quarta-feira, 30 de julho de 2014

EMATER E OS JOGOS RURAIS SOL A SOL.

A EQUIPE DA EMATER DE CERRO LARGO
SEGUE ULTIMANDO OS DETALHES  E
PREPARATIVOS PARA A REALIZAÇÃO DOS
JOGOS RURAIS SOL A SOL 2014, QUE SERÃO
REALIZADOS DIA 24 DE AGOSTO NA
VILA SÃO FRANCISCO.

terça-feira, 29 de julho de 2014

MESTRADO EM MATEMÁTICA NA UFFS.

Inscrições para Mestrado Profissional em Matemática iniciam dia 1º de agosto-Site UFFS

14318675403_c2e7f9f278_bA Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) será, a partir de 2015, um dos polos do programa de pós-graduação strico sensu Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). Ofertado no formato semipresencial, o PROFMAT utiliza tecnologias para aulas à distância. O Polo do PROFMAT na UFFS vai funcionar no Campus Chapecó e neste primeiro processo seletivo oferece 15 vagas, com previsão de bolsas da Capes.

 Inscrições

As inscrições podem ser feitas de 1º de agosto a 5 de setembro, no endereço http://www.profmat-sbm.org.br/, apontando a UFFS na lista de Instituições Associadas. O exame de seleção está marcado para o dia 1º de novembro, com início às 13h, no Campus Chapecó (sala a ser definida).
Poderão participar do processo seletivo portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC ou estudante de curso superior cujo diploma venha a ser emitido, no máximo, até a data de início das matrículas. O curso é gratuito, com aulas nas sextas-feiras à noite e sábados pela manhã.
Com a adesão da UFFS ao PROFMAT, este é o terceiro Programa de Pós-graduação Stricto Sensu ofertado no Campus Chapecó. Conforme Nilce Fatima Scheffer, docente coordenadora do Programa, “a partir de agora a UFFS torna-se mais um Polo, oferecendo a oportunidade de mestrado para docentes de Matemática nesta região do Brasil, possibilitando a formação continuada para profissionais que estão no exercício do magistério”.
Sobre o curso, Nilce informa que serão apresentadas possibilidades de retomada de conceitos, introdução na pesquisa da prática pedagógica do profissional e atualização permanente. “O objetivo do curso é proporcionar formação matemática aprofundada relevante ao exercício da docência no Ensino Básico, visando dar ao egresso qualificação certificada para o exercício da profissão de professor de Matemática”.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

NOVAS PESQUISAS NO PARQUE HISTÓRICO DAS MISSÕES.

IPHAN vai iniciar novas pesquisas arqueológicas no Parque Histórico das Missões
28 de Julho de 2014
 
Lançamento será em agosto no município de São Miguel das Missões e contará com representantes do Instituto, governo do Estado, Ministérios da Cultura, das Relações Exteriores e Unesco
No próximo dia 18 de agosto, em São Miguel das Missões, será lançado oficialmente um projeto de cooperação técnica entre o governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No valor de 3 milhões e 763 mil reais, e com duração de 3 anos, o objetivo é o desenvolvimento de novas pesquisas arqueológicas no Parque Histórico Nacional das Missões. No encontro, que vai acontecer no Tenondé Park Hotel, também será instalada a Coordenação Nacional do Projeto; debatidas as priorizações das ações a serem executadas, e iniciado o trabalho da Unesco de orientação aos profissionais que vão atuar no Programa de Apoio à Projetos Institucionais com a participação de recém-doutores (Prodoc).
Pelo programa do IPHAN, além do lançamento, estão previstas reuniões técnicas até o dia 22 de agosto e visitas aos quatro sítios arqueológicos que compõem o Parque Histórico Nacional das Missões, criado em 7 de maio de 2009 por meio do decreto nº 6.843. O Parque é constituído pelas áreas dos sítios arqueológicos missioneiros de São Miguel Arcanjo, localizado em São Miguel das Missões; de São Lourenço Mártir, no município de São Luiz Gonzaga; de São Nicolau; e o sítio de São João Batista, situado em Entre-Ijuís.

