sábado, 22 de março de 2014

PIBID ABRE OFICIALMENTE ATIVIDADES NO CAMPUS DA UFFS.

PIBID abre oficialmente as atividades no Campus Cerro Largo

“Estou vivendo uma experiência única na qual ensino o que aprendo e reaprendo o que ensino. Sinto a importância da nossa presença nas escolas, na articulação que somos e fazemos através do diálogo entre nós, bolsistas, professores da rede e formadores da UFFS para melhorar o ensino”. Esse é o relato da estudante da 9ª fase do curso de Ciências Biológicas do Campus Cerro Largo, Raquel Weyh Dattein, sobre sua participação como bolsista do PIBID. Seu depoimento foi escutado por cerca de 90 bolsistas que participaram do evento que abriu oficialmente as atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no Campus realizado na manhã desta quinta-feira (20). O evento contou também com a presença do Pró-reitor de Graduação da UFFS, João Alfredo Braida, do diretor do Campus Cerro Largo, Edemar Rotta, da coordenadora institucional do PIBID na Universidade, Maria Lúcia Maraschin, e de professores e supervisores das escolas públicas do município.
A supervisora de escola, Jane Dewes Abdel, é professora há cerca de 25 anos e afirma que o PIBID não contribui apenas com aqueles que estão iniciando a profissão: “O programa gerou em mim uma desacomodação e uma transformação na formação e na adaptação de velhos conceitos, nos modos de me planejar e desenvolver as aulas. Me transformou em uma profissional melhor, mais sensível, devolvendo-me o prazer de ser professora”, disse.
O uso do Diário de Bordo no PIBID do Campus Cerro Largo
Tanto Jane quanto Raquel destacaram a importância de uma ferramenta que aprenderam a usar durante a participação no programa: o Diário de Bordo. Raquel conta que desde o dia em que soube do seu resultado na primeira seleção que fez para o programa, em 2011, abriu seu Diário de Bordo. “É um guia para a reflexão sobre a prática, favorecendo a tomada de consciência do professor sobre seu processo de evolução e sobre seus modelos de referência”, explica a estudante que foi incentivada pelo coordenador do PIBID Ciências Biológicas, Roque Gullich, a criar a ferramenta.
“Através da reflexão, principalmente no Diário de Bordo, repaginei meus conceitos, sentindo-me mais madura e apta para orientar os licenciandos nesta caminhada de formação”, relata a professora Jane.
Para Maria Lúcia, o uso da ferramenta é um diferencial do PIBID do Campus Cerro Largo. “Eu sempre fui muito fã deste campus em função do uso dessa estratégia como uma ferramenta de formação, reflexão, autorreflexão e de produção. É uma tarefa não só para estudantes, mas para os coordenadores, pois podemos compreender que algumas limitações que o aluno tem, nós temos também”, elucida a coordenadora. Ela informa que uma das ações para este ano é a realização de oficinas sobre este assunto nos outros campi.
Subprojetos
No Campus Cerro Largo, o PIBID conta com cinco subprojetos: Ciências Biológicas, Física, Interdisciplinar, Letras e Química. O Interdisciplinar trabalha com Física, Química e Ciências Biológicas em conjunto e seu foco será na alfabetização científica e tecnológica.
Os bolsistas vão atuar em seis escolas de Ensino Fundamental e de Educação Básica estaduais e municipais de Cerro Largo.
Vagas Remanescentes
Segundo o professor Roque da Costa Gullich, está previsto para abrir nesta segunda-feira (24) novo edital do PIBID para preenchimento das seguintes vagas remanescentes no Campus Cerro Largo: seis vagas para o Interdisciplinar, quatro para Física e quatro para Letras, além de uma para supervisora.

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