quarta-feira, 23 de maio de 2018

PONTE INTERNACIONAL P.XAVIER/SAN JAVIER.

MAIS UM PASSO É DADO VISANDO A CONSTRUÇÃO DA PONTE INTERNACIONAL - PORTO XAVIER/SAN JAVIER

Cerro LArgo-RS 23 de Maio de 2018
 
Na capital nacional, durante a XXI Marcha dos Prefeitos a Brasília, foi realizada audiência no Ministério das Relações Exteriores, com a presença do embaixador Paulo Estivallet, onde abordou-se como pauta principal a Ponte Internacional Porto Xavier/San Xavier.
A audiência serviu para estreitar ainda mais os laços entre a região missioneira e o embaixador Estivallet, que manifestou apoio para concretização do projeto, levando ao conhecimento dele todas as informações pertinentes a construção da ponte internacional. O embaixador cita essa conquista como algo inédito para a região, e com a união das forças governamentais missioneiras, o sonho de mais de 40 anos fica cada vez mais perto de se alcançar.
Ovídio Kaiser, secretário de Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, destacou a evolução já consolidada para a realização da ponte, citando as três etapas que já foram vencidas: a primeira, foi a conquista dos recursos para realização do projeto, após, em dezembro de 2017, sobreveio a reunião com os membros da Comissão Mista Binacional Pró-Ponte Porto Xavier/San Javier juntamente com a delegação da Argentina, onde esta concedeu poderes ao governo brasileiro para a contratação do ante-projeto, e por último, a respectiva contratação do ante-projeto que encontra-se atualmente em fase de elaboração, custeado pela Prefeitura de Porto Xavier e pela AMM.
Ainda durante a conversa com o embaixador Paulo Estivallet, foi destacada mais novidades, relatando o importante encontro entre o presidente argentino Maurício Macri com o presidente Michel Temer, que ocorreu em abril, em Lima, no Peru, durante a VIII Cúpula das Américas - evento que reuniu chefes de Governo e de Estado das Américas do Sul, Central e do Norte - oportunidade em que discutiram a construção da ponte internacional interligando os dois países. Mantendo o embaixador informado da evolução do projeto perante o governo argentino e sobre as futuras etapas que acontecerão no governo nacional.
Logo depois, durante à tarde do dia 22 de maio (terça-feira), aconteceu mais uma audiência para tratar do assunto, desta vez  no Ministério dos Transportes, com a presença do Ministro Valter Casemiro e a equipe técnica do Ministério e do DNIT. Estiveram também presentes os seguintes parlamentares da Bancada Gaúcha: o coordenador e deputado Giovani Cherini, os deputados Carlos Gomes, Darcísio Perondi, Luiz Carlos Heinze, Jerônimo Goergen e a senadora Ana Amélia Lemos. Os prefeitos da região das Missões: Presidente da AMM - Paulo Peixoto, Vilmar Kaiser, Ricardo Klein, Noeli Ruwer, Martinho Berwanger, Daniel Gorski, Orlando Thomas, Auri Kochhann, Hilário Casarin.
A audiência solicitada pela bancada gaúcha, foi para definir alguns aspectos do ante-projeto que está sendo elaborado pela empresa contratada pela Prefeitura de Porto Xavier, esclarecendo algumas alterações em relação ao EVTEA - Estudo de Viabilidade Técnica, Econônima e Ambiental. O Ministro Valter Casemiro esclareceu as questões técnicas, reafirmou que a região não corre o risco de perder os recursos da emenda impositiva aprovada pela bancada gaúcha, desde que o ante-projeto esteja pronto no prazo estabelecido, para que assim o DNIT possa realizar a licitação em RDC (Regime diferenciado de Contratação), o que ele acha ser perfeitamente possível ainda este ano. Segundo o Ministro, os técnicos do Ministério dos Transportes e o DNIT estão orientados a darem celeridade ao ante-projeto da Ponte Internacional Porto Xavier/San Javier o mais breve possível.
Nesta quarta-feira pela manhã, por orientação do Ministro Valter Casemiro, o secretário executivo do DETUR/FUNMISSÕES Marcos Mattos, juntamente com o secretário Desenvolvimento, Turismo e Mercosul de Porto Xavier, Ovídio Kaiser e o diretor da empresa DELTACON, Martin Bayer, reuniram-se com o diretor de planejamento do DNIT, André Martins de Araújo e sua equipe técnica para analisar o estudo provisório sobre as alternativas de local apresentados pelo EVTEA, verificando a possibilidade de mudança no resultado do EVTEA. Ficando estabelecido que em poucos dias o DNIT irá analisar esta possibilidade e responder a empresa DELTACON. Também ficou constituído na audiência com o Sub-Secretário Geral do Itamaraty para a América Latina, embaixador Paulo Estivallet, a retomada das reuniões da COMBI - Comissão Binacional Brasil/Argentina - para deliberar e avançar nos acordos internacionais para as ligações de fronteira.
O prefeito Paulo Peixoto, presidente da AMM, ressaltou ainda a importância da ponte internacional para a região missioneira, agregando nas exportações de produtos, principalmente do setor primário, alicerce da economia regional, como também para as importações de insumo e adubos, que chegariam mais baratos, contribuindo de forma imprescindível para a evolução da economia gaúcha.


Por Kerly Nasser
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...