Lançamento oficial do Projeto
Denominado Valorização da Paisagem Cultural e do Parque Histórico Nacional das Missões Jesuíticas dos Guaranis, o projeto será lançado oficialmente no dia 18 de agosto, às 19 horas, pela presidente do IPHAN, Jurema Machado em uma cerimônia que contará com a presença de autoridades nacionais, estaduais, prefeitos dos 26 municípios que integram a Associação dos Municípios das Missões (AMM), do Detur/Funmissões, do Instituto Andaluz de Patrimônio Histórico, do Instituto Iguassu Misiones e da Associação dos Amigos das Missões e Universidade Regional Integrada/Campus Santo Ângelo. A apresentação geral ficará a cargo do assessor de Relações Internacionais da presidência do IPHAN, Marcelo Brito e do superintendente do Instituto no Rio Grande do Sul, Eduardo Hahn.
Os detalhes foram acertados no dia 22 de julho, entre técnicos do Instituto e representantes missioneiros durante reunião que ocorreu na sede estadual da entidade, em Porto Alegre. De Brasília, participou, por meio de videoconferência, o assessor de Relações Internacionais do IPHAN, Marcelo Brito. Representando a diretoria do Departamento de Turismo (Detur/Funmissões), estiveram presentes as secretárias de Turismo de São Luiz Gonzaga, Sandra Ferreira, de São Nicolau, Ana Paula Alvarenga, de São Miguel das Missões, Izabel Ribas e o presidente do Instituto Iguassu Misiones, Marconi Flach. Participaram também o superintendente estadual do Instituto, Eduardo Hahn, a arquiteta Ana Luisa Seixas e a chefe do escritório do IPHAN nas Missões, Adriana Almeida. No encontro, os integrantes missioneiros fizeram uma explanação sobre a representatividade do Iguassu Misiones; os atrativos turísticos que compreendem a Rota Missões; ações em andamento para fomentar o setor, como a revitalização do espetáculo Som e Luz que recebe em média 50 mil turistas/ano.
A diretora do Departamento de Turismo e prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, animada com a notícia do início de novas etapas de pesquisas arqueológicas no Parque evidenciou a importância do fato para a expansão do turismo nos 26 municípios que compreendem a AMM. “Este projeto do IPHAN, com certeza, vai valorizar ainda mais a região como uma rota turística obrigatória tanto para o turismo religioso quanto para as visitações com as novas descobertas arqueológicas que poderão ser reveladas nestes três anos de trabalho da equipe técnica. Além disso, sempre é bom lembrar que as Ruínas de São Miguel são o único Patrimônio da Humanidade localizado no sul do país”, acrescentou a prefeita setembrense, explicando que logo a comunidade missioneira vai começar a perceber os resultados positivos de todo o esforço em equipe, que está sendo feito para ampliar as ofertas aos turistas que chegam na região.

A cultura gaúcha começa nas Missões
Na avaliação da turismóloga e diretora do setor de Turismo de São Luiz Gonzaga, Sandra Ferreira, as novas pesquisas que serão realizadas por equipes designadas pelo IPHAN também permitirão mais informação para a população. “Com maior conhecimento sobre os fatos que aconteceram no período missional poderemos criar novas ações dentro do turismo”, salientou Sandra Ferreira destacando que a cultura gaúcha começa nas Missões. “Aqui temos o principal produto cultural e religioso do Estado, e, mesmo assim, não há investimentos do governo estadual num destino que é o primeiro da história cultural do Rio Grande do Sul”, lamentou, evidenciando que a base da cultura gaúcha está nas Missões. Outro grande diferencial turístico missioneiro que será melhor explorado é a diversidade cultural, pois a região foi colonizada por diferentes etnias como polonesa, alemã, italiana que ainda conservam vivas suas tradições e costumes.

Reconhecimento do turismo missioneiro
Para a secretária de Turismo, Desenvolvimento e Cultura de São Miguel das Missões, Izabel Cristina Ribas a região, pelo trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido, está caminhando firme para uma renovação de propostas de modernização e ampliação do setor. “Todos os projetos que estão sendo consolidados mostram que, cada vez mais, precisamos atuar unidos. Somente desta forma conseguiremos avançar na nossa capacidade de receber turistas e promover o turismo missioneiro”, ressaltou a secretária.

Izabel Ribas disse ainda que o Departamento de Turismo está realizando um importante trabalho na busca de novas iniciativas para atrair mais turistas. “Esta oportunidade que o IPHAN nos oferece com os trabalhos de pesquisa no Parque Histórico, vem ao encontro do grande sonho de todos nós, que é promover, em conjunto, a região das Missões”, ressaltou, com entusiasmo, a secretária de Turismo de São Miguel.
Comprometimento da região
A secretária de Turismo de São Nicolau, Ana Paula Alvarenga disse que outros projetos estão sendo negociados para divulgar, ainda mais, as potencialidades turísticas da região. Estão sendo trabalhadas questões como melhor sinalização para os turistas; elaboração de folder regional, um site funcional; eventos; marketing e divulgação.
E para fortalecer ainda mais o turismo não pode faltar mobilização por uma melhor infraestrutura logística. Entre elas estão a revitalização do aeroporto de Santo Ângelo e a construção da ponte internacional Porto Xavier/San Javier. “Todas estas ações vêm sendo reivindicadas há anos, mas, atualmente, temos um grupo comprometido, unido e vivemos um momento de oxigenação no turismo. Detur, prefeitos da AMM, empresários, entidades de diversos segmentos, comunidades, toda a região está envolvida nesta luta”, garantiu Ana Paula.

