PIBID abre oficialmente as atividades no Campus Cerro Largo
“Estou vivendo
uma experiência única na qual ensino o que aprendo e reaprendo o que ensino.
Sinto a importância da nossa presença nas escolas, na articulação que somos e
fazemos através do diálogo entre nós, bolsistas, professores da rede e
formadores da UFFS para melhorar o ensino”. Esse é o relato da estudante da 9ª
fase do curso de Ciências Biológicas do Campus Cerro Largo, Raquel Weyh Dattein,
sobre sua participação como bolsista do PIBID. Seu depoimento foi escutado por
cerca de 90 bolsistas que participaram do evento que abriu oficialmente as
atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no Campus
realizado na manhã desta quinta-feira (20). O evento contou também com a
presença do Pró-reitor de Graduação da UFFS, João Alfredo Braida, do diretor do
Campus Cerro Largo, Edemar Rotta, da coordenadora institucional do PIBID na
Universidade, Maria Lúcia Maraschin, e de professores e supervisores das escolas
públicas do município.
A supervisora de
escola, Jane Dewes Abdel, é professora há cerca de 25 anos e afirma que o PIBID
não contribui apenas com aqueles que estão iniciando a profissão: “O programa
gerou em mim uma desacomodação e uma transformação na formação e na adaptação de
velhos conceitos, nos modos de me planejar e desenvolver as aulas. Me
transformou em uma profissional melhor, mais sensível, devolvendo-me o prazer de
ser professora”, disse.
O uso do Diário de Bordo no PIBID do Campus Cerro
Largo
Tanto Jane quanto
Raquel destacaram a importância de uma ferramenta que aprenderam a usar durante
a participação no programa: o Diário de Bordo. Raquel conta que desde o dia em
que soube do seu resultado na primeira seleção que fez para o programa, em 2011,
abriu seu Diário de Bordo. “É um guia para a reflexão sobre a prática,
favorecendo a tomada de consciência do professor sobre seu processo de evolução
e sobre seus modelos de referência”, explica a estudante que foi incentivada
pelo coordenador do PIBID Ciências Biológicas, Roque Gullich, a criar a
ferramenta.
“Através da reflexão,
principalmente no Diário de Bordo, repaginei meus conceitos, sentindo-me mais
madura e apta para orientar os licenciandos nesta caminhada de formação”, relata
a professora Jane.
Para Maria Lúcia, o uso
da ferramenta é um diferencial do PIBID do Campus Cerro Largo. “Eu sempre fui
muito fã deste campus em função do uso dessa estratégia como uma ferramenta de
formação, reflexão, autorreflexão e de produção. É uma tarefa não só para
estudantes, mas para os coordenadores, pois podemos compreender que algumas
limitações que o aluno tem, nós temos também”, elucida a coordenadora. Ela
informa que uma das ações para este ano é a realização de oficinas sobre este
assunto nos outros campi.
Subprojetos
No Campus Cerro Largo,
o PIBID conta com cinco subprojetos: Ciências Biológicas, Física,
Interdisciplinar, Letras e Química. O Interdisciplinar trabalha com Física,
Química e Ciências Biológicas em conjunto e seu foco será na alfabetização
científica e tecnológica.
Os bolsistas vão atuar
em seis escolas de Ensino Fundamental e de Educação Básica estaduais e
municipais de Cerro Largo.
Vagas
Remanescentes
Segundo o professor
Roque da Costa Gullich, está previsto para abrir nesta segunda-feira (24) novo
edital do PIBID para preenchimento das seguintes vagas remanescentes no Campus
Cerro Largo: seis vagas para o Interdisciplinar, quatro para Física e quatro
para Letras, além de uma para supervisora.
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