segunda-feira, 26 de junho de 2017

A FORÇA DA AMM JUNTO AO GOVERNO DO RS.

Em reunião da AMM, governo do Estado garantiu recuperação da estrada de Garruchos
26 de Junho de 2017
Secretário de Transportes assegurou que no próximo mês terão início os serviços com saibro na ERS 176

A Associação dos Municípios das Missões (AMM) é uma das mais importantes associações de prefeitos do Estado, por saber entender que a força do conjunto é que faz as coisas acontecerem. Com este reconhecimento oficial da atuação da AMM, o secretário estadual de Transportes, Pedro Wetsphalen, anunciou na assembleia que ocorreu no município de Garruchos, dia 23/06, que já em julho iniciarão os trabalhos de melhoria da ERS 176, conforme acertado com o Daer e a empresa que executará os trabalhos de recuperação.

O Secretário explicou que como não há verba disponível para o asfaltamento, a alternativa imediata será o ensaibramento da estrada de Garruchos até Santo Antônio das Missões. “Neste momento, ainda não podemos sonhar com o asfalto, nem em Garruchos e nem em Pirapó, duas cidades missioneiras ainda sem acesso pavimentado”, admitiu Westphalen explicando que no Estado, 76 municípios estão sem acesso asfáltico e que o saibro tem sido a solução emergencial, possibilitando expressiva melhoria de trafegabilidade.

Pedro Westphalen participou do encontro acompanhado de representantes do Daer e da empresa que realizará os trabalhos, previstos para começarem no prazo de 30 dias, e garantiu: “o asfalto a Garruchos está entre as prioridades da Secretaria estadual de Transportes, pois a estrada está inaceitável, mesmo sem chover”.
O presidente da AMM, Brasil Antonio Sartori, assegurou que todos os prefeitos da Associação estão unidos e atuantes na missão de garantir o asfalto. “Saúdo este povo sofrido de Garruchos e hoje posso afirmar que têm muitos companheiros nesta mesma luta”, acrescentou Sartori. “Agradeço ao secretário Pedro pela coragem de estar aqui, porque muitos fugiriam da raia sabendo das dificuldades e da ânsia deste povo garruchense, que há anos aguarda o asfalto”, salientou Sartori, que é prefeito de Entre-Ijuís.

Desafio de parceria
O prefeito anfitrião, João Carlos Scotto, após agradecer a presença de tantos convidados fez um desafio ao secretário dos Transportes. “Peço que seja nosso parceiro nesta luta maior de nosso município, que é perder a sua condição de isolamento e de quase excluído. Temos que mudar essa situação”, clamou Scotto, ao evidenciar: “o secretário Pedro, como médico, sabe muito bem o que um profissional da área sofre ao ver morrer um paciente, ao sentir seu sofrimento de quando nós, por limitações não podemos fazer mais. Assim como sabe o que é levar uma gestante a 110 quilômetros do seu ponto de referência, ou um paciente com hemorragia grave, e sentir que cada metro que nos separa do hospital nos faz sentir derrotados”, lamentou o prefeito garruchense.

Scotto também fez um agradecimento especial ao presidente da AMM que trouxe a Garruchos a quase totalidade dos prefeitos da AMM, mostrando que defende os interesses da região, e enfatizou: “estas melhorias de recuperação da estrada vão ajudar muito, mas seguiremos firme na luta pelo nosso asfalto”.

Apoio do Legislativo
O Presidente da Associação do Legislativo das Missões (ALM), vereador Bio Micczarek, de Guarani das Missões, declarou que também a ALM está mobilizada na luta pelo asfalto de Garruchos e melhoria nas estradas missioneiras. “Sabemos de todas as dificuldades que o Estado vem enfrentando, mas não podemos deixar de fazer a nossa parte que é reivindicar.e trabalhar por soluções”, enfatizou.