Importância de um Parque Histórico Nacional
Considerado patrimônio da comunidade, Parque Nacional Histórico é uma das categorias de unidades de conservação de áreas protegidas existentes no Brasil. Tem como objetivo proteger os recursos naturais e culturais de uma área, preservando desde a fauna, flora até os sítios arqueológicos. São permitidas visitação pública, lazer, pesquisa e educação ambiental nestes locais. De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o projeto tem como missão: 1) viabilizar um maior conhecimento da paisagem cultural das Missões Jesuíticas Guarani; 2) fornecer subsídios para o desenvolvimento dos instrumentos de gestão que auxiliem o Parque Histórico Nacional das Missões; 3) buscar, sobretudo, preconizar seu valor como Patrimônio Nacional e da Humanidade, por meio da promoção de sua diversidade sociocultural e ambiental, assim como de seu potencial como ferramenta indutora do desenvolvimento regional.

Valorização das paisagens culturais
O IPHAN, que liberou os recursos e será o executor do projeto, enfatiza ainda que o trabalho é fundamental para novas descobertas, pois o território das Missões Jesuíticas dos Guaranis no Brasil possui uma paisagem cultural de altos valores patrimoniais e ambientais, abrangendo 26 municípios. Diz a proposta que as transformações ocorridas nesses sítios missioneiros, ao longo de mais de dois séculos, apresentam nos dias atuais situações distintas que podem ser caracterizadas desde aquelas onde se encontram estruturas expressivas, vestígios arqueológicos dispersos, até sítios sobre os quais se desenvolveram novas cidades.

 
Site AMM
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de imprensa

domingo, 27 de julho de 2014

FESTA DE SÃO CRISTÓVÃO É HOJE.

Neste domingo de sol acontece a 
Procissão de São Cristóvão em comemoração
ao Dia do Motorista.
O Desfile segue do centro da cidade rumo ao
Bairro Brasilia onde acontece a Missa, Benção
aos caminhoneiros e a grande Festa da 
Capela São Cristóvão com muito churrasco,cuca
e cerveja gelada durante todo este dia 27 de julho.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

LANÇAMENTO OFICIAL DA 20ª.OKTOBERFEST MISSÕES.

Logo mais à noite na Sede do Grupo Folclórico Heimatland 
a ACI -Associação Comercial e Industrial de Cerro Largo 
estará oficialmente lançando a 20ª. Oktoberfest Missões
 durante jantar de Confraternização que
terá presença dos patrocinadores,autoridades e convidados,
e que marcam também a comemoração dos 57 anos da
ACI completados ontem dia 25 de julho.

25 DE JULHO DIA DO COLONO E DO MOTORISTA.

PARABÉNS 
PARA TODOS OS COLONOS
 E MOTORISTAS
QUE FAZEM O PROGRESSO
DE CERRO LARGO,
RIO GRANDE DO SUL E
DO BRASIL.

PARABÉNS TAMBÉM A 
ACI,
RÁDIO CERRO AZUL,
MUSEU 25 DE JULHO
QUE HOJE TAMBÉM
COMPLETAM ANOS DE EXISTÊNCIA.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

MEC AUTORIZA NOVOS CURSOS DE MEDICINA.

Santa Maria e Passo Fundo terão novos cursos de Medicina

Ministério da Educação autorizou o funcionamento de seis cursos em insitituições particulares

O Minstério da Educação autorizou o funcionamento de seis cursos de medicina em instituições particulares. No Rio Grande do Su, um curso será criado em Santa Maria, no Centro Universitário Franciscano (Unifra) e o outro na Faculdade Meridional, em Passo Fundo. Na Unifra, serão oferecidas 80 vagas por ano, conforme o projeto pedagógico e de infraestrutura elaborado pela instituição. Para o próximo Vestibular de Verão, que será realizado no dia 2 de dezembro, serão ofertadas 40 vagas, outras 40 no Vestibular de Inverno de 2015 .Em Passo Fundo serão 42 vagas disponíveis para os estudantes interessados em cursar Medicina.

Além destas duas, o Centro Universitário Uniseb, em Ribeirão Preto, o  Centro Universitário de João Pessoa, a Faculdade das Américas, em São Paulo e a Faculdade Integrada Tiradentes, em Maceió, também terão seus cursos de medicina. Cada uma das faculdades irá oferecer cem vagas.

O governo busca a expansão das vagas nos cursos de medicina para alcançar a meta do Programa Mais Médicos que prevê abrir 11.447 vagas em cursos de medicina até 2017 — 3.615 em universidades federais e 7.832 em instituições particulares.

No começo do ano, o ministério autorizou 1,3 mil vagas em instituições públicas e privadas; em maio, foram 420 vagas em universidades federais. No mês passado, foram autorizadas 120 vagas em dois cursos de medicina em instituições privadas. A portaria que autoriza os cursos foi publicada nesta quarta-feira no Diário Oficial da União.


www.CorreiodoPovo.com

UFFS PASSO FUNDO ABRE 6 VAGAS EM MEDICINA.

UFFS publica edital de transferência externa com seis vagas para Medicina

volta_s_aulasDe 30 de julho a 6 de agosto estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo de Transferência Externa para o curso de Medicina do Campus Passo Fundo, conforme Edital nº 427/UFFS/2014. São oferecidas seis vagas para estudantes regularmente matriculados em outra instituição de ensino superior para prosseguimento de seus estudos na UFFS.

