo foram destaques no encontro. Falta de gestores turísticos é uma das grandes lacunas do setor.
O Rio Grande do Sul tem apenas dois produtos turísticos consolidados no mercado nacional e internacional: Porto Alegre e a Serra Gaúcha. Se a região das Missões quer conquistar maior espaço no setor terá que melhorar substancialmente de forma a manter o turista mais tempo na região. Este foi o recado do chefe do Departamento de Desenvolvimento do Turismo da Secretaria estadual de Turismo (Setur/RS), Maximilianus Pinent, durante o encontro mensal do Departamento de Turismo (Detur), no dia 11 de fevereiro, na sede da Associação dos Municípios das Missões (AMM) e Fundação dos Municípios das Missões (Funmissões). Para buscar alternativas capazes de incrementar o crescimento do turismo missioneiro foi realizada uma oficina, coordenada pela Setur/RS, de forma a identificar as potencialidades e deficiências do turismo missioneiro, que, segundo o próprio representante da Secretaria, Maximilianus Pinent “aparece em crescimento, já está à venda e tem um processo de comercialização”. Além da Setur, participaram da coordenação dos trabalhos Tânia Brizolla e Andressa Damin, da Prisma Consultoria, de Porto Alegre, com o apoio do Detur.
Representantes dos municípios de Cerro Largo; Dezesseis de Novembro; São Nicolau; São Luiz Gonzaga; São Miguel das Missões; São Pedro do Butiá, Santo Ângelo e Sete de Setembro resumiram os pontos fortes e fracos da região das Missões em três grandes eixos: 1) sistema de gestão; 2) estruturação, desenvolvimento e qualificação da oferta turística, e 3) promoção e marketing. O secretário executivo do Departamento e Turismo, Geovani Gisler, está otimista de que a partir destas ações seja possível dar um novo rumo ao desenvolvimento do turismo missioneiro. "A importância do evento está no planejamento das ações e também na presença da Secretaria de Turismo do RS, no processo, que deveria ser constante e não esporádica”, acrescentando ainda que “turismo precisa de orçamento e respeito, além de responsáveis pelo setor no município com conhecimento e capacitação”. Para ele, a região está em uma caminhada longa, avanços são feitos, mas é preciso mais ação.
Formação de gestores do turismo
Maximilianus Pinent relatou que a Setur desenvolveu uma ação de planejamento de marketing do RS e a fórmula para que o turismo cresça e atraia cada vez mais visitantes é uma só: investir na formação de gestores de turismo. Ele explicou que para as lideranças em nível federal ou estadual acreditarem num município como destino atrativo, é importante haver um sistema de gestão turística local atuante, podendo ser desde um conselho municipal de turismo até um conselho que congregue outros setores como cultura ou desenvolvimento econômico.” A partir do entendimento em caráter local, é que se deve começar a conversar com os pares da região, ou seja fazer a identificação dos pontos positivos e negativo, trabalhar juntos, pois são poucas as pessoas que atuam em prol do turismo. Mas se juntar todas elas, teremos uma forte mobilização”, aconselhou Maximilianus Pinent, ressaltando que, a partir daí, os gestores vão começar a reconhecer a importância deste trabalho, principalmente na relação de dialogar com a comunidade.
Fontes de recursos financeiros
O município de Sete de Setembro é um dos que decidiu investir forte no setor turístico como nova fonte de geração de renda para a população. A prefeita Rosane Grabia e diretora de Meio Ambiente da AMM, que participou do encontro, concorda com a análise do integrante da Secretaria de Turismo, de que é fundamental haver uma organização coletiva, enquanto região, pois só o turismo local não mantém o visitante muito tempo na região. “O turista só vem para cá se tiver mais coisas para fazer, e todos os municípios missioneiros têm potencial”, alertou. Além disso, segundo a prefeita setembrense, é preciso também lutar por mais verbas federais para o setor. "Em todos os ministérios existem recursos que podemos buscar, mas parece que o Ministério do Turismo está focado mais para os estados do Norte e Rio de Janeiro. Aqui no Rio Grande a atenção maior é para a serra gaúcha”, constatou, reconhecendo, entretanto, que poucos prefeitos da região missioneira têm foco no turismo. “Existe uma grande preocupação com o setor da agricultura e produção de grãos, que, sem dúvida é imprescindível para a nossa economia, por isso, talvez poucos têm esta visão de que o turismo também gera renda”, explicou , acreditando que, com o passar do tempo esta mentalidade vai mudar.
O secretário Executuivo do Detur reforçou a importância da participação dos prefeitos e equipes dos 26 municípios que compõem a Associação dos Municípios das Missões, nos encontros mensais."Cada um dos gestores municipais precisa estar motivado pelo potencial turístico e história do município, bem como pela arrecadação, que o turismo é campeão", incentivou Geovani Gisler. Prevista para o próximo mês de março, em São Pedro do Butiá, a próxima reunião do Departamento de Turismo vai tratar das medidas que serão adotadas na execução de ações em âmbito regional, conforme identificação das potencialidades e deficiências no setor.
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