Avanços acontecendo
Ex-presidente da AMM e deputado estadual, Eduardo Loureiro reiterou que não há desenvolvimento sem infraestrutura logística. E, apesar das dificuldades e problemas, existem avanços e vários investimentos que podem ser comemorados. Ele exemplificou a ERS 344 que liga Santa Rosa a Entre-Ijuís; recuperação da ERS 168 (Roque Gonzales/São Luiz Gonzaga/Bossoroca); obras em andamento aos acessos asfálticos de Eugênio de Castro, Rolador e Ubiretama; conclusão das obras de reforma da pista do aeroporto regional de Santo Ângelo, que vai possibilitar a retomada dos voos para Porto Alegre a partir do dia 3 de julho. Loureiro fez questão de reafirmar seu comprometimento com a melhoria urgente da estrada, assim como de todas as outras demandas de Garruchos e da região das Missões, que fazem parte da pauta de ações da AMM.

SOS Garruchos
Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Garruchos e de Santo Antônio das Missões, Agnaldo Barcellos destacou a importância da reunião da AMM para sensibilizar as autoridades estaduais. “O secretário Pedro assumiu um compromisso conosco e com a região das Missões, de que até o próximo mês teremos máquinas trabalhando na ERS 176. Por este motivo, a nossa mobilização pelo asfalto, prevista para o dia 6 de julho, talvez seja marcada para uma nova data. Diante do anúncio do secretário, provavelmente num segundo momento retomaremos a briga pelo asfalto da ERS 176”, ressaltou Barcelos. Ele esclareceu que o movimento “SOS Garruchos, asfalto já”, é organizado por um conjunto de instituições e entidades de Garruchos e de Santo Antônio das Missões. “Todos estamos engajados nesta causa que interessa diretamente a estes dois municípios, mas também a toda a região missioneira”, lembrou Agnaldo.

Um vídeo exibido pela administração municipal prendeu a atenção dos participantes. Primeiro foram apresentados os belíssimos atrativos turísticos, culturais, comerciais e as potencialidades empreendedoras de Garruchos. Logo após, a demonstração da dura realidade, principalmente quando chove, da ERS 176, enfrentada diariamente pela comunidade, há mais de 50 anos.

Tribunal de Contas
Presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), o conselheiro Marco Peixoto prestigiou a reunião e falou sobre a necessidade dos chefes do Executivo estarem bem assessorados. “Têm muitos prefeitos mal informados e mal orientados. Portanto, se cerquem de técnicos capacitados na área jurídica e contábil, porque depois que acontece um apontamento, julgamento ou perda de prazo, vocês terão que contratar um advogado, gastarão do próprio bolso para se defender e, ainda assim, muitas vezes não conseguem eliminar suas falhas que são apontadas, punidas e condenadas”, alertou Marco Peixoto ao complementar: “família e Tribunal de Contas, estas são as duas questões fundamentais que o prefeito precisa se preocupar”.

Foram abordados outros temas relevantes como a interiorização de cursos de formação, cirurgias no hospital Santo Ângelo, apresentação do cronograma financeiro do Projeto de Inovação Tecnológica (PIT). Também participaram o intendente de Garruchos/Corrientes, Alejandro Minigozi, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Orlando Picinin, prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas, imprensa, secretários municipais, vereadores, soberanas do município, o assessor jurídico da AMM, Gladimir Chiele, e comunidade em geral. “Assembleia especial de apoio ao povo e às reivindicações de Garruchos. Assim podemos definir a nossa reunião”, concluiu o dirigente da Associação dos Municípios das Missões, Brasil Antonio Sartori, que conduziu os trabalhos de mais um encontro mensal da AMM. Merecem um destaque pra lá de especial todos os garruchenses que, com maestria e alegria, organizaram os preparativos para bem acolher os visitantes.

Por Karin Schmidt
Fonte: Assessoria de Imprensa AMM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VERMELHINHO COMEMORA 35 ANOS DE ATIVIDADES !

Empresas Vermelhinho atuam em Cerro Largo desde 14 de abril de 1984, há 35 anos . *Texto publicado pela empresa em seu site e demais ...