Poderão concorrer às vagas os candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas e/ou particulares, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; ou tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
Para realizar a inscrição o candidato deverá dirigir-se ao Campus Passo Fundo e apresentar os seguintes documentos:
-Cédula de identidade (RG) e CPF;
-Histórico Escolar de Graduação;
-Comprovante de regularidade de matrícula (situação ativa ou trancada);
-Comprovante de que o curso é autorizado ou reconhecido pelo Ministério da Educação – MEC; -Histórico Escolar do Ensino Médio e Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou equivalente; -Comprovante da situação do estudante no ENADE (menção no histórico escolar de graduação ou declaração complementar emitida pela IES de origem);
-Relatório de Resultados no ENEM, a ser gerado pelo candidato.
O Campus Passo Fundo está localizado na RST 153, Km 3, s/n, Bairro Nossa Senhora Aparecida (anexo ao Seminário Nossa Senhora Aparecida). Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Acadêmica, de segunda a sexta-feira, das 8h15min às 12h e das 13h às 17h15min e pelos telefones (54) 3321-7056 e (49) 2049-1590.
 

terça-feira, 22 de julho de 2014

ASFALTO NO ACESSO DO NOVO CAMPUS DA UFFS.

O sofrimento dos estudantes e funcionários da UFFS está
prestes a chegar ao fim. Enquanto isso.........
    Novas empresas vão surgindo junto com  ao acesso asfaltico     
 ao  novo Campus da UFFS aqui em Cerro Largo-RS.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

CANDIDATOS AO GOVERNO PRESENTES NA REUNIÃO DA AMM.

Participação de candidatos ao governo em reunião da AMM mostrou comprometimento com municípios missioneiros
21 de Julho de 2014
Mesmo na expectativa de mudanças positivas a partir de 2015, mobilização da AMM por melhorias para os municípios não vai parar

A presença do candidato ao governo gaúcho pelo PMDB, Ivo Sartori; do candidato a vice-governador na chapa Ana Amélia Lemos, deputado estadual Cassiá Carpes, e do representante do candidato Tarso Genro, Marcelo Danéris, na assembleia da AMM que aconteceu na Famurs dias 17 e 18 de julho, demonstrou respeito e comprometimento com os 26 municípios missioneiros. Esta foi a avaliação do presidente da Associação dos Municípios das Missões, prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo e demais prefeitos que participaram dos encontros.

Os convidados apresentaram suas propostas e expectativas para o desenvolvimento do Estado, além de dialogarem com os prefeitos missioneiros sobre as necessidades consideradas prioritárias para o fortalecimento dos municípios e da região das Missões. O candidato a governador pelo PDT, Vieira da Cunha foi único a não comparecer e não enviar representante na assembleia. "Estamos em ano eleitoral e foi de grande valia para todos nós contarmos com a presença do candidato do PMDB, Ivo Sartori, do candidato a vice-governador na chapa de Ana Amélia Lemos, Cassia Carpes e do representante do Tarso Genro, Marcelo Danéris", ressaltou o presidente da AMM, acrescentando que as propostas dos candidatos foram ao encontro de muitas demandas que há anos vem sendo solicitadas pelos gestores municipais. Mas é fundamental que as promessas saiam da intenção e sejam realmente colocadas em prática.

Luta pelo aumento do FPM
Defensor das bandeiras municipalistas, o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski falou aos prefeitos da AMM sobre o aumento de 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), a partir do ano que vem. A proposta, que ainda aguarda aprovação do Congresso Nacional, é pagar em duas vezes, meio por cento em 2015 e o restante em 2016. Ziulkoski abordou também sobre a questão do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), lei dos pisos e outros importantes temas de interesses dos municípios.

O presidente da AMM, Junaro Rambo Figueiredo, disse que todas as pautas municipalistas terão o apoio e acompanhamento da Associação. Segundo ele, no decorrer das próximas assembleias será retomada a discussão sobre estes assuntos, FPM, ISSQN e lei dos pisos, para que se possa avançar e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Mas, enquanto as melhorias não se concretizam, o dirigente da AMM recomenda criatividade e ação para fazer muito com o pouco que os gestores contam para administrar o dia a dia. "Nossas receitas são dificuldades, mas precisamos trabalhar com o que temos atualmente”, reiterou Junaro.

Saúde
A secretária estadual de Saúde, Sandra Fagundes que também participou da assembleia da Associação na Famurs colocou em discussão as consequências da resolução 64, que trata do repasse de recursos para os pequenos hospitais. Ela garantiu que "o Estado não tem nenhuma pretensão de fechar os centros cirúrgicos”, explicando que a medida ainda está sendo revisada e sem definição de datas para as reuniões a serem realizadas com prefeitos e representantes do setor de saúde no RS, em especial na região das Missões. A secretária também fez uma explanação de várias ações realizadas pelo governo do Estado em benefício do setor, e tirou dúvidas dos prefeitos sobre demandas relacinadas à saúde dos municípios da região.

Médico Cirurgião, vice-presidente da AMM e prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer ressaltou novamente que "se concretizadas as medidas que tratam a resolução 64, sem cirurgias nos hospitais de pequeno porte os médicos não vão ficar no interior”. Sommer exemplificou sua própria atuação como médico, "Se acabarem   os procedimentos cirúrgicos no hospital em Porto Xavier, eu serei o primeiro a ir embora, pois não quero ver o sofrimento da comunidade", assegurou o prefeito missioneiro ao dizer que a saúde ainda precisa melhorar muito, e o SUS está tirando médicos do interior por falta de recursos para realização de pequenas cirurgias.

Os secretários estaduais de Infraestrutura; Fazenda; Agricultura; o diretor do Daer, e o presidente da Fepam também foram convidados. Eles não compareceram e não mandaram representação nas reuniões da AMM na Famurs.

Garruchos sediará próxima assembleia
Outros importantes assuntos estiveram em debate na reunião da Associação na Famurs. Pelo calendário da AMM a assembleia da AMM do mês de agostos seria no município de Dezesseis de Novembro. Mas, por solicitação do prefeito Carlos Cardinal, a próxima reunião será no município de Garruchos. Cardinal explicou que gostaria de receber os colegas prefeitos em agradecimento a solidariedade de todos as cidades da região que ajudaram os desabrigados pelas cheias no seu município. Ademir Mico Gonzato, prefeito de Dezesseis de Novembro, num ato de coleguismo e amizade, cedeu a vez para o município de Garruchos. A nova assembleia da Associação acontecerá no dia 22 de agosto.  

Site AMM
Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de imprensa

OS CIEPS DE BRIZOLA E COLLARES JÁ PREVIAM ISTO NA EDUCAÇÃO DO RS.






sexta-feira, 18 de julho de 2014

PIONEIROS: ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO DO CAMPUS DA UFFS

Pioneiros: acadêmicos de Administração do Campus Cerro Largo defendem seus TCC´s

15072014_ADM_DEFESA_DE_TCC_TADEU_SALGADO
Nesta terça-feira (15), estudantes do curso de Administração da UFFS – Campus Cerro Largo defenderam seus Trabalhos de Conclusão de Curso. Dessa forma, eles são os primeiros alunos dentre todos os sete cursos do Campus a concluírem as etapas da formação acadêmica. Os nove formandos pioneiros são: Anderson Tiago Pivotto; Juciele Margarete Thomas; Fabiana Raquel Vogt; Verner Augusto Lauxen; Francine Krammer; Elenara Liane Thum; Andreia Gabrielczyk; Marcelo Augusto Werle e Clotilde A. Andrzejewski.

O coordenador do curso, Fabrício Costa de Oliveira, que atuou também como orientador e avaliador de trabalhos afirma estar muito satisfeito com os resultados apresentados. “É consenso entre os docentes que acompanharam esta turma a evolução do grupo de acadêmicos que encerram esta etapa importante não só para eles, como para o nosso Campus, pois constituem a primeira turma de formandos do Campus Cerro Largo da UFFS. Na mesma data foram apresentados os relatórios do Estágio Supervisionado, confirmando o amadurecimento desta turma”, orgulha-se. Como os trabalhos apresentados tratam de peculiaridades regionais, Oliveira ressalta a importância da UFFS em Cerro Largo. “Nossos alunos realizaram estágios tanto em empresas públicas, quanto privadas, apresentando, em todos os casos, propostas de intervenções muito pertinentes, significativas para continuidade dos trabalhos nas referidas organizações”, relata o coordenador.
A formatura desses alunos está agendada para o dia 30 de agosto deste ano.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

ERVA MATE E A 2ª. CARIJADA DA UFFS.

erva-mate artesanal é produzida por estudantes de Agronomia do Campus Cerro Largo, em II Carijada 

  site:UFFS

Mais do que produto de exportação para fins econômicos e elemento da tradição dos habitantes do sul da América Latina, a erva-mate já era um componente essencial na cultura Guarani muito antes da chegada dos colonizadores europeus. “Era usada para rituais espiritualistas e o grupo também utilizava para cura, devido as suas propriedades”, explica o griô Emílio Corrêa, de São Miguel das Missões, que é mestre na produção de erva-mate artesanal para chimarrão. As pesquisas atuais confirmam essa sabedoria dos Guarani, reiterando a presença de alcaloides, como a cafeína, vitaminas A, B, C e E, sais minerais, proteínas, glicídios, lipídios, entre outros compostos.



Para relembrar a costura histórica que a erva-mate perpassa até chegar às mãos dos colonizadores e fazer parte do cotidiano de argentinos, paraguaios e brasileiros da região Sul, os estudantes da 1ª e 3ª fase do curso de Agronomia da UFFS - Campus Cerro Largo prepararam a II Carijada, nesta terça-feira (15) e quarta-feira (16), no CTG do campus.


Corrêa, convidado do evento, explicou para os alunos o processo de produção da erva, desde o momento da colheita da planta, passando pela escolha do tipo de lenha até a hora em que ela vai para o pilão para ser moída. “O pé da erva-mate tem que ter de quatro anos em diante, para então ser cortada. A lenha (utilizada para defumar a folha) é do tipo que dá para tirar a casca e fazer um chá, então essa propriedade vai ficar na erva. Pode ser utilizada a pitangueira, cabriúva ou angico. Mas deve ser colocado uns 30% de lenha seca e o restante tem que ser verde. A altura do carijo tem que ser, no máximo, um metro e dez centímetros. Se colocar em 90 cm e subir 10, por exemplo, já gasta o dobro de lenha para secar a erva”, conta.


Esse saber popular, segundo a organizadora do evento, professora Bedati Finokiet, é importante porque vai além do conhecimento estritamente científico e tira os estudantes do espaço acadêmico. “É valioso poder trazer essas pessoas que têm outros saberes para dentro da Universidade. Eles têm essa sabedoria, esse conhecimento que vem da oralidade, dos seus antepassados e é bom para os acadêmicos valorizarem isso, pois, nesse momento, acontece uma educação patrimonial. Além de discutir os textos e trabalhar a questão teórica, eles estão vivenciando e experimentando esse momento, que vão levar para a vida toda”, reflete Bedati.


O estudante da 1ª fase, Nestor Bremm, concorda com a professora: “Vou lembrar disso, pois vivenciei o processo. Meu avô e bisavô faziam a erva-mate, mas isso foi se perdendo e eu não tinha a menor ideia de como era feita. O projeto resgata essa identidade dos primeiros imigrantes, pois muitos dos avós de meus colegas também faziam erva-mate, mas poucos de nós sabíamos como. Mais tarde, como agrônomo, poderei até incentivar essas atividades entre os pequenos agricultores”, afirma.


Neste ano o grupo produziu cerca de 25 kg de erva, que foi distribuída entre eles. Para cuidar do carijo, os estudantes tiveram que dormir no local, pois a erva-mate deve ficar de 12 a 14 horas defumando. Por isso, na noite de terça-feira (15), o Grupo de Música Nativista Missioneira Universitária da UFFS participou da Carijada apresentando suas performances artísticas. O projeto recebeu também o apoio da Prefeitura Municipal de Cerro Largo.



O que é Carijo?

O carijo é a estrutura em forma de esteira, feita geralmente de bambu, onde os galhos (compostos em maços chamados de 'macacos') são postos a fim de que o calor das brasas seque as folhas. Durante esse processo, alguém deve estar sempre presente para que as brasas não se transformem em fogo, queimando assim as folhas.


Segundo Corrêa, o carijo também é invenção dos guaranis, pois quando ficavam muito tempo no mato, para realizar suas caças, montavam a estrutura para secar os maços, diferente de quando estavam na aldeia. “Cada um tinha seu fogo de chão, pois uma casa de guarani é fogo de chão noite e dia, aí eles penduravam o maço. Não faziam essa esteira grande”, acrescenta.  
IMG_1670_optIMG_1679_optIMG_1684_optDSCN2413_optDSCN2417_optDSCN2420_opt

terça-feira, 15 de julho de 2014

UFFS PUBLICA 3ª CHAMADA DO SISU.

UFFS publica 3ª chamada do Processo Seletivo

3aChamSite 















Já está disponível a 3ª chamada (AQUI) de classificados no Processo Seletivo Sisu/UFFS 2014.2. Os candidatos selecionados nessa oportunidade são os que se inscreveram na lista de espera do Sisu.

As matrículas serão realizadas nos dias 18 e 21 de julho de 2014, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h, no campus de oferta do curso escolhido.

Os classificados devem observar o item 2 do Edital nº 417/UFFS/2014 que trata dos procedimentos necessários para a efetivação da matrícula.

LOCAIS DE MATRÍCULA
Campus Chapecó
Rodovia SC 459, km 2, s/n (saída para Guatambu/SC), Chapecó-SC, no Auditório - Bloco B.
Fones (49) 2049-1500 ou 2049-1520.

Campus Laranjeiras do Sul
Rodovia BR 158, km 405, s/n, Laranjeiras do Sul/PR, na Secretaria Acadêmica - Bloco A.
Fones (42) 3635-0000 ou 3635-0040.

Campus Erechim
Avenida Dom João Hoffmann, nº. 313, Bairro Fátima, Erechim/RS, na Secretaria Acadêmica.
Fones (54) 3321-7050 ou 3321-7068/7084.

Campus Passo Fundo
RST 153, Km 3, s/n, Bairro Nossa Senhora Aparecida (anexo ao Seminário Nossa Senhora Aparecida), na Secretaria Acadêmica.
Fones (54) 3321-7056 ou (49) 2049-1590. 

segunda-feira, 14 de julho de 2014

PREFEITOS DA AMM EM BRASILIA.

Prefeitos da AMM voltam a Brasília para tratar sobre Ponte Internacional e Ferrovia Norte-Sul com ministro dos Transportes 
 
 
A comitiva de prefeitos missioneiros estará presente na reunião que também vai contar com participação da bancada gaúcha no Congresso Nacional

Na próxima terça-feira, 15 de julho, às 17 horas, o presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo, o vice-presidente e prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer, a prefeita de Sete de Setembro, Rosane Grabia, a vice-prefeita de Santo Ângelo, Nara Damião e o vice-prefeito de São Borja, Jefferson Homrich, vão se reunir em Brasília com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos. O encontro servirá para uma atualização sobre os trabalhos técnicos de definição do local ideal para construção da ponte internacional Brasil/Argentina e o processo de definição do trecho da ferrovia Norte-Sul.

A iniciativa em mobilizar toda a bancada gaúcha no Congresso Nacional em defesa dos interesses dos municípios missioneiros partiu do deputado federal Luis Carlos Heinze. O parlamentar tem ajudado e acompanhado a comissão de prefeitos da AMM em audiências no DNIT e nos ministérios, na luta para que Porto Xavier seja escolhido para a construção da ponte,  e também pela inclusão de um traçado missioneiro nos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia Norte-Sul.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de imprensa

sábado, 12 de julho de 2014

CERR0 LARGO TORCE PELA ALEMANHA.

A grande maioria da população de Cerro Largo
neste domingo estará torcendo pelo TETRA 
da Alemanha.
Cerro Largo está localizada na Região das Missões,
fundada em 1902 por colonizadores de origem alemã,
hoje tem mais de 14 mil habitantes,com ampla maioria
de descendentes  germânicos.

sexta-feira, 11 de julho de 2014

OBRA PARADA.

Reportagem do Jornal Gazeta desta
Sexta Feira destaca os 7 meses do
Monumento em homenagem ao Cooperativismo
na Praça da Matriz,obra esta financiada pelo
Sicredi.Houve mobilização de alguns cidadãos
contra a obra,alegando que o verde da Praça
daria espaço a uma estrutura de concreto.
A encrenca está na Justiça e sem solução
até o momento.
O Jornal pergunta: e ai, quem vai se mobilizar
para resolver a questão?

quarta-feira, 9 de julho de 2014

GAZETA INTEGRAÇÃO


MORREU BISPO DOM ESTANAISLAU KREUTZ.

No último domingo 06 de junho , faleceu o
Bispo Dom Estanislau Amadeu Kreutz com
86 anos de idade em Santo Angelo.
Seu corpo foi velado na Catedral
Angelopolitana da Capital Missioneira 
dia  7  e sepultado junto a cripta da catedral.

*Gazeta Integração*

terça-feira, 8 de julho de 2014

O BRASIL PARA NOVAMENTE HOJE ÀS 17 HORAS.

Jogo de semi final de Copa do Mundo.
Brasil x Alemanha no Mineirão, e a
mobilização é grande para assistir este
jogão e torcer pela vitória frente a poderosa
Germany team .
Aqui em Cerro Largo os mais fanáticos
acreditam no Brasil.
Os alemães advertem: não vai ser fácil.


segunda-feira, 7 de julho de 2014

MUNICIPIOS MISSIONEIROS EM BUSCA DE RECURSOS FEDERAIS.

Municípios missioneiros preparam plano de ações para garantir recursos do governo federal
05 de Julho de 2014- Site AMM
 
Reunião Minist. Integração Nacional
Documento deve apontar  necessidades emergenciais e custos para execução dos serviços nas localidades atingidas por enchentes

O Ministério da Integração Nacional está apenas esperando um relatório completo dos municípios sobre as perdas setoriais e as necessidades financeiras, para começar a liberar os recursos. Por isso, a Associação dos Municípios das Missões (AMM) está organizando uma reunião com os prefeitos dos seis municípios mais prejudicados pelas chuvas na região, e com representantes da Defesa Civil, que deve acontecer na próxima quarta-feira (9/7), às 10 horas, na Prefeitura de São Luiz Gonzaga.
No encontro será analisada a situação de cada localidade e definidas estratégias conjuntas para agilizar a elaboração do plano de trabalho, que vai garantir o repasse de verbas (compartilhada pelos governos federal e estadual) para atender às necessidades de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento de serviços essenciais de reconstrução das áreas afetadas. Na quinta-feira, 03/07, o governador Tarso Genro assinou documento decretando situação de emergência coletiva, e informou que o Estado está atuando com empenho num conjunto de medidas para atendimento às cidades acometidas pelas enxurradas.
Serão chamados para participar da reunião, que será conduzida pelo presidente da Associação, prefeito Junaro Rambo Figueiredo, com o apoio da diretoria da AMM, a coordenadoria da Defesa Civil Regional Estadual, além dos prefeitos de Garruchos, Roque Gonzales, Porto Xavier, São Borja, São Nicolau e Pirapó, para unificarem as ações em benefício da população destes municípios. “Temos que trabalhar em equipe e somarmos esforços com o Estado e a União, em propostas de assistência às comunidades e recuperação das cidades danificadas pelas chuvas”, ressaltou o dirigente da AMM e prefeito de São Luiz Gonzaga, Junaro Rambo Figueiredo.

Encontro com Dilma Roussef

Na audiência que o vice-presidente da Associação, prefeito de Porto Xavier, Paulo Sommer, e mais 13 representantes de outras cidades tiveram com a presidente Dilma Roussef, na sexta-feira, 4 de julho, em Porto Alegre, ela garantiu total apoio às pessoas desabrigadas e liberação imediata de recursos para enfrentamento dos graves problemas decorrentes das inundações que atingiram o Estado. O Ministério da Integração Nacional deve repassar verbas aos municípios atingidos, via governo estadual, mas para que possam receber, as prefeituras devem fazer o pedido oficial e apresentar o plano de trabalho detalhando as respectivas necessidades e emergências identificando para onde serão alocados os valores.
O vice-presidente da AMM destacou a importância da mobilização dos prefeitos juntos aos governos. ‘‘Nossa luta coletiva, mais uma vez, foi fundamental para obtermos êxito junto aos governos. Ouvir da presidente Dilma que teremos total assistência, sem dúvida, foi um alento para abrandar o caos que se instalou na região missioneira, em função dos transtornos ocasionados pelo excesso de chuvas dos últimos dias”, avaliou o prefeito de Porto Xavier.

Agenda em Brasília

Paulo Sommer também foi designado pela Associação dos Municípios das Missões para representar a região, conjuntamente com os demais chefes do Executivo gaúcho e apoio da Famurs, em audiências na Capital federal nos Ministérios da Integração Nacional; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Cidades e Defesa Agropecuária, em busca de recursos imediatos. Os prefeitos de Caibaté, Sergio Birck, e de Salvador das Missões, Jair Henrich, que estavam cumprindo agenda em Brasília, se uniram ao o grupo de lideranças gaúchas. Além da Integração Nacional os outros ministérios visitados garantiram a viabilização de verbas para ajudar as regiões atingidas por enchentes.
Nos encontros com as autoridades federais, que ocorreu na quinta-feira, 3 de julho, foi apresentado um relatório parcial dos estragos nos seis municípios missioneiros, que será atualizado a partir dos dados que estão sendo levantados por técnicos da Defesa Civil, e que serão discutidos na reunião da AMM, em São Luiz Gonzaga, prevista para a próxima quarta-feira.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

SEMANA ACADÊMICA DE ADMINSITRAÇÃO UFFS.

Curso de Administração da UFFS – Campus Cerro Largo realiza a III Semana Acadêmica -
30062014_III_Sem_opt_1Empreendedorismo é o tema amplamente discutido na III Semana Acadêmica de Administração, realizada na UFFS – Campus Cerro Largo, cuja abertura aconteceu na noite da última segunda-feira (30) com a palestra “Empreendedorismo: Características e habilidades”, ministrada pelo professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Vitor Reisdorfer. Na sequência foi apresentado por Fábio Henrique Sauer Kreuz um estudo de caso da indústria de Suplementos Alimentares OH2 Nutrition, de São Luiz Gonzaga.
Na terça-feira (1º)  aconteceu mais dois estudos de casos de sucesso, com os empreendedores Bernardo Gulartt Mello, da empresa BM Vet, e Roberto Flávio Vieira Busse, da empresa IBL, ambas de Cerro Largo. Na última noite do evento, quarta-feira (02) o estudo de caso será com o empreendedor do Dyllu´s Bar, Nelci Ribas, e após será realizada a dinâmica “Empreender com Criatividade”.
A equipe organizadora do evento, composta por acadêmicos, destaca que a Semana integra os alunos de todas as fases do curso de Administração, juntamente com a comunidade externa. Para a aluna Bruna Andres “o evento possibilita vermos as experiências e obstáculos que surgem no caminho de um empreendedor. Os palestrantes mostram a prática do que é aprendido na sala de aula, mudando a visão de futuro dos acadêmicos”.
A professora do curso de Administração, Dionéia Dalcin, explica que a Semana Acadêmica é uma atividade que nasce da vontade e iniciativa dos acadêmicos, e o tema Empreendedorismo reflete a necessidade atual do profissional Administrador, apresentando novos desafios para o curso e para os acadêmicos. “O evento consolida o comprometimento dos alunos e professores, e solidifica a participação da comunidade externa”, salienta Dionéia.
A III Semana Acadêmica de Administração foi organizada pelo Diretório Acadêmico (DA) do curso em conjunto com a Integração Júnior.

site: UFFS

terça-feira, 1 de julho de 2014

JULHO INICIA COM CERRAÇÃO .

Cerro Largo amanheceu com muita cerração e
promessa de tempo bom até quinta feira de tarde.
Uma trégua da chuva que volta na quinta e tem
previsão de permanecer até o domingo.
Ruim para quem pretende ainda plantar trigo.
Ainda tem agricultor com soja para colher.
 